Automação de lampadas

olá pessoal, essa é minha primeira vez em um forúm, estou trabalhando em uma empresa onde vendemos materiais eletricos, meu patrão pediu que eu criasse um projeto pra automação das luminarias em exposição, pediu tambem q fosse usado um arduino como microcontrolador.
e o acionamento seria digitando o codigo do produto: 34-0102, são mais de 75 lampadas, e eu não faço ideia de como iniciar tal projeto, pois tenho apenas as opções de um arduino mega e algus modulos rele, ou alguns transistores scr (os quais eu gostaria de fugir kkk).
se puderem me ajudar ficarei grato, aceito varias sugestões, todas são bem vindas!

Com 6 pinos de saída digitais você consegue endereçar 64 relês. com 7 pinos pode ir até 128 relês.
Precisa escolher o Arduino que tiver essa quantidade de saídas (não conheço os modelos) e usar decodificadores binários.

1 Curtida

no caso eu consigo acionar um relé de cada vez?

Sim, ligaria um unico relê de cada vez, ou então acionaria e desacionaria cada um por um comando separado, podendo acionar e manter acionados varios de uma vez.
Vai precisar criar uma tabela com os códigos e uma correspondencia com um numero binário.
Vai precisar de um circuito decodificador antes dos relês, e se for para acionar mais de uma saída de cada vez precisará também de latches para reter a informação, isso já complica o circuito.

Nos tempos ante diluvianos (TTL) montei um testador de teclados eletromecanico com solenoides ativados por transistores (OC) acionados por shift registers, ligado em metade de porta paralela do MSX (Z80) … hehehe. Achei algo mais limpo e facil de implementar no link: https://www.arduino.cc/en/Tutorial/ShiftOut

eu estava pensando na possibilidade de um demux, mas esse modulo simplifica demais, vou ver se consigo aplicar no meu projeto

eu estou pensando em acionar via bluetooth pelo celular em terminal

será q consigo fazer acionar apenas uma lampada e logo apos desligala?

estou meio desorientado pela quantidade, e é necessario q seja acionada uma lampada por vez

Sim, sem problemas, envia a sequencia de bits serial, ativa o latch e ativa a saida selecionada. Pode usar o esquema de matriz, por exemplo uma matriz de 10 bits x 10 bits aciona até 100 lampadas. Aí teria um seletor de qual shift register vai escrever, na linha ou na coluna da matriz. O numero de reles pode ser reduzido se implementar uma matriz de reles, ou seja ao invés de 1 rele para cada lampada, seriam 10 reles de linha e 10 reles de coluna. :+1:

Neste link tem uma aplicação de matriz 8x8 e exemplo de programa: https://circuitdigest.com/microcontroller-projects/scrolling-text-display-on-8x8-led-matrix-arduino

Este é um exemplo bem pratico : https://www.instructables.com/id/48x8-SCROLLING-MATRIX-LED-DISPLAY-USING-ARDUINO-CO/ acho que dá para começar a fritar os componentes heheheheh mas se é pra complicar veja só esse video: https://www.youtube.com/watch?v=T5Aq7cRc-mU