Me ajude a montar um projeto um curioso

acabo de conhecer o Arduíno
não sou programador
estou começando a trabalhar com placas de maquinas de lavar e secar roupa .
acredito que possa ser feito com o Arduíno um testador de placas de lavadoras ; nas placas tem pinos que sai em para diversas funções da maquina por exemplo para o motor vai energia para o sentido horário e depois ante horário ; para acionar o pressostato , para acionar as bombas etc
o casso e que tudo isso e em 220 v ou 110 v
gostaria de colocar esses terminas conectados no Arduíno para que assim que ele recebesse a carga ele usasse ledes para simular o motor lede ( Expo LED vermelho sentido horário e verde ante horário ) e assim que a placa for ligada o Arduíno contar 5 segundos simulando a maquina enchendo de água
e isso tudo sendo informado em um Display
não sei os componentes que podem receber 220 v e passar informação para o Arduíno em uma voltagem que ele suporte
e claro como fazer a biblioteca para ele executar tudo isso
se alguém puder me ajudar nesse projeto eu agradeço
pode me ajudar a montar isso de forma virtual para posteriormente eu fazer ele de forma física

posso eliminar os ledes e ficar só com o display
vim buscar aqui uma luz para fazer isso
pois como eu disse entre linhas sou apenas um curioso
gostaria de usar o Arduíno pois assim vou ampliar conhecimento
por onde voçe me indica que eu comesse

voçe saberia me disser como receber da placa 220 v e mandar uma voltagem aceitavel para o arduino pegar isso em porta de entrada ?

tem alguma dica de material escrito sobre Arduíno ?

agraço sua preocupação
sempre estou usando multimitro ( estou aprendendo sobre usá-lo também )
pois como disse as placas trabalham com 220 v

vou ler bastante sobre isso
agora com certo alivio pois sei que posso obiter ajuda e esclarecimento de duvidas aqui

estou sempre acompanhado pelo meu tio que já tem curso em eletrônica