Quantas placas?

Olá pessoal,

Estou pensando em montar um projeto de automação no minha casa, que tem N cômodos, pretendo usar WiFi para isso.
Minha duvida agora é, para cada comodo vou precisar ter um Arduíno com WiFi para isso ?

Se sim, tem alguma solução mais barata ?

Abs
Brunno

Olá,

Uma solução bem barata, (compensando na insegurança) é o bluetooth.

Então estava lendo sobre as possibilidades, será que o Bluethooth tem o alcance necessário ?
Mais concordo que entre as que pesquisei, Xbee / Wifi o Bluethooth tem o maior custo beneficio, porém ainda vou precisar de uma laca Arduino em cada comodo certo ?

Abs
Brunno

depende o que quer fazer, vc pode simplesmente usar seu arduino para gravar uns microcontroladores mais baratos ou usar PIC com sistema de WIFI ou Bluethooth. Outra forma seria usar cabo via comunicacao TTL. Na minha opiniao usaria uns pic ou atmel bem baratinhos e um Arduino central mais potentes para fazer a parte complexa.

Se não for uma mansão acredito que terá alcance sim. Tem vários modelos de bluetooths variando em range, procure um que se sirva para a sua casa e que tenha um preço bacana. Caso você faça o circuito não irá precisar de (apenas) uma placa arduino em cada cômodo. Tenha em mente que cada emissor/receptor irá precisar de um microcontrolador.