Pessoal, tenho mais uma dúvida, vou usar o rele shield para controlar lampadas, ar condicionado e etc, porém, eu vi que o maior é de 16 canais. Eu precisaria, para ter tranquilidade, mais ou menos 25 portas, eu posso conecctar 2 rele shield de 16 portas em um arduino mega? Como eu faço isso? Eu tentei pesquisar em todos os lugares mas não consegui encontrar uma explicação sobre isso.
Obrigado Thomaz, eu fiquei com dúvida foi na relação a placa de alimentação, porque no arduino só tem um 5V, por isso fiquei na dúvida, mas descobri agora também que a placa tem sua propria alimentação de energia neh?
@poslednik você pretende controlar cada item de forma isolada a partir de uma central “centralizada”?
Sei que é uma prática comum, mas creio que dependendo do número de cômodos da casa e distancias dos mesmos até a central a fiação será um tanto quanto complexa. Não sei se seria interessante você adotar alguns atuadores remotos via rede elétrica (procure por PLC).
Com relação a fonte deixe o dimensionamento dela para o final do projeto porque a sua capacidade (potencia e tensões envolvidas) vai depender de tudo que pretender alimentar e ainda deixar uma folga para possíveis expansões.
Ola @WagnerB a minha intenção era fazer uma unidade controladora para tudo, mas caso encontre bastante complexidade desta forma e ver que terei problemas com a fiação, posso fazer de forma “separada” vou pesquisar por PLC.
Agora a minha grande dor de cabeça está em como fazer para utilizar o rele shield e o interruptor ao mesmo tempo de forma paralela.
Quando o relé não estiver sendo acionado (em estado de repouso) pela sua controladora, o interruptor acende e apaga a luz normalmente através de um dos polos (1a e 2a).
Quando for necessário acender a lampada pela controladora (em princípio a lâmpada está apagada e o interruptor vai estar na posição 1a e 1b) a controladora aciona o relé mudando a posição de NF para NA. Com o acionamento a lâmpada acende e se for necessário apaga-la, muda-se o interruptor para a posição 2a e 2b.
Quando parar de acionar o relé voltando para a posição NF e dependendo da posição do interruptor, a lampada pode vir a ficar acesa, mas ainda sendo controlada pelo interruptor.
Creio que seria isso o que esta pensando, mas devem existem outras formas melhores. Isto é só um exemplo para você ir desencucando o restante do projeto.
Não sei se complica muito, mas talvez seja interessante colocar um LED no espelho do interruptor para sinalizar se o relé está acionado ou não, ao menos na fase de testes. Isto vai te facilitar a identificar se existe algum problema.
@WagnerB Perfeito!! Era isso q eu precisava, eu não estava encontrando uma logica para o funcionamento e até pensei em deixar sem interruptor rsrsrs… Mas desta forma fica muito boa, vou fazer um testes. Mais uma vez obrigado pelo tempo despendido.
Também estou com um projeto de automação em andamento.
No meu caso, vou usar sensores de presença(infravermelho) de alarme para acionar lâmpadas quando detectar algum movimento. Também vou usar fotoresistores para medir a intensidade da luz e acionar as lâmpadas apenas quando necessário.
No caso dos interruptores, estive pensando em usar interruptores manuais de três posições(liga, desliga e automático) para as lâmpadas, e integrá-los com o arduino.
A ideia é usar o mesmo sistema também como central de alarme. Quando o alarme estiver desligado, ele apenas controla a iluminação, e quando estiver ligado pode disparar uma sirene e enviar alertas por celular/internet.
Já tenho boa parte do código pronta e faço a comunicação do Arduino com o Raspberry Pi através da porta serial. No Raspberry Pi tenho uma aplicação rodando em nodejs e uma página web para monitorar o estado dos sensores. O Arduino está interligado com o Raspberry Pi, mas não depende deste para o funcionamento básico.
Pretendo postar o projeto no http://garagem.fazedores.com/ quando estiver pronto, mas posso ir compartilhando algumas partes do código que já estão funcionais se alguém precisar.
@poslednik se você for usar o Raspberry Pi pra fazer a interface da coisa, fica mais fácil ainda, porque você pode colocar algum tipo de autenticação e, pra fazer os bloqueios, você pode usar o CSF (ConfigServer Security and Firewall) e, através dele, você pode fazer também bloqueio/liberação através de IP ou DNS Dinâmico.
