Discussão teórica sobre a criação de interruptor para automação em instalações pré existentes

Outra dica.
Faça produtos compactiveis com Apple quem realmente vai comprar esse tipo de coisa tem Apple quem tem bala na agulha não usa android, no condominio que moro td mundo que tem automação em casa é com produtos compactiveis com apple e normalmente gastaram em torno de 15 a 25 mil com automação…

Dica de extrema importância!

que isso vai ficar no quadro? pensei que queria colocar nos quartos

Não mesmo Arnold, o Vinicius é q não percebeu isso, vou montar o item para uso no-wire.
Mas vc tem que concordar que aquele quadro CA dele está bem montado.

O meu dispositivo vai ficar dentro de uma caixa 4x2’ (típica caixa de passagem de sistemas elétricos no Brasil).É possível que eu já desenvolva o mesmo com um interruptor acoplado e que ele tenha desenho que se adapte ao padrão de (espelho) elétrico mais comum no mercado nacional.
Á própria Sonoff tem um produto com design bem inspirador, porém com o mesmo problema já citado. (pesquise “Sonoff touch”).

Lembrando que da mesma forma que os existentes no mercado, o dispositivo virá com o ESP- 01 (exemplo) que é um controlador programável (e pode ser resetado e reprogramado conforme a necessidade de segurança do sistema envolvido), que virá de fábrica com um sistema que permitirá a rápida configuração de ponto através de app.

O dispositivo virá pré configurado para agir como uma máquina na rede, com um link que acionará o relé, uso o exemplo do celular por ser o mais fácil de entender, mas ele pode ser configurado para ser utilizado com qualquer tecnologia de automação (como o Amazon Echo por exemplo), com a utilização de Central de Automação ou não, em rede própria ou compartilhada (wifi residencial), tudo depende do sistema utilizado pelo instalador.

Mas repito, a idéia de programação é que ao instalar e acionar o produto ele comece a operar já pre-configurado como StandAlone e com uma interface de acionamento direta (através de app com wifi direct ou na rede local).

Entendi. Bem vai ser um mega investimento. Mas se você está confiante na tecnologia, e tem como bancar vai fundo. Já viu se existe patentes disso?

Estou na Espacenet nesse momento!
Tenho só umas 339 patentes para analisar!

  1. Cara, eu acho que vocês estão complicando um tanto.

Se você quer fazer com que o interruptor tradicional e o smart funcionem em paralelo bastar ligar ambos em paralelo ao invés de em série, é a diferença de um wire-or pr’um wire-and.
Claro que a lâmpada só desligará caso ambos estejam desligados, não vejo muito problema nisso.

  1. Você pode também usar bateria, existem diversas mcus que rodam diretamente em tensão de bateria, de cabeça me vem o AVR da série BV (battery voltage), apenas tenha em mente que bateria são componentes químicos e portanto ao longo do tempo você terá invariavelmente que substituir-las, assim como você acabará por requerer que a lâmpada passe X tempo ligado por dia pra evitar descarga…

Acaba sendo um ponto de falha inevitável caso não se queira passar um cabo adicional, será que não seria mais interessante oferecer a opção de passar um condutor bem fino?

  1. Crazy scheme

Se você quer uma idéia louca, podemos usar um zener+resistor (o popular regulador de tensão tabajara) no interruptor, ao invés de deixarmos o canal em alta impedância quando em off ele passa a receber algo como 5v/20mA, tensão a qual é insuficiente pra acender a lâmpada, mas suficiente pra manter um (super?)capacitor carregado, assim o circuito da mcu permanece energizado ad eternum. Como só deve haver a lâmpada na malha pós-interruptor acredito que não teremos surpresas.

1 curtida

Rapaz é isso que estou querendo , vou estudar mais a respeito.

Mas tá aí mais um produto no mercado.

Esse é a bateria (dura 3 meses segundo o fabricante), me pergunto porque não uma bateria embutida recarregável?

@Jean_Carlos_Almeida ,

Minha opinião segue que realisticamente acho que sua ideia no fator conveniência vs inconveniência nao esta clara , ainda nao vejo o niche dela.

A ideia do artigo que você postou e bem different do que estava descrevendo. Sim ,usa bateria so que nao liga na forca da casa pra recarregar. mas o apelo e zero instalação.

Nesse caso se for ter algo pelo lado de fora, porque nao usar o soquete wifi pra lampadas, e tomada wifi pra parede? Nesses eu vejo vantagem, eu que mudo de casa a cada 2 anos acho legal.

Se for pra embutir igual você quer fazer, ainda acho quer ligar ao neutro que vai esta presente em um lugar próximo ainda facilita muito a vida

Eu acho que fundamentalmente não resolve nem um problema nem diminui o custo.

E esse aparelho que usa um servo pra desligar existe parecido desde 2015, quando surgiu um kick starter de um porta que destravava usando um servo.

Vou tentar responder tudo mas na ordem inversa dos seus questionamentos, pela complexidade da resposta.

Eu gostei do produto porque ele me deu uma boa esperança, pois seu um robô que aciona um servo usa uma bateria que tem uma duração de até 90 dias um ESP- 01 COM um relé em standby vai ter uma autonomia dentro do esperado!

Mas sim não é nada novo (2015) mas assim como os outros projetos não foi feita a união do sistema de bateria com carregamento direto.

E cara o neutro pode estar perto mas não é de fácil acesso, normalmente ele está no teto da casa.

Agora vamos para mais complicada, me digam vcs que fazem a instalação da automação.
Em uma edificação já existente o projeto depende da modificação da instalação elétrica em toda edificação, mais a instalação da rede lógica, além dos materiais e equipamentos específicos (centrais, controladoras reles, sensores, etc.) eu estimo,por experiência em orçamentos de obras, que neste caso o custo dos materiais envolvidos não fica muito longe dos 30%. ISSO SEM CONTAR O DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA, que na minha opinião ainda é subvalorizado visto que um bom programa vale mais que 500 arduinos fazendo nada.

Mas assim sendo, quanto do serviço de automação fica facilitado pela inserção de um produto que reduz o serviço de instalação a ZERO (elétrica e de logica)?

É esse meu ponto, tenho que desenvolver algo que seja viável a ponto de compensar a não realização do serviço de remodelação de rede

E quanto a trocar de casa eu tbm retiro meu chuveiro eletrônico com pressurização e minha torneira com filtro da cozinha quando me mudo.

@Jean_Carlos_Almeida dá uma olhada no post a seguir e vê se isto pode te ajudar.

Pelo que entendi o uso de um interruptor bipolar instalado em conjunto com o Relé (que tem que ser reversível) elimina a necessidade de subir mais um fio. Vão ser usados o Neutro e o Retorno somente pra lâmpada.

Só não esqueça de quando ficar rico de ajudar aos amigos do forum, :smile: :smile: :smile:

Boa sorte e abraços.

Wagner já tinha lido o post sim mas se vc reparar o esquema só mostra o relé e não a controladora… a controladora (arduino ou outro sistema ) tem q estar alimentada independentemente.

Vou é continuar pobre por muito tempo - o que os amigos disseram acima a cerca de certificação é certo - pense num troço CARO!

Por isso vemos tão poucos desenvolvedores de hardware, se ainda não foi feito é porque não compensa economicamente - porque se fosse alguém já teria comercializado!

@Jean_Carlos_Almeida, sim.

O esquema que desenhei contempla somente o Relé, que é controlado por um Arduino ou ESP e o interruptor que deverá ser adotado na solução. O resto fica por conta da imaginação de quem vai usar.

Normalmente em uma instalação elétrica residencial, pelo teto chegam o fase e o neutro e descem, o fase, o neutro e o retorno até a caixa do interruptor e se for o caso descem fase e neutro até uma caixa de tomada na sequência.

O retorno para no interruptor e o fase é ligado no interruptor. Na caixa da lâmpada o neutro é ligado a lâmpada. Portanto se a instalação for feita dessa forma, na caixa do interruptor vão existir os fios necessários a sua aplicação/projeto.

Se não existir uma tomada logo abaixo do interruptor, pode ser que na caixa do interruptor só chegue o fase e o retorno e ai seria necessário passar um fio extra com o fase da instalação.

Creio ser muito raro os casos em que não desçam os 3 fios citados, mas a lei de Murphy deve ser respeitada, é clado. :wink:

Quanto a certificação é meio relativo. Se for elétrica um caminho menos oneroso é seguir as recomendações ABNT e realizar os ensaios necessários. Por vezes o INMETRO adota a certificação compulsória para determinados produtos, vide aparelhos eletrodomésticos. Nem todo produto tem exigência de certificação.

Em relação a ANATEL (para a transmissão de dados) creio que bastaria adquirir módulos ja certificados pelo fabricante ou fornecedor nacional. Isto poupa muito. Isso se for extremamente necessário. Eu ainda tenho dúvidas quanto a isto porque a regulamentação, em alguns casos é para o uso não próprio (prestando serviços a terceiros). Vale uma discussão boa sobre esse assunto.

E em relação ao desenvolvimento eu tenho uma teoria que seria a desindustrialização do país. E desenvolvemos pouco hardware porque é difícil e exige muito do profissional. Não é só formar. O profissional tem que ser resiliente e muito esforçado nesse país onde se cria a dificuldade pra se vender a facilidade.

