AJUDA! Interruptor Wifi - sem neutro

Salve!

Minha rede não tem neutro, ela é 220 FF, por isso comprei um interruptor wifi sem neutro, conforme o modelo abaixo.

Acontece que somente 3 botões funcionam (L1,L2,L3), o L1 quando é pressionado - tanto no app quanto no próprio dispositivo - ele reinicia, as luzes piscam e depois apagam.

Notem que na primeira vez não coloquei o capacitor na lâmpada ligado ao L1, então em vez de reiniciar ele desligava por completo, tinha que reconectar a fase para reiniciar, agora com o capacitor ele só reinicia.

Fiz um circuito simples para vocês entenderem o problema:

Video :point_down:
https://streamable.com/bg46k2

Usei lâmpada LED de 6W, testei também com de 15 e 20W e lâmpada incandescente.

O que pode estar errado?

Olá!

Não sei se entendi o seu ’ “sem neutro” '. Minha instalação elétrica é antiga e não possui o neutro saindo do quadro de distribuição, conforme imagem abaixo. Todas as lâmpadas são alimentadas com uma fase 127v saindo do quadro e outra fase 127v (retorno) passando pelo interruptor.

No vídeo eu fiz só com uma lâmpada, mas já havia testado com 4. A primeira não funciona e as demais funcionam normalmente.

O capacitor veio junto com o interruptor e o vendedor disse que no L1 não pode lâmpada fluorescente ou de economia de energia (não sei que tipo de lâmpada é essa).

Esse é o esquema de montagem fornecido pela fabricante:

https://ae01.alicdn.com/kf/Hcaff1fde39e041f19ed796873b809b878/Smatrul-wifi-toque-interruptor-de-parede-de-vidro-luz-sem-fio-neutro-ue-reino-unido-1.jpg

No meu caso é a segunda opção.

Minha rede:

Testei leds de várias potências e incandescentes também. Me falaram que a falta do neutro na lâmpada pode ser o problema. Mas como os outros três funcionam?

Segunda vou testar em uma rede com neutro.

Observei o esquema do fabricante do link e o seu com capacitor e arrisco dizer que é “esquisito”. O que deveria funcionar é o esquema com alimentação do dispositivo em" L" e o “N” conectado à saida “L1” pois ela está sendo alimentada através do capacitor (obviamente reduz a voltagem, mas supostamente o seu circuito deve funcionar de 90V a 240V) que está em paralelo com a carga parece estranho mas alguns circuitos de chaveamento com baixo consumo funcionam assim…pela lógica as saídas L1 2 3 são somente saídas… e não deveriam ser entradas de alimentação.

Fiz a conexão usando o 220 (2ª fase) no neutro, está tudo funcionado. Tenho diversos dispositivos de casa inteligente, nenhum diz que pode colocar a fase no neutro, mas em um vídeo que vi no youtube e testando na prática, parece não ter diferença. Estou usando a uns 7 meses, sem problemas.

Obrigado, Célio!

2 curtidas

Olá meu amigo, me ajude, minha residência também é igual a sua FASE 1, FASE 2 - se eu colocar as duas fases no interruptor e manter uma fase na lâmpada ela não fica piscando ? Tenho que usar o capacitor da mesma forma ? Ou somente fazer a ligação normal sem o capacitor mesmo ?

Curacs, boa tarde, sugiro ler este tópico desde o inicio… se não entender, desenhe um esquema do que vc. está imaginando e me diga que eu tento ajudar. Boa Sorte!

Bom dia,

Alguém sabe me informar qual as especiações do capacitor utilizado nesses tipos de interruptores ?

1 curtida

Olá Jefe, aconselho ler todos as postagens do tópico, lá pra trás mostram casos que não necessitam de capacitor.

Fala, pessoal! Desculpe trazer novamente esse tópico, mas estou com um problema e não encontrei solução em nenhum outro lugar: tenho alguns interruptores de 2 linhas, instalei de acordo com as instruções, e em todos eles acontece o mesmo problema. A lâmpada ligada na linha 2 funciona normalmente, mas a lâmpada ligada na linha 1 (com o capacitor), depois de alguns segundos ligada começa a oscilar, depois piscar. Imagino que deve ter alguma relação com o capacitor, mas existe alguma forma de resolver isso? Um capacitor mais forte resolveria? Ambas as lâmpadas que apresentam esse problema são plafons de 18W

Bom dia, tenho uma duvida nesse topico: a lampada que quero conectar no interruptor inteligente sem neutro é daquelas fluorescentes antigas, compridas, OSRAM FO 32W/640, que utiliza um reator para funcionar. Com isso, eu nao somente tenho um fio em cada terminal da lampara, e sim dois fios em cada terminal da lampada (2 em cada extremidade). Alguem poderia me explicar como conectar o capacitor? Obrigado

Sim, manterei o reator instalado. Mimha pergunta é como instalo o capacitor nessa instalacao, pois do reator saem 2 fios para cada terminal da lâmpada… Agradeço antecipadamente.

Pessoal aproveitando já li todas as respostas mas creio q meu problema é um pouco diferente. Fiz a instalacao colocando o capacitor em paralelo da primeira lampada, no inicio funciona muito bem… Porém depois de algumas hras o acionamento manual do interruptor para de funcionar e consigo apenas operar pelo wifi. Gostaria de uma ajuda… Pelo meu pouco conhecido estou achando que é o capacitor que não está segurando o tempo necessário para o acionamento manual… Estou usando capacitor 3.3uf

Eu tenho esse mesmo esquema de interruptor wifi com 4 seções, mas sem neutro.
No meu caso coloquei o capacitor e funcionou bem.

O problema que tenho é que qdo aciono algum interruptor (outra lâmpada da minha casa), até mesmo fora desse circuito de onde está instalado, as lampadas led que estão ligadas nesse interruptor wifi piscam um vez rapidamente, como se tivesse dado uma descarga nelas.

Alguém sabe o que fazer para que isso não aconteça?
Será que preciso de um capacitor para cada lâmpada ligada no interruptor wifi?
Esse interruptor tem 4 seções.

Provavelmente é ruido elétrico, procure uma maneira de ligar um terra de verdade nesse comutador wifi ou apela para um nucleo de ferrite https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2697337629-2-nucleo-ferrite-supressor-de-ruidos-emi-rfi-tipo-clamp-9mm-_JM#position=5&search_layout=grid&type=item&tracking_id=afd082e9-6930-4ba4-8cf4-f589cbad95bd ou faz um filtro com toroide simples como este do video: TRANSFORMANDO UMA EXTENSÃO EM UM FILTRO DE LINHA COM PROTEÇÃO - YouTube Boa Sorte!

Obrigado pela ajuda, Célio.

Outra dúvida seria se dentro do núcleo eu passo o fase e todos os retornos, um para cada lâmpada? Como seria o esquema de uso do núcleo de ferrite?

Olá Thales, basta consultar o mestre Google e aprender: “esquema de enrolamento filtro de linha nucleo de ferrite”
Tem diversos videos no Youtube, um bem legal é este com bastante conteudo, veja e use o detalhe do enrolamento: https://youtu.be/wN3QbYhLV-4?t=563

Boa Sorte!

Boa noite amigo. Vc conseguiu uma solução para esse problema? Está acontecendo a mesma coisa comigo e não consigo entender o que há de errado

Olá Julio, acima foram propostos varias possibilidades para corrigir esse problema, lamentavelmente faltou um feedback das pessoas sobre os testes e os resultados… Pessoal, vamos ajudar o Julio e dar uma motivação pra quem esquenta a cabeça tentando ajudar. :laughing:

Entendi Celião. Obrigado por ajudar tanto a mim quanto o pessoal. No meu caso, após instalados os interruptores inteligentes, algumas luzes começaram a “tremer”, outras não! Não consegui encontrar um padrão do porquê isso está acontecendo. Mas sigo na luta. Se alguém tiver alguma ideia, toda ajuda é bem vinda.