Projeto pra ganhar dinheiro - Balança com Arduino

Olá! Estou procurando uma empresa ou profissional para criar um projeto final (que possa ser comercializado) de uma balança para medir a quantidade de gás de um botijão GLP.

Nesse vídeo abaixo esse professor um projeto muito parecido com o que eu quero.

https://www.youtube.com/watch?v=VsPSuQC3NDI&ab_channel=LGUSTAVO

A ideia e genial! Mas tecnicamente simples. Entao primeiro ve se nao tem patent, e nesse ponto que que o 90% pessoal que me contrata desiste .
Essa semana um cara me pediu pra fazer carrinho de super mercado que volta pra fila sozinha,a ideia , ja tinha tipo 40 patentes .E nemhum produto no merado, um bom sinal que ou e muito caro ou tem “troll de patentes” so esperando voce fazer pra te processar.

Gostei do seu comentário.
Já se vê que você sabe do que está falando.
Como posso ver se existe patente para esse projeto?

Como o Ludicon falou, o processo acaba sendo bem mais demorado e caro que a gente imagina, mas vou te dar um ideia, eu estou na fase final de desenvolvimento de uma dosadora de racao, onde eu mesmo fiz tudo design , eletronica , mecanica etc, a maquina e super simples, mas levou 1 ano e 5 meses pra chegar aqui. 40-60 mil em pecas, tempo, protótipo, (lembrando que eu nao pago um engenheiro, e tenho torno, fresa etc) , esse ano , quando for pro mercado e uma aposta. Vamos falar que voce faz um sistema, estupidamente bem desenhado e chega a um preco de 50 reais pra cada. pra chegar ai vai ums 30 mil em custo de desenvolvimento, prototipo, desenho de placa e um app . Dai provavelmente va precisar de alguma aprovação de INMETRO. So isso deve custar ums 20 mil ,imagino nao sei.

Agora voce pode fazer algo menos optimizado,(custo mais caro por unidade) e pode ir vendendo no Mercado Livre, olx, porta em porta, mas nao vai poder dar a garantia de um produto industrializado. MAS SIM PODE DAR CERTO. Voce vai vendendo, junta um grana e faz em volume ja um versao 2.0, que voce mesmo faca o patente.

Não sei se muda a perspectiva, mas a principio minha intenção não é vender essa balança, mas sim fazer um contrato de comodata com a dona de casa.

Além de ter um alerta para dona de casa que o gás está acabando, a balança deverá enviar uma mensagem (talvez por sms) para o deposito informando que o gás do cliente x está acabando. Com essa informação um funcionário da distribuidora poderá ligar para a cliente x e combinar quando poderá ser feita a entrega.

Recentemente eu adquiri uma participação de uma distribuidora de gás. E analisando o mercado percebi que é muito difícil fidelizar os clientes, um mês o cliente compra de mim, já no outro compra do concorrente e assim vai.

Tendo essa balança na casa da pessoa acredito que será mais fácil faze-lá comprar comigo na próxima vez que precisar.

Gênio, parabéns! :grinning:

Como falei na resposta para o Ludicon. A principio minha intenção não é vender essa balança, mas sim fazer um contrato de comodata com a dona de casa.

Além de ter um alerta para dona de casa que o gás está acabando, a balança deverá enviar uma mensagem (talvez por sms) para o deposito informando que o gás do cliente x está acabando. Com essa informação um funcionário da distribuidora poderá ligar para a cliente x e combinar quando poderá ser feita a entrega.

Recentemente eu adquiri uma participação de uma distribuidora de gás. E analisando o mercado percebi que é muito difícil fidelizar os clientes, um mês o cliente compra de mim, já no outro compra do concorrente e assim vai.

Tendo essa balança na casa da pessoa acredito que será mais fácil faze-lá comprar comigo na próxima vez que precisar.

Me desculpem mas gostaria de dar minha humilde opinião.
Gostei da ideia do produto mas acho que antes de colocar qualquer ideia em prática vc deveria fazer uma pesquisa de mercado e também uma pesquisa viabilidade do produto para não acabar perdendo dinheiro.
Muitas ideias são boas mas muitas vezes simplesmente não dão certo e sabe o porque?
pq as pessoas simplesmente não se preocupam com esse tipo de coisa por caracterizarem como algo não prioritário no momento.
Por exemplo eu tenho armazenamento doméstico (reserva de comida para um ano) em casa e isso inclui ter no mínimo 2 un. de reservatórios de gás o que para mim não faria sentido ter um aparato desse e por isso digo que tem muita gente que tem 2 botijões de gás o que não justificaria um dispositivo desse. Como támbem trabalho na industria de óleo e gás um dispositivo desse vc tbm teria que ter cuidado em desenvolver algo ATMEX caso pretenda liberação pelo inmetro,
Att.

ATMEX= atmosfera explosiva

Incrivel eu estava com essa mesma ideia a um tempo atras. Amigo se quiser podemos fazer juntos esse projeto.

Desconhecia sobre essa fita. Vou pesquisar sobre ela.
Obrigado!

skullcrusher777, obrigado pelas observações.
Acredito que você não seja o publico para esse tipo de produto.

Como eu já estou no mercado de gás, já constatei que sim, existe pessoas como você que não vão precisar desse tipo produto.

Entretanto, existe um outro publico que não possui botijões reservas em casa. Ficando a mercê da sorte para o gás não acabar em um momento não propicio.

Obrigado!

Sugestão: vc pode simplesmente monitorar a pressão do gás, assim não há problemas com botijões de diferentes taras. Já vi um projeto semelhante para monitorar pressão de água, assim o usuário toma as devidas precauções (racionamento ) quando a água acaba e evita de descobrir somente quando sua caixa d’água secar.

Da pra monitorar o fluxo do gás e obter uma medida de m3 usados.

Varia sim, lembrando que PV=nRT… isolando …P=n.R.T/V … conforme o gás vai sendo consumido (“n” na fórmula, a pressão vai caindo para manter a igualdade da equação). Conforme a pressão cai o volume de líquido vai diminuindo, ou seja a maior parte da massa do GLP.

@rogerbsp, como o Ludicon disse a pressão vai estagnar ate encher todo o recipiente, dai volta a subir quando voce estiver tentando comprimir o liquido.

Da uma olhada nao pagina 7 e 8 deste pdf
http://www.diversifiedcpc.com/PDF/intro.pdf

tem com, porem nao seria facil medir a temperatura de condessamento do liquido , e com isso obter a quantidade de gas vs gas liquido. mas não seria pratico. O peso ou o volume em m3 , seria a melhor escolha. Deve também ter como medir a capacitância do tanque e /ou a velocidade de um onda ultrassom ou parecido, e chegar em um valor.

Um botijão dito “vazio” comporta 1atm de pressão, por isso ele não engole chama - conforme me ensinaram na academia, na parte de socorrismo. Prefiro ciência, não li nada a respeito. Pensei em um projeto assim com um sensor de pressão diferencial hidráulico. Pode ser melhor que a balança, justamente porque com o tempo as células de carga viciam.

concordo com o @Ludicon, uma mola meio que resolve.

E já agora, é uma pena não vender estes medidores de gás, não faz ideia do problema que é encontrar um produto decente. Sou membro de uma comunidade dacha, e estou sempre a ouvir queixas sobre os contadores de gás.