Indicador de bateria

Ola senhores e senhoras…

Sou fraquinho na eletrônica e estou precisando de um circuito simples que funcione da seguinte forma: Um indicador de voltagem de forma que se a bateria estiver com menos de 10,5 volts acende um led vermelho. Caso a voltagem seja maior ou igual a 10,5volts, acende um led verde.

Tentei fazer com um circuito que peguei na internet mas infelizmente não funcionou.

Alguém poderia me ajudar?

Boa noite!!

Pode nos falar mais sobre o que está utilizando?

  1. Qual o tipo de bateria?
  2. O projeto é microcontrolado?
  3. Qual o objetivo da medição? Necessita de precisão?

Estou enferrujado na eletrônica mas talvez posso ajudar.

Abraço

Olá, Gustavo.
Aproveitando a pergunta do colega eu gostaria de saber com bateria de carro.
Se eu ligar baterias pra carregar e um arduino para gerenciar será que funciona?
Do tipo voltagem mínima da bateria = liga carregador.
Voltagem máxima = desliga carregador.
Será que a entrada analógica do arduino aguenta a “leitura” de em torno de 13,8 V e 14,4 V?

Obrigado pela ajuda ao iniciante em arduino aqui.

Grande abraço!

Boa noite. Agradeço desde já pelo interesse em ajudar.

Trata-se de um pequeno projeto utilizando arduino para aferir aguns parâmetros de uma motocicleta. A bateria utiizada na alimentação é a constante na moto, o arduino vai funcionar com 9 volts via regulador de tensão e o circuito em questão seria para termos uma prévia dda condição da bateria…se acender o led vermelho (<10,5 volts) deve-se utilizar outra bateria para alimentar o equipamento. Já dse o led verde acender, pode ser utilizada a bateria da moto. Consegui no you tube um projeto bem simples onde é utilizado apenas um led vermelho para indicar baixa tensão…mas eu prefiro com dois leds…fica mais fácil de entender.

Hello…sei muito pouco de eletrônica mas as entradas do arduino são limitadas a 5 volts. Nesse caso você vai ter que utilizar um divisor de voltagem para reduzir a tensão de entrada e depois fazer os ajustes via software.

Essa página explica direitinho e ainda te fornece uma calculadora on line.

Abraços.

As entradas analógicas do arduino realmente não suportam essa tensão.
Um divisor de tensão funcionaria para o caso de medir somente a tensão da bateria.

No seu caso @ranilson esse divisor tb funcionaria para a leitura da tensão, certo?

Sua duvida é como fazer o chaveamento da alimentação do circuito?

Não. O arduino não faz parte desse circuito de verificação da voltagem da bateria. O circuito indicador trata-se apenas de um “plus” para facilitar a vida de quem vai verificar os parâmetros da moto. Ao conectar o aparelho à bateria já teremos um led (vermelho/verde) que sinalizará indicando se ela possui voltagem suficiente para alimentar o arduino e dar partida no motor da moto.

Hômi…então nos livre dessa angústia e revele logo como fazer…