Olá a todos, desculpa se estou postando em local errada, peço orientação.
Estou iniciando um projeto de pesagem por combinação de balanças, se conseguirem me ajudar.
Tenho de início uma prévia cotação de balanças e ideia do projeto. Sendo várias balanças (inicialmente 10 balalancas em paralela enviando sinal para um Pc (ou similar) contendo um programa (não tenho ainda)que faz uma análise dos dados e envia sinal para abertura da estrutura das balanças selecionadas, dando um peso aproximado do informado (podendo alterar).
Tenho o alimentador, idéia de quais balanças usar
Sou leigo na autorização, caso estiver equivocado e não puderem ajudar me avise que retiro o tópico
Boa tarde,
Imagino que o que vc está planejando é uma balança multi cabeçote onde que somados os pesos de vários cabeçotes dando a soma solicitada eles abrem e fecham caindo em uma seladora automática os cabeçotes são normalmente como da imagem abaixo:
A vista superior dos cabeçotes com balança seriam assim:
Já te digo de antemão é uma maquina cara, normalmente não usa CLP é um computador industrial porque vc vai ter muitas entradas analógicas então não compensa usar um CLP fica mais barato um computador. A alimentação normalmente é por um primeiro momento por esteira e para distribuição nas balanças se dá por meio vibratório após a entrada no cabeçote que é fixado em uma balança (célula de carga) o computador soma as balanças e um servoacionamento abre os cabeçotes individualmente onde o produto é direcionado em um funil cai em uma embaladora automática que faz o selamento da embalagem.
Alguns detalhes a serem levados em consideração:
É um sistema sincrono ou seja são vários equipamentos que funcionam em sincronismo exemplo abaixo:
não é algo barato nem simples de fazer vai te exigir um conhecimento médio de mecatronica e software o mesmo software pode ser feito com funções em c ou c++ e o supervisório tbm.
Se for produto granulado dependendo do produto uma maneira mais barata e muito mais simples de fazer seria uma embaladeira volumétrica onde vc utilizaria um sistema de alimentação volumétrico giratório bem mais barato e simples de fabricar e não exigiria muito conhecimento e poderia ser feito por comandos elétricos sem a necessidade de CLP ou computador industrial e nem sistemas microcontrolados.
Bom dia,
Me chamo Adriano e represento a empresa Sertron (www.sertron.com.br).
Fazemos equipamentos e softwares para a aquisição de sinais e controle via PC Windows ou Linux, tanto local quanto remotamente.
Se houver interesse podemos fabricar seu produto. Basta mandar mensagem no privado, ou no site.
Obrigado.
O funcionamento é exatamente esse, mas com algumas simplificações.
No caso vou usar muito a gravidade e menos esteiras.
Vou montar uma peneira com as bicas alimentando diretamente os cabeçotes. A alimentação da peneira seria no “segundo andar” eliminando a esteira, o cabeçote estou querendo montar encima de uma balança comum, fazendo um encaixe na mesma, sem alterar. O cabeçote seria uma caixa com fundo em 25 graus ou mais, para cair conforme abrir uma escotilha, acredito que acionada em sistema pneumático (acredito ser melhor aplicação), com esse mesmo movimento liberando novamente a alimentação da peneira vibratória.
O que puderem me ajudar, se puderem, agradeço muito
Existe esse produto no mercado, mas com um preço muito acima do poder aquisitivo.
Se alguém tiver algum código fonte de algum programa similar ou ele pronto, pois meu custo com ajuda já vai ser bem alto p o orçamento que disponho
Imagino que vc tenha uma boa margem de erro tanto para mais quanto para menos no peso visto que o carvão não tem uma forma homogênea vc saberia qual a margem? dependendo ainda insisto que a embaladeira volumétrica seria mais fácil de elaborar. Outra maneira seria usar a célula de carga como vc está pensando em uma base e um funil que fecharia ao atingir o peso selecionado tbm não é dificil fazervc tem que ter em mente o fato de ter 10 balanças nestas multi cabeçotes é que tem que ter um peso mais aferido o que sinto dizer vai ser difícil no caso do carvão visto que cada pedaço tem uma forma e peso diferente.
Outra coisa nesta situação com uma célula de carga e um cabeçote vc poderia usar um CLP tem alguns bem em conta com IHM incorporada em torno de 3 mil bem baratos e vai ficar um produto final mais apresentável.
Eu venho desenhando minhas máquinas de pesar ração. Acabei comprando tipo 40 células de carga por 800 reais. Daí montei as 40 células com alguns arduinos, cheguei a 10 kg com uma margem de +/- 4g , acho que gastei 2500 em peças, teoricamente funcionária com carvão. O chato foi fazer um algoritmo que escolhesse as combinações certas.
O algoritmo que vc arquitetou seria uma variavel para cada célula de carga e uma função soma sê?
Tenho vontade de fazer uma dessa em casa de papelão msm a moda antiga dos protótipos só para brincar acho esse tipo de mecânismo um bom desafio.
Arnold vc chegou a fazer uma IHM ou algo do tipo? se puder tira algumas fotos e nos manda para ver como ficou caso possivel.
Abraços,
Att.
mas ainda tenho todas as células de carga e parafusos transportadores
quando fiz usei umas caixinha de papelao e servos 9g
primeiro por volume, eu chegava a 85% do valor desejado , sendo 8.5 kilos com uma margem de erro de 7% dai acertava o1.5 kilos que restou testando uma combinação progressiva das células.
cada uma tinha algo como 60-100g então achava a combinacao por denominador comun.
acredite ou não o difícil era distribuir desigualmente 60 a 100g para ter variacao, a natureza tende a distribuir por igual tudo .
Hoje eu usaria 10 celulas de carga em um sistema de “troco” igual fazemos com dinheiro
@ ludicon funciona sim, e o mecanico quase sempre e melhor em custo. No meu acaso da racao nao, porque e tudo igual. Agora no caso do carvao vegetal acho que seria ideal.
Olá, minha margem de erro não quero superar 10%. Em relação a volumetrica não funciona, pois além de ter formas variáveis, também tenho uma grande variação peso/volume. Por esse motivo preciso de o máximo que conseguir é meu orçamento permitir de cabeças.
Eu estou disposto a fazer, poderia me ceder esse projeto ? As células que cotei foram muito caras, achei esse custo muito viável, cada vez mais acredito que poderei fazer dentro do meu orçamento. @Arnold_Rudge teria essa disponibilidade ?
@Silone como voce pode ver nas foto que postei ja desmontei tudo, pra usar as células de carga em outro projeto. Podemos replicar o que fiz com peças mais robustas pra carvao. Manda um recado em particular ou no lacerda650 @ gmail. Que te ligo em seguida.