Alarme com sensor de presença

Estou querendo instalar um sistema de alarme apenas contendo a sirene e um sensor de presença, mas ao instalar a sirene não para de tocar. O sensor é da marca Visory ECP 12V, será que falta algum componente? ou é necessário um relé?

Faltam informações sobre o teu projeto, infelizmente ninguém pode te ajudar adivinhando o seu problema, poste o seu código, esquema elétrico, imagens e outras informações que achar pertinentes e talvez alguém possa te orientar.

1 curtida

O esquema que eu montei é esse:

Além disso estar muito confuso, não vejo aonde está o microcontrolador para poder controlar o comportamento do sistema…

Talvez seja bom dar uma olhada neste vídeo:


Uma visita no site em questão:
http://www.comofazerascoisas.com.br/como-fazer-um-alarme-com-arduino-sensor-de-movimentos-pir.html

Esses foram os primeiros links que eu encontrei, talvez existam outros melhores e mais detalhados, cabe a você procurar, mas a placa Arduino UNO trabalha com 5V/1ma(acho, não tenho certeza sobre a amperagem), por isso, será necessário alterar o projeto para trabalhar com seu sensor de 12V/?a.

Seu sensor deve estar armado o tempo todo. Ele chegou a funcionar alguma vez? Vc seguiu o manual de instalação dele, principalmente com relação as fontes de calor? Você testou o sensor antes de instalar?

Olhando melhor o esquema que você postou, parece que vc está mandando 12v direto na sirene, correto? Se for o caso, vc deve colocar um fio dos 12v direto na sirene(geralmente o terra) e ou outro(o positivo) deve ir no sensor(contato NA do relé interno), e o fio que sobra da sirene vai no outro borne do sensor.
Espero ter ajudado.

Deve ficar assim. Lembrando que o terra, tando da sirene, quanto do sensor devem ser 1 só.

Ok jack vou fazer essa ligação e te respondo.

Blz, estou aguardando. Tomara que eu tenha ajudado.

Jack,

Não deu certo, ligando apenas o sensor ele funciona, mas quando ligo a sirene ele acende o led e dispara a sirene. Veja a foto do sensor.

Bem, deveria ter funcionado. Qual foi o teste que vc fez para ver se ele funcionava sozinho? Talvez isso dê alguma pista do que tá acontecendo.

Talvez esse esquema te ajude (caso o contato seja nf): http://www.projetostecnologicos.com/Circuitos/555/SensorOscilador/SensorOscilador.html

De acordo com a foto acima, liguei a fonte nos dois pinos da esquerda onde tá escrito 12V. Quando eu realizava algum movimento acendia o Led 1 confirmando a minha presença, e quando eu me afastava o Led apagava. O esquema abaixo sai apenas dois fios do sensor, a minha dúvida é os dois fios que sai a direita onde tá escrito alarm.

ricardopanesi
Então, ao que me parece os contatos do relé do seu sensor ou estão colados ou o relé está com defeito. Como sou mt curioso, comprei um sensor igual ao seu e farei alguns testes. Até amanhã terei uma resposta mais concreta para vc

Valeu jack, estou aguardando.

ricardopanesi
Já terminei os testes com o sensor e conclui o seguinte:
*Esse sensor é de disparo momentâneo, ficando ativo por apenas uns 3 segundos e desarma, por isso vc vai precisar de um circuito de tempo(timer), para que sua sirene fique ativada pelo tempo que você desejar.
*Quando o led acende, o relé abre os contatos, portanto ele é NF enquanto o sensor está ligado,então, realmente a ligação que indiquei não funciona, pq são para contatos NA.
*O resistor R1 está em série com os contatos do relé, gerando uma resistência de 50ohms. Seria interessante removê-lo e por um jumper no lugar.

No link que indiquei mais acima tem um circuito que faz oq vc precisa, no segundo diagrama(monoestável). Qualquer dúvida, estou às ordens.

Ah, e esse sensor é para central de alarme, pelo que pude perceber. No caso, a central é que faz o controle de tempo de acionamento da sirene, utilizando o pulso de 2~3 segundos do relé.

Oi Jack, parece que esse sensor que eu comprei exige mais trabalho para funcionar, ou seja, escolhi o sensor não adequado para a minha aplicação, pois é indicado para uma central de alarme. estou pensando em abandonar, já que não foi caro a compra. Acho que vou instalar um sensor 110V como esse:
http://www.alartec.com.br/ecommerce_site/produto_463_5143_Sensor-De-iluminacao-Com-Fotocelula-Para-Lampada-LS150-P-Cod-6183
A única dúvida é encontrar sirene 110V, vc recomenda outro tipo de sensor?

Não recomendo outro não. Esse aí resolve seu problema, de fato. No caso de vc não encontrar a sirene 110v, vc pode usar essa mesmo de 12v, bastando ligar a entrada da fonte dela no lugar da lâmpada. É com fonte que vc está ligando a sirene, ou com bateria?

estou ligando com fonte de PC, mas se eu usar um sensor de 110V acho que a sirene tem que ser também 110V, pois o sensor é ligado na lampada que está alimentada pelo 110V.

Não exatamente. Como eu disse, vc liga a “entrada” da fonte no fio que vai na lampada. Ele é o retorno da fase da rede. E o outro fio da entrada vai para o neutro. Resumindo, a tomada da sua fonte vai no lugar da lampada, daí quando o sensor disparar, a sua fonte de 12v liga e a sirene toca.

Jack não entendi muito bem, tem como fazer um esquema?

1 curtida