Aqui em casa eu uso um RPi2 pra ligar meu computador remotamente e, também no RPi2, tenho servidores SSH, FTP, Web e estou providenciando um OpenVPN também. Pra coisa não ficar muito de “pernas abertas”, eu instalei o CSF e, em princípio, deixei uma faixa da rede interna liberada e tudo da rede externa bloqueado. Pra eu poder acessar de fora, eu preciso atualizar meu IP no No-ip (tenho um aplicativo no celular pra fazer isso) e, no CSF, eu coloco esse meu nome do No-ip pra acesso liberado e o RPi2 fica verificando de 5 em 5 minutos por mudanças no IP. Então, quando estou em casa, o No-ip vai apontar para o meu próprio IP e quando eu estiver na rua, atualizo ele pra mudar pro meu IP da rede em que estiver. Depois da mudança existe uma “janela” de até 5 minutos até que o CSF no RPi2 atualize e libere meu acesso
Não sei se ficou muito confuso… mas no fim das contas é bem tranquilo fazer isso
A propósito… o CSF bloqueia automaticamente após X tentativas de acesso com senha errada ou também bloqueia quem tentar fazer portscan no IP. Uso ele até nos servidores que gerencio internet afora…
Olá, boa noite. Estou inciando um projeto de automação residencial na faculdade, com ajuda de alguns tutoriais e de ajuda, eu consegui montar uma página, com index de loguin e início onde fica um layout de botões para os acionamentos via web. Bom, queria pedir ajudar a vocês pois eu não tenho conhecimento ainda de como fazer isso funcionar no arduino, ou seja. Não sei como fazer o meu ethernet shield se comunicar com a página que ficará inicialmente na minha rede local, e receber os sinais dos botões e enviar em forma de comandos para o arduino acionar os pinos determinados para aquelas ligações. Para que quando eu clique em " Ligar lâmpada do quarto " o meu arduino acione o pino correspondente aquela lâmpada. Já fiz alguns pequenos projetos para aprender mais sobre o arduino, ligar motores, leds, sinais, ler sensores etc. Porém não faço nenhuma ideia de como eu faço ele se comunicar com a minha página recebendo e enviando dados para ela mediante o acionamento dos botões da página. Desde já eu agradeço a todos !
Olá @poslednik, legau a sua idéia, desculpe por estar respondendo um pouco tarde hehe… quase 1 ano depois do seu primeiro post. hehe…
Assim, o meu projeto inicial de controle das lampadas que estou a desenvolver aqui em casa é facil. Tudo será ligado perante a minha Raspberru Pi 2 Model B, que tanto irá ligar as lampadas via interface web como pelos interruptores normais, mas esses interruptores vão ser modificados para ficarem iguais aos de campainha, estilo PUSH DOWN. Que cada interruptor será conectado a uma GPIO da RPi, e ela irá mandar um comando via rede para uma placa que se comunica com um modulo de 16 relés. Segue o LINK Módulo de Rede para os relés, e da LINK 16 Relés . Qualquer dúvida entre em contato. Blza,.,.
Para quem esta procurando equipamento para automação residencial, etc.
Verifiquem este produto de um fabricante nacional, o pessoal de lá manda muito bem, este é o link de uma placa deles, mas há muitas outras Módulo ESP8266, caso entrem no site deles, vá até a seção Wireless, tem um monte de coisa bacana, é um módulo mais interessante que o outro.
Módulos ESP, com Transmissor/Receptor 433Mhz muito interessante, vale a pena conferir.
Pessoalmente gosto dos módulos ESP devido ao tamanho reduzido eles não deixaram para trás, os módulos deles inclusive é para caber em uma caixa de passagem de 4x2 polegadas.
O interessante deste módulo é que ele possui entrada para pulsador, aqueles tipo campainha/minuteria, desta forma você consegue controlar a lâmpada no caso remotamente e localmente. Como o sinal de entrada é nível DC você ainda economiza na fiação da instalação elétrica, eu por exemplo usei cabo “manga” basicamente mesma bitola de um cabo de rede mas flexível.
Adquiri este módulo deles para automatizar uma lâmpada em minha residência e estou muito satisfeito, em breve irie adquirir mais.
Olá @Adauto, esse módulo é legal… Mas o meu único receio é o Relé superaquecer dentro da caixa 4x2, por isso a minha idéia de usar um módulo com todos os relés que precisarei num lugar aonde eu possa fazer uma refrigeração.
Sou novo por aqui no forum e em todo o lance de automação etc. Eu tenho uma dúvida muito grande em relação ao projeto final:
Todos os tutoriais na internet mostram como ligar uma lâmpada via arduino mas para aí. Pensando em um projeto de automação onde o arduino e o módulo de reles deve ficar idealmente? Próximo ao quadro de força ou individualmente em cada ambiente, por exemplo?
entendi. Bom a princípio eu queria automatizar as lâmpadas do meu apt. Minha dúvida é se eu coloco o arduino na ligação do interruptor. Imagino que não seja uma boa prática pq dessa forma eu acabaria tendo que colocar um arduino em cada ponto de luz. Se de alguma forma eu conseguisse centralizar isso numa “central” com um módulo com alguns reles, acho que ficaria melhor. Detalhe que sou programador só, to me aventurando em automação e robótica agora rs.