Arduino + XML + Banco de dados

Fala galera, estou lendo alguns sensores e quero gravar esses dados em um arquivo XML e armazená-lo no banco MYSQL. Minha dúvida é como gerar esse arquivo .xml pois fiz a estrutura usando o Serial.print. Talvez fosse mais fácil fazer o envio dos dados sem gerar o xml mas eu preciso do arquivo também. Alguém pode me dar uma ideia? Segue o print da estrutura xml que estou usando para testar.

Acho que são duas coisas: Você quer gerar o arquivo XML ou quer gravar os dados em um servidor de MySQL? Se o objetivo final é colocar os dados num servidor MySQL, não precisa gravá-los num arquivo XML, você pode gravá-los diretamente em um arquivo *.SQL ou gravar diretamente em um banco de dados já existentente e com estrutura criada.

Só com Arduino você não vai conseguir exportar esses dados, pois até onde eu saiba, Arduino não tem módulo para I/O, você precisa escolher uma linguagem de programação da sua preferência que tenha uma biblioteca para trabalhar com serial, só então receber os dados do serial, criar e gravar um arquivo para enviar para o MySQL ou criar o BD e gravar diretamente no MySQL.

https://startingelectronics.org/tutorials/arduino/ethernet-shield-web-server-tutorial/SD-card-AJAX-XML-web-server/