Arduino Mega Instalibidade - EMI

Bom dia!
Estou desenvolvendo um projeto, um “robô aspirador gigante” mas que ao invés de ser automático, será pilotado por rádio controle.

A programação funcionou perfeitamente na bancada, e também em um modelo reduzido, mas quando instalei os componentes no painel começaram a ocorrer disparos erráticos nas portas de entrada digital.
No loop há uma chamada para um método “readErrors()” onde são lidos 4 fins de curso e 2 sensores de infravermelho, todos trabalhando como NF e com resistor de pulldown instalados, e este método no programa paralisa a máquina em caso de disparo de qualquer uma dessas portas.

Como primeiro teste, comentei a chamada do método e tudo funcionou normalmente.
Depois habilitei a chamada mas forcei o retorno como “error=false”, a máquina não paralisa mas os led indicativos de erro continuam disparando de maneira totalmente errática.
Depois, para eliminar possíveis falhas nas chaves, eliminei essas chaves e fiz jumpers em tudo e mesmo assim o problema persiste.
Fisicamente está tudo ok, já conferi e refiz todas as conexões do painel e troquei inclusive o Arduino. A úníca coisa que sobrou foi interferência/ruído porque o painel está bastante “poluído”, tem o Arduino Mega, 5 drivers de motor de passo, 5 fontes 48v 10A, 1 fonte 12v 5A, um módulo stepdown, e um módulo relé.

Estou pensando em colocar o Arduino em uma caixa metálica saparada do restante e utilizar aqueles anéis de ferrite amenizar o EMI.

Alguém ja teve este tipo de problema e conseguiu resolver?

Isso é um problema elétrico.

Eu tive problema de travamento em um Arduino que coloquei em uma chopeira. O watchdog não conseguia resetar o Arduino e nitidamente ele travava quase sempre quando o motor da refrigeração ligava ou desligava.

Eu alimentava o Arduino diretamente do 12Vdc 5A da fonte (igual a sua), o que fazia o regulador do

Arduino trabalhar bastante. Eu usava essa fonte pq tinha solenoides de 12Vdc no circuito.

A solução foi colocar o Step Down mesmo, só que no meu caso eu tirei a sobrecarga regulando a tensão em 5,8Vdc para alimentar o Arduino.

Eu acredito que vc deva olhar isso.

Mas como vc tem muito mais coisas ligadas do que o meu projeto, é bom ir por eliminação: tenta ir ligando essas fontes aos poucos pra tentar achar o vilão.

Outra coisa que pode ajudar, seria reforçar o aterramento entre os componentes.