Como fazer para o bluetooth de um microcontrolador reconhecer meu celular

Boa tarde estou montando um projeto e tenho um seguinte problema, eu tenho que fazer um projeto com arduino ou ESP32 esse projeto vai funcionar da seguinte maneira quando eu estiver no ambiente e ligar o Bluetooth do meu celular ele tem que reconhecer automaticamente somente o Bluetooth do meu celular e ligar um lâmpada (sem aplicativo) e quando eu sair ele tem reconhecer que fui embora e desligar essa lâmpada, o problema e como faço isso eu acho sobre isso na internet porém e tudo com aplicativo e não posso usar aplicativo para ligar e desligar lâmpada, alguém poderia me ajudar com isso?

Como vc acha que eu poderia executar esse projeto, da melhor maneira?

Então eu tive uma ideia, não sei se vai dar certo a ideia seria ficar fazendo o ESP32 enviar mensagem para o meu aparelho (mesmo o bluetooth do meu celular desligado) e quando eu ligasse o bluetooth do meu celular eu estaria próximo a porta e receberia a mensagem e a porta abriria, e quando desliga-se o bluetooth do meu celular a porta fecharia, mas como eu disse isso é só uma ideia gostaria que alguém que manjasse disso desse sua opinião sobre a melhor maneira de montar essa ideia

olha nao sei se entendi direito sua ideia, mas voce que detectar o mac address do bluetooth do seu celu e ligar a luz quando esteja proximo? se for isso, voce tem que primeiro achar na bibilioteca bluetooth um methodo de listar dispositivos. E menos uma questao de como eu faco, e mais aonde eu acho. dai pra frente e fazer uma condicao que procura o mac do seu celu na lista. Acho que bluetooth 4.0 pra frente, voce ate consegue puxar a forca da conexão pra determinar rusticamente a distancia do aparelho.

voce pode facilmente usar app inventor e fazer o contrario, usar o celu pra detectar o bluetooth do esp, e dai enviar um sinal via wifi.

S, a idéia é essa mesmo quando eu estiver próximo a lâmpada ela vai reconhecer o Bluetooth do meu celular e vai ligar, porém andei dando uma conversada e vi que o ESP32 tem um Bluetooth ble e me disseram que esse Bluetooth não é possível conectar diretamente com o celular só se conectar via aplicativo aí não me interessa, vc saberia me dizer que tipo de módulo Bluetooth se conectar automaticamente com o meu celular?

Eu não entendi a parte de não conectar diretamente ao celular. Você enão precisa de um aplicativo. Você teoricamente não está conectando a nada. Só programando o esp pra reagir caso um certo dispositivo esteja em próximo. Um módulo bluetooth tooth so vai conectar automaticamente ao um celular caso, ambos ,o módulo e a celular estão programados pra fazer isso. Se não não vai conectar. Só detectar. Existem várias camadas para estabelecer uma conexão Bluetooth tooth.
E um protocolo complexo. Minha sugestão e que você comece a ler sobre " bluetooth protocolo Stack" não sei sobre você, mas eu já faço isso ha 10 anos, e eu acho o que você quer fazer e algo que exige ler e entender bem esse protocolo. Programação, quase sempre , e especialmente nesse caso, exige ler e interpretar muita informação. Vai ter que ler 200-500 páginas de documentação pra realmente conhecer seu protocolo e como seu módulo funciona como ele .
Ou achar um exemplo pronto que faca justamente isso .

Vai ter que reconhecer o Bluetooth, no caso seria obrigatório