Olá, pessoal. Estava fazendo uns testes com meu Arduino e uma ponte H L298N, quando meu UNO parou de responder e passou a apresentar apenas duas luzes acesas (ON e L), e não voltou mais a funcionar.
Será que queimei ele? Vejam na foto como ele fica.
Usei uma fonte de 12V 1A (11,58V no multímetro), gnd do Arduino na entrada gnd da ponte, 5v do Arduino na entrada 5v da ponte. Nenhum outro componente conectado.
A ponte acendeu um led vermelho, e alguns segundos depois o Arduino passou a apresentar o comportamento que descrevi.
Pessoal, não sei se ajuda…
Com base nuns vídeos que assisti sobre problemas no Arduino, fiz alguns testes.
Se eu ligar o GND do Arduino no TX, o led do TX acende, o mesmo vale para o RX.
Também tentei reproduzir o que fiz para causar o dano, e notei que o componente identificado como C13 na placa (foto abaixo) esquenta quando faço isso.
Isso dá alguma luz a algum de vocês?
@Arnold_Rudge Pois é, então eu tenho um problema. Como informei na minha mensagem anterior, o componente identificado na placa como C13 (não faço ideia de que componente é esse, ms tem foto na mensagem) esquenta bastante quando testo a placa.
Estranho um capacitor esquentar… muito estranho…
Pode estar em curto. Remova esse capacitor (procure não perder o componente) e teste novamente.
Ou, com um BOM multimetro meça a resistencia entre os terminais de C13, comparando com o valor medido quando você curto-circuita as pontas de prova. Se o valor for próximo, terá a certeza de que é o capacitor.
Tem cara de ser capacitor de desacoplamento, mas pra ter certeza é necesário saber o código do componente de 3 terminais próximo a ele.
@Ludicon Pois é. Será que rola substituir ele? Tenho como fazer isso, só preciso saber onde encontrar esse tipo de componente num tamanho tão reduzido.
Não precisa necessariamente substituir por um SMD.
Na maioria dos casos você pode colocar um capacitor disco cerâmico no lugar.
Mas para saber isso é necessário saber qual é o componente ativo ao qual ele está ligado.
Tem um código marcado no componente, às vezes é preciso dar uma limpada com álcool ou raspar com a unha…
É o componente que fica próximo à indicação “R14”, a cujo pino central está ligado o famigerado C13
esse capacitor, nem faz falta, eu tiraria. ele reduz ripple do regulador, mas nada que seja 100% necessario pra funcionar
, agora o fato dele estar queimado indica que algo mais serio aconteceu ou que o capacitor tinha defeito.
fica a daca: quando comecei , eu ficava assustado quando queimava um arduino, hoje compro 10- 40 da china todo ano, voce no começo vai queimar 20 arduino ate voce pegar o jeito.Entao aprenda com as queimas, e sempre tenha 2 ou tres de reserva
Arnold, agora a coisa tá muito sem graça… uma placa queima inteira e você nem percebe… sinto falta das explosões, nuvens de fumaça e princípios de incêndio nas placas de tempos idos…
Ah, mas nada se compara à explosão de um TRIAC alimentado por 220V ou melhor ainda, de um capacitor eletrolítico de 4700 uF x 60V… Esse então deixa o ambiente “nevando” por alguns minutos por causa das fibras do material absorvente do eletrólito…
Como meu primeiro Arduino foi pro saco, comprei um novo, que acabou de chegar. Liguei ele na USB e percebi que ele veio com o “BLINK” carregado.
Para fins de teste, subi um sketch vazio, só para ver o led parar de piscar. Porém, diferente do meu primeiro Arduino que, com um sketch vazio, ficava apenas com o “on” aceso, esse fica com o “on” e com o “L” acesos.
Está funcionando, mas não sei se esse cenário significa que está tudo bem ou se ele veio com algum defeito de fábrica. Sabem se isso é ou não normal?