Acionar Buzzer ao tocar tela

Olá Pessoal,

Gostaria de saber como posso fazer o acionamento de um buzzer ao tocar em uma tela dessas de viveiro.

Não sei se isso é possível, mas agradeço qualquer ajuda :wink:

Abraço.

Olha, eu realmente não sei como fazer isso, pesquisei um pouco e, talvez por causa da pesquisa não ter sido bem aprofundada, não encontrei nada que ajudasse mas, se levarmos em conta que dois corpos ao entrarem em contato tendem a trocar elétrons a fim de buscar o equilíbrio, isso quer dizer que, se for possível medir a flutuação que ocorre quando um corpo qualquer toca a tela, talvez seja possível dizer com relativa precisão quando um toque ocorre.

Talvez seja o mesmo princípio daquelas cercas elétricas de muro, algumas versões não apenas “socam” o corpo com a descarga, mas disparam um alarme quando este entra em contato.

1 curtida

Ja li sobre sensores capacitivos que funcionam por proximidade, mas em uma cerca? não sei como seria… vou pesquisar…

1 curtida

Não li todo o artigo mas, por alto, acho que talvez possa ajudar: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/3458-art486.pdf

Artigo do Instituto Newton Braga sobre alarme de toque, talvez esteja melhor exemplificado neste livro: https://www.jetebooks.com.br/produto/100-Circuitos-de-Alarmes-e-Sensores-6723 mas eu não o possuo para confirmar.

“Este circuito pode ser usado como alarme para detectar o momento em que objetos de metal, cercas ou fechaduras de portas sejam tocados e ainda em outras aplicações como alarme de vazamentos, piscinas, etc. Com o toque o circuito dispara um oscilador que se mantém tocando por um tempo que pode ser ajustado numa ampla faixa de valores. Na condição de espera o circuito tem um consumo muito baixo o que permite que ele seja alimentado por pilhas comuns.”

1 curtida

Obrigado @sksdutra e @jeffersonaraujo :wink:

@sksdutra, legal o material que vc encontrou … show de bola! Já dei uma lida no artigo e parece ser isso mesmo! Sou meio leigo no assunto, mas o esquema dos fios na água eu ja tinha visto, porém, como adaptar a ligação na tela não consegui entender muito bem ainda … tenho que ver com mais calma!
Será que liga um fio na tela e outro na terra (solo)?

Vou comprar esse livro tb, achei muito interessante, alias, o site do Newton Braga é muito show!

Vou ver se consigo fazer alguma coisa e posto aqui …

Obrigado.
Abraço.

1 curtida

Eu não li todo o artigo, mas assim que tiver um tempo aqui no trampo irei ler com calma e responder essa questão caso alguém não responda antes de mim…

Sim, esse Instituto Newton Braga é muito bom, todo mês estou separando um dinheirinho para comprar os ebooks do Instituto, mesmo só podendo ler de pouquinho a pouquinho pois tenho outros projetos não relacionados a eletrônica, na verdade, meus projetos de eletrônica são os que andam mais devagar, já que tomam muito do meu tempo…

Cara, posso estar falando bobeira, mas acho que um sensor de vibração se encaixaria bem no seu caso. Não custa pesquisar (Poderia te deixar uns links aqui, mas hoje estou na correria no trabalho :smile: )

Legal @Red, assim que puder, deixe os links ai pra dar uma olhada … numa dessas poderia ser uma solução :wink:

Achei esse link com um artigo integrando com o arduino … so olhei por cima.
Agora um detalhe que teria que testar é a sensibilidade, pois um vento mais forte poderia balançar a tela e acionar o sensor!

Obrigado.
Abraço.

Era mais ou menos a minha idéia sobre a proposta do @Red, tocar não é o mesmo que vibrar, um toque pouco intenso pode desencadear uma vibração ínfima assim como um vento muito forte, como exemplificado, pode causar um falso positivo.