Projeto Extensor Touchscreen para Celular

Olá! Estou trabalhando em um projeto de um acessório para games de celular, que é basicamente um controle externo com interface direto na tela touchscreen, sem usar bluetooth, USB, Wifi… E que funciona da seguinte forma: terminais são posicionados na tela e conectados até um “botão condutor” por um fio, e então, quando o botão for tocado com o dedo a tela do celular deve responder ao toque. Em outras palavras estou apenas fazendo uma extensão do touchscreen.

No entanto, sou leigo em eletrônica e estou tendo dificuldade, preciso fazer a “extensão do touch” descrita acima com um fio de 75cm, mas só consigo fazer o botão funcionar com fio de 6 ou 7cm, pois quando uso um fio maior que isso a tela já responde sozinho só de tocar o fio no terminal mesmo sem tocar o dedo na outra ponto do fio.

Imagino que o problema seja por causa da estática ou das ondas eletromagnéticas do ambiente, então tentei blindar o fio enrolando papel alumínio, mas não funcionou.

Estou usando fio sólido de cabo de rede.

Alguém tem alguma ideia de como posso resolver isso? Pois já não sei mais o que fazer. Obrigado!

IMG_20190311_111015161

Mas funciona certinho com um fio de 6 cm, só tocar na ponta do fio que a tela responde.

Acho que vc está confundindo, o touchscreen resistivo é que é sensível a pressão, o capacitivo não responde a pressão somente a indução elétrica.

Veja vc mesmo:

Alimentar um LED com 5v DC vai de boa, tente fazer isso a alguns metros de distância, não vai ter corrente suficiênte para chegar até o LED.

Acredito que Ludicon tentou te dizer é que a 70 cm de distância do smartphone vai ter que pressionar um botão*, eses por sua vez vai acionar um dispositivo mecânico para tocar um material condutor na tecla touch.

  • pode ser até um outro sensor capacitivo

Ha sim, agora entendi o que o Ludicon quis dizer! Desculpe minha falta de atenção!

O Problema é que será inviável fazer um sistema mecânico que toque na tela.
Pensei em usar um material para isolar parcialmente o terminal na tela, só o suficiente para que o fio deixe de induzir, e então quando o botão externo for pressionado será induzida uma tensão no fio por uma pilha 1,5v para atravessar o material isolante e executar a ação na tela!

Será que isso funcionaria?

Se tiver uma sugestão eu aceito!

Acabo de desenhar alguns teclados capacitivos ,(so procurar por rudgetech ttp229 no mercadolivre).Na maioria dos casos os controladores de touch capacitivo, contam com seu dedo e sua mão criando um campo com uma dielétrica caraterística do corpo humano, isso para que seu celular nao seja acionado por moedas e chaves no seu bolso.

Tenta 2 coisas:

  1. Aumentar o contato com a palma da sua mão através de um material com um filme de alumínio.
    2.ligar o gnd do seu celu com um fio no gnd da saida usb direto a seu corpo com um resistor.

Ei, @Andre_Simoes. Desenhei esse esquema de como um painel capacitivo funciona(em branco) e o que você pode experimentar fazer(amarelo):

f5e263ff-288b-43f0-b6b3-7c416ce08af6

Você bem observou que até uns ~7cm de fio seu circuito funcionava mas com 75cm de fio não. Eu acredito que isso seja devido a capacitância parasita do fio que provavelmente deve ter inviabilizado o toque na tela(fio+dedo). O sistema de touchscreen funciona mais ou menos igual na figura, seu dedo junto com um ‘capacitor’ interno conhecido do display forma uma valor escolhido de fábrica de capacitância que é usado para detectar o toque na tela. A introdução da capacitância parasita do fio inviabilizou a detecção.
O que você pode fazer é experimentar adicionar valores de capacitores em série com fios de diferentes tamanhos(o método científico é seu aliado!) a fim de chegar no valor de capacitância de fábrica que viabilize o toque da tela junto com o fio.

Espero ter ajudado. Avise a gente de qualquer progresso