Arduino controla outro arduino

Bom dia amigos e amigas…

Na minha jornada de quebra cabeça com um projeto, estou aqui em busca de conhecimento. O projeto tem a ver com a coleta de dados de um motor a explosão, sendo que usarei dois arduinos nano. O nano1 vai pegar valores elétricos dentro de limites fixos. Já o nano2 vai servir como um ohmímetro com tensão de referência 5 volts. O problema é que ao acionar o motor, as entradas analógicas do nano2 passarão a receber 12 volts (bateria). Para evitar danificar a placa ou gerar informações erradas, penso em controlar o nano2 através de um relê comandado pelo nano1. Assim que a chave de ignição do motor for acionada, uma estrada do nano1 detecta a nova voltagem (12v) e desliga a alimentação do nano2.

Alguma sugestão melhor? Caso eu utilize o relê, o solid state é melhor que o tradicional?

você pode usar a propria serial do Arduino para isso, ou I2C (pinos A4 e 5), a serial vc vai precisar de no minimo 2 vias (TX,GND) já que só vai mandar o sinal enquanto I2C vai precisar de 3 vias (SCL, SDA, GND)

Eita companheiro…sou fraquinho no arduino e não entendi como fazer. Se você puder me explicar com mais detalhes eu agradeço.

Quando você recebe uma voltagem mais alta que 5 volts ,tem que usar um divisor resistivo ou potenciômetro ,ou resistor com um diodo zener de 5v aterrado , ou acoplador óptico…
use I2C para interligar dois ou mais arduinos.

Obrigado pela paciência e pelas valiosas informações. Com relação a voltagem acima de 5 volts eu já conhecia a ncessidade de reduzir o seu valor para não danificar a placa e como a tensão do projeto pode ultrapassar os 14 volts com a entrada da tensão de carga do alternador, vou utilizar um divisor de tensão com fator de redução igual a 4 e no programa faço os ajustes. Eu não conhecia esse protocolo de comunicação I2C…vou fuçá-lo na internet.