[DUVIDA] Quando usar capacitores? e por que?. Experimento motor DC

Como sou iniciante no assunto, algumas dúvidas são constantes, entre elas é o motivo de usar um capacitor. Estava seguindo alguns tutoriais de um kit que comprei, para fazer funcionar um motor dc com uma mosfet. Na construção do tutorial ele recomendou o uso da bateria de 9v para alimentar o arduino e a saida Vin alimenta o motor dc. A bateria (VIN) estava ligada a um Capacitor que estava ligado a um regulador de 5v LM7805 e consequentemente a um capacitor de ceramica e seguia outros jumpers.

Eis que vem minhas dúvidas:

1 - nesse processo por que o uso do capacitor?
2 - em que ele vai influenciar?
3 - Se eu remover os capacitores e o regulador de tensão e ligar na USB do arduino que tbm tem 5v, não alimentaria do mesmo jeito?
4 - Tendo em vista que na usb ele fornece uma tensão de 5v e corrente de 500 mA e a bateria de 9v fornece uma corrente de 565 mAh, por que a bateria é mais indicada que a USB?

Novamente, perguntas iniciantes que muitas vezes me fazem “travar” na evolução do meu testes.

O capacitor é como se fosse uma pequena bateria, mas diferente da bateria que usa química para armazenar energia, o capacitor armazena energia através de um campo eletromagnético (eletroestáticamente) que carrega e descarrega várias vezes num curto espaço de tempo.

O uso do capacitor vai prevenir flutuações na alimentação do motor, quando o motor começar a drenar demais e muito rápido, é provável que o circuito não consiga prover o necessário nesse espaço de tempo e o capacitor entra em ação corrigindo essa flutuação com a energia que ele já tem armazenada.

Sobre o restante das questões, eu vou deixar pra alguém mais capacitado e com tempo, porque tem alguns detalhes desse processo que, se fosse eu, não faria desse jeito, por exemplo, o Arduino já tem circuitos reguladores, independente do Arduino ser ligado através de uma fonte ou através de USB, cada porta do Arduino irá prover 5V e 20mA.