Me ajude a montar um projeto um curioso

acabo de conhecer o Arduíno
não sou programador
estou começando a trabalhar com placas de maquinas de lavar e secar roupa .
acredito que possa ser feito com o Arduíno um testador de placas de lavadoras ; nas placas tem pinos que sai em para diversas funções da maquina por exemplo para o motor vai energia para o sentido horário e depois ante horário ; para acionar o pressostato , para acionar as bombas etc
o casso e que tudo isso e em 220 v ou 110 v
gostaria de colocar esses terminas conectados no Arduíno para que assim que ele recebesse a carga ele usasse ledes para simular o motor lede ( Expo LED vermelho sentido horário e verde ante horário ) e assim que a placa for ligada o Arduíno contar 5 segundos simulando a maquina enchendo de água
e isso tudo sendo informado em um Display
não sei os componentes que podem receber 220 v e passar informação para o Arduíno em uma voltagem que ele suporte
e claro como fazer a biblioteca para ele executar tudo isso
se alguém puder me ajudar nesse projeto eu agradeço
pode me ajudar a montar isso de forma virtual para posteriormente eu fazer ele de forma física

posso eliminar os ledes e ficar só com o display
vim buscar aqui uma luz para fazer isso
pois como eu disse entre linhas sou apenas um curioso
gostaria de usar o Arduíno pois assim vou ampliar conhecimento
por onde voçe me indica que eu comesse

voçe saberia me disser como receber da placa 220 v e mandar uma voltagem aceitavel para o arduino pegar isso em porta de entrada ?

tem alguma dica de material escrito sobre Arduíno ?

agraço sua preocupação
sempre estou usando multimitro ( estou aprendendo sobre usá-lo também )
pois como disse as placas trabalham com 220 v

vou ler bastante sobre isso
agora com certo alivio pois sei que posso obiter ajuda e esclarecimento de duvidas aqui

estou sempre acompanhado pelo meu tio que já tem curso em eletrônica

Fala ai @leandro você pode utilizar um Relé para interfacear essa parte dos 220v. O Arduino senão me engando trabalha com 5v, utilizando o RELÉ você consegue ativa/Desativar itens de maiores tensões utilizando tensões bem menores. Por exemplo:
Um sistema de ligar as luzes de natal de um pinheiro externo quando anoitecer. Para esse caso ligariamos um sensor de luminosidade(LDR) ao arduino através da programação colocariamos que quando a luminosidade atingisse um determinado valor seria disparado um sinal para uma determinada porta que ativaria o Rele. Permitindo que as luzes recebessem a tensão e acendessem.

O Rele funciona como se fosse um interruptor. De um lado do Rele vc pode utilizar 5v e do outro lado vc pode permitir ou nao a passagem de 110v ou 220v de acordo com as caracteristicas do RELÉ.

Abraços
Max

Amigo, te sugiro utilizar esse componente do link abaixo que permite não só verificar se tem alimentação alternada ou não, como fazer medição da mesma…