No nosso Brasil só compensa se você produzir fora, sai muito mais barato e creio que o fato de não fazerem é que como todo “empresário” nacional o retorno tem que ser imediato e os lucros acima dos 40% o que não compensa mesmo produzir. É impossível.

Se fosse assim não teríamos tantos “gadgets” chineses por aqui e a preço de banana. Volume X rentabilidade.

Abraços.

1 curtida

O pessoal tem em dado ótimas idéias!

Infelizmente o neutro desce pela parede até o interruptor somente quando existe uma tomada, ou conjugada ou em caixa muito próxima.

Já analisei algo neste aspecto também (de fato viabiliza sim ).

AGORA

O problema é que não quero fazer isso só pra mim e sim para comercializar, nesse caso não escapo!

Mas vamos em frente até aparecer alguém que já tenha feito.

Realmente. Não sei se é pratica corriqueira. Em algumas obras que fiz isso era um padrão. Sempre abaixo do interruptor tinha uma tomada. Mas como garantir?

O que eu quis dizer é que quando você presta um serviço para um terceiro e não uma venda.

O que seriam dos controles remotos que usam 433MHz? Isso vale pra um monte de coisas. Já no caso da internet, o modem tem que ser certificado porque está associado a um serviço prestado por uma operadora (licenciada ou outorgada) pela ANATEL e o modem (WiFi ou não) é parte do serviço.

No seu caso, mesmo que você utilize o 2.4GHz isto não pressupõe uma certificação, porque além da frequência ser NÃO REGULADA, a irradiação seria dentro da casa do indivíduo e não para o meio exterior. Ai sim tem que ser certificado.

No mais, eu não vejo muitos empecilhos nesse seu projeto e se precisar de alguma consultoria nesse aspecto regulatório me avisa e ajudo no que for possível.

Abraços.

2 curtidas

Bem sem querer ser chato, ja existe. nao vende bem.

https://www.yoswit.com/2-wire-smart-light-switch.html

tem também o modelo -->Lutron Caseta Wireless
e ate uma empresa brasileira fazendo

tava ate bem fácil de achar escrevi " light switch wifi , no neutral wire, live only"
foi o terceiro resultado, google ta ai pra isso.
deve ter ainda mais modelos

1 curtida

Cara e eu pesquisei “no neutral” mas n achei.

O da Lutron inclusive tem um bom material de propaganda.

Agora não entendo porque não vende, entre pagar 120 num interruptor que precisa fazer a instalação do neutro e 160 num interruptor que não precisa eu n tenho dúvidas.

Porque tem escolha boa de 40 reais ,não e escolha entre 160 e 120. , E por 100 ou 80 reais você pega alguém pra instalar 20 interruptores. Na minha opinião e um péssimo custo beneficio. E se eu tenho tanto dinheiro que 160 e trocado, então não sou eu que vou instalar nada em casa.

Vou dar uma revivida nesse tópico que já está meio velho pq vi hoje que me lembrou dele:

A ITEAD/Sonoff lançou esse interruptor que é exatamente o que o amigo @Jean_Carlos_Almeida está descrevendo. Um Interruptor que funciona somente com os fios que descem para as caixas.

Sonoff T4EU1C no-neutral > https://www.itead.cc/sonoff-t4eu1c-wi-fi-smart-single-wire-wall-switch.html

O canal texto em negritoSuperHouser do Youtube fez um review bem detalhado do funcionamento dessa maravilha, incluindo uma análise do circuito e como ele funciona. Recomendo a todos a assistirem:

Pelo que eu vi, ele só não funciona 100% com lampadas eletronicas, dai precisa colocar um “banco de capacitor” no bocal da lampada para impedir que ela fique tremulando.

Esse pessoal da ITEAD aparentemente ouve bastante o publico ou anda bastante em foruns de IoT na internet. Recentemente eu estava a um tempo desenvolvendo um rele IoT estilo o sonoff só que com caracteristicas que faltavam no Sonoff Original:
1 - Entrada para interruptor convencional.
2 - Facilidade de subir meu código.
3 - facilidade de usar interruptores em paralelo convencionais.

Fiquei uns dois meses fazendo um protótipo que funcionou e programando um código baseado em Interrupt pra ler o estado do interruptor e comunicar com o broker Mqtt… E quando eu já estava quase 100% finalizando eles lançaram os Sonoff Mini… com essas exatas caracteristicas por 8U$… https://www.itead.cc/sonoff-mini.html

Confesso que dá uma mistura de raiva com animação de pegar um desses… Aqui no BR tá por uns R$95 obviamente pelo custo Brasil.

Nem me fala que eu já sofri com isso em 1985 fizemos um taximetro que na verdade era um computador Z80 embarcado e só passei 4 anos tentando registro e certificação… a empresa faliu de tanta despesa :disappointed_relieved: