Gostaria de ajuda com um projeto de faculdade - leigo - URGENTE

TITULO: APLICAÇÃO DA PERSISTÊNCIA DE DADOS NO CONTEXTO DO GERENCIAMENTO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA RESIDENCIAL.

Resumo: Será feita a medição do consumo diário do mês comparando dados antigos com o parâmetro estabelecido. O programa dará como saída o resultado dessa comparação, mostrando para o usuário a real situação do seu consumo e o valor aproximado da fatura. Sendo assim, o software será desenvolvido para análise estatística de dados relacionados ao consumo elétrico residencial utilizando a plataforma Arduino para efetuar o controle de rotina e alimentação de banco de dados.

Fiquei com a missao de criar o Banco de Dados, no qual estou fazendo pelo MySQL, fazer a conexão MySQL com Arduino, e ainda gerar os calculos de potencia, consumo, “provavel valor gasto”. TRAVEI totalmente em como conectar o arduino com o MySQL (meu banco de dados).

@girinows, precisa necessariamente de servidor de base de dados? Não pode armazenar os dados num arquivo texto? Seria bem mais simples e atenderia o projeto, não?

1 curtida

Boa tarde, tudo bom ? Bom é uma idéia, como você sugere que poderia ser feito?
Eu estava pensando em criar esse banco de dados, e mostrar em tempo real os gráficos, porque as medições ficarão na nuvem. E preciso, necessáriamente, de calcular quanto seria o valor do consumo baseado na potência e tempo gasto. E talvez até mesmo, implementar em um app (idéia que pretendo fugir) hahaha.

A maneira mais fácil de fazer isso é fazendo um servidor HTTP com uma placa ethernet adicionada ao Arduino e com isso vc pode fazer a conexão como um site qualquer com PHP + Ajax + jQuery.

Eu criaria um APP para consumir os dados nessa página gerada pelo arduino (Funcionária como uma espécie de API gerando um arquivo JSON no corpo da página) e depois faria a inserção para o banco de dados.

Eu já trabalhei em um projeto parecido

Nós utilizávamos o EmonCMS, que já gerencia o banco de dados e exibe os gráficos de consumo

A conexão era só um ESP8266 que lia os dados do quadro elétrico e mandava para o Emon via WiFi. Simples assim

Tem o codigo? E como seriam inseridos os dados? Poderia me explicar melhor?