Automação residencial sem fio com Arduino + Raspberry PI

O RF do Raspberry??? Se for o WiFi e Bluetooth, eis o processo:

De quebra voce ainda transforma ele em um beacon, para fazer telemetria. No meu post mais atual estou mostrando em um video, é muito legal.

Não seria uma solução usar uma ponte retificadora?
Ex. http://www.huinfinito.com.br/diodos/855-diodo-ponte-retificadora-1000v-4a.html

Esse tópico está bem interessante. Voltando de longa viagem agora, espero voltar aos estudos para a automação daqui de casa.

Assim que fizer algo eu posto, mas estou considerando seriamente um Raspberry PI3 para cérebro da instalação.

Até o momento tenho tido sucesso colocando ESPs8266 em wifi, na minha rede, e fazendo testes de acesso e controle de lâmpadas.

1 curtida

Só para falar da placa nova que pretendo usar agora… junto com o OpenHAB:

1 curtida

@jalf o link do video que você postou está quebrado.

EPA… atualizado! Acho que esta ok agora.

Ola,

estou iniciando um projeto de automação na minha casa com Openhab (quebrando a cabeça na verdade!).

Tenho inúmeras dúvidas, mas @jalf se eu entendi bem, com esse modulo ESP8266 eu posso ter vários tipos de outros modulos/componentes trabalhando via WIFI certo?
Sem SIM, não é necessário usar a porta GPIO do Raspberry PI certo?
Sem SIM, não preciso utilizar um Raspberry certo?

Recomenda algum curso ou leitura para iniciante?

Obrigado!

Você não precisa usar o raspberry para acionar as cargas, mas vai precisar dele para ser o “servidor” do OpenHab se quiser. Você pode deixar o servidor rodando em um PC comum, mas um RPi 3 roda tranquilamente.
Nenhuma leitura em especial, tem muita coisa na internet, basta ir lendo e fazendo :slight_smile:

Blz, @jalf!

Obrigado pela resposta, encontro sim muita coisa na internet, em alguns sites alguém usou uma API em PHP, em outro alguém usou PYTHON, e por ai vai…

Você indica alguma linguagem como foco?

Mais uma coisa, estou fazendo minhas experiências/aprendendo com a versão 1.8.3 do OpenHab, será que não é melhor partir para a versão 2.0?

Vlw!

Quanto a linguagem de programação, a melhor é a que você já sabe [:blush:] Se não sabe nenhuma, Python é um bom começo. Fuja de PHP que é coisa do século passado.

Quanto a versão 2.0, não sei. Vi que tem algumas mudanças importantes, mas acho que primeiro é botar para funcionar (com qualquer versão) e como vc vai cometer erros, pode pensar em algo melhor já usando a versão 2.0 (que espero que seja liberada em breve).

Olá galera, sou novo no tópico e leigo no assunto, gostaria de saber se é possível controlar interruptores wifi com o raspberry pi 3 b.
Vi um projeto no YouTube onde um camarada controla toda a casa usando o Siri do iPhone.
Pesquisando na internet descobri q instalando o siriproxy é possível fazer com q o iPhone controle o raspberry pi 3 através do comando de voz (Siri) e creio q assim ele envie comandos aos módulos wifi Esp8266 para realizar as atividades.
Minha dúvida é, com o raspberry pi 3 eu consigo controlar interruptores wifi como por exemplo o Livolo ou o Broadlink ?
Isso facilitaria muito a automação residencial e como o raspberry trabalha com wifi eu acho q seria possível sim.
Se puderem me ajudar eu agradeço. :pray:t3::pray:t3: