Olá Pessoal tudo bem.
Sou novo no fórum e meu conhecimento é limitado a projetos iniciais em arduino para testes em casa (com placa emprestada ainda).
Porém como profissional da Construção Civil (engenheiro civil) tenho interesse em sistemas de automação residencial.
Recentemente conversando sobre isso com um colega chegamos a conclusão que existe um produto que ainda não foi criado.
Problema encontrado:
Na instalação de um interruptor simples, em uma edificação já existente, já encontramos equipamentos bem acessíveis no mercado, tanto no que tange a preço quanto na facilidade de instalação (se você sabe conectar um celular numa rede wifi você consegue programar um dispositivo pronto e pré configurado).
Exemplo disso são os produtos da Sonoff.
PORÉM na instalação elétrica desses dispositivos existe a necessidade de execução de mais do que um usuário final conseguiria.
Analisando isso percebi que esse fato se dá pela necessidade de alimentação do dispositivo em si, hoje é preciso ter uma linha direta de faze/neutro para alimentar o rele e mais uma linha para enviar a faze para o dispositivo a ligar.
Na imagem acima ainda pode ser realizada a ligação do neutro da saída diretamente na rede existente (sem passar novamente pelo dispositivo)
A situação é que numa instalação residencial temos apenas o fio fase e o retorno para lampada. Então para instalação precisamos de um eletricista para fazer a ligação de um segundo fio (que servirá como neutro da alimentação do controlador) para que o sistema funcione.
Pergunta
Existe algo no mercado que me permita executar isso direto, sem a necessidade de um terceiro fio?
Solução proposta para criação do sistema:
Eu poderia utilizar um sistema de bateria para manter a controladora ligada.
Duvida:
Mas eu poderia alimentar esse sistema (recarregar a controladora) utilizando o circuto fase/retorno?
A ideia é colocar entre o Step Down (transforma (127/220V AC em 5v DC) e a placa do Relê uma placa de carregamento de bateria (Lítio ou outra recarregável), mas efetuar a ligação de alimentação desse sistema utilizando o mesmo circuito fase e o retorno da lâmpadas existente, de forma que quando fechado o sistema elétrico, além de alimentar o dispositivo eu conseguisse carregar a bateria do sistema.
Alguém já tentou isso? Houve alguma complicação?
Pretendo comprar os componentes a seguir para testar o sistema, mas queria saber se existe algum problema que não estou percebendo.
*** Edit 12/07/2019***
Estou vendo que meio ponto de vista não foi bem explicado, vou tentar melhorar isso agora.
Imagine os seguinte cenário :
Você é dono ou foi contratado para automatizar uma edificação (um escritório por exemplo) já existente ok!
Você levanta que contando que vai precisar conectar sei lá umas 10 tomadas, colocar uns outros 10 sensores e ligar umas outras 10 lampadas.
Então você verifica que:
Para instalar as tomadas vc tem a opção de instalar 10 tomadas com wifi ou 10 tomadas com conector via cabo (tem que passar um fio pra conexão c a central), ou ainda passar fiação elétrica da Central de automação para cada um dos pontos (rele na Caixa de automação). Deconsiderando aspectos de segurança qual opção vc tomaria?
Para os sensores você não tem muita opção, se não é um ponto de tomada que vc vai usar, vc tem que alimentar o sensor, ou com energia ou com bateria, a comunicação pode ser feita pela duas formas Então novamente sem considerar aspectos de segurança levando em conta o que temos no mercado qual opção vc adotaria?
Mas perceba que a decisão do sensor está intimamente ligada ao seu posicionamento, um sensor posicionado num local com alimentação facilitada, pode ser deficiente na captura da informação de resposta, este é sim um fator que considero mais importante na hora de optar por este ou outro sensor.
Porém note que para ambos os casos não existe uma linha do meio no que tange a instalação, nada fará o sensor ou a tomada funcionar parcialmente, pense que não exite funcionamento prejudicado pela instalação existente.
Agora temos 10 interruptores, eu quero que eles continuem interruptores, mas preciso que eles tenham Iot ( não basta ser inteligente ele tem que conversar com os sensores ou com a central de automação).
Então eu tenho duas opções: ou eu mudo a instalação elétrica…
Ou eu coloco um sistema a bateria (num ponto onde eu tenho energia).
Hoje no mercado existem interruptores totalmente off grid (bateria) ou aqueles que demandam de alteração na rede existente.
A instalação de um sistema a bateria é indicada quando eu n tenho acesso à rede no ponto em que quero o interruptor.
E a instalação de sistemas alimentados pela rede é indicada para sistemas q tenham (Fase/Neutro/Retorno) ou demandam da alteração na rede.
É esse o ponto que quero chegar o quanto um sistema que não demandasse alteração de rede elétrica e fosse constantemente alimentado é viável a ponto se se tornar opção ao que se tem no mercado?
Meu intuito é chegar a esse produto… pra isso conto com o conhecimento dos senhores que vem e continuarão sendo sempre muito bem aproveitados!
Grato pela atenção até aqui.
Obs. adoro criticas (mesmo as mais severas) e não costumo ficar bravo com ninguém então podem falar o que tiver vontade ok!