CNC Caseira imprecisa

Tudo bem pessoal? Sou novo por aqui e quero compartilhar com vocês alguns problemas que tenho enfrentado ao longo destes últimos meses.
A cerca de um ano atrás eu resolvi fazer uma CNC de baixo custo com trilho de gaveta e barra roscada com porca. Funcionou, mas não do jeito que eu queria. Mudei o projeto afim de aumentar a área útil, mas ficou uma merda. Joguei tudo fora (menos a parte eletro/eletrônica) e comecei um projeto novo: perfil de alumínio 30x30, rolamentos 608ZZ e mancais foram adotados. Logo no desenho no SketchUp percebi a quantidade de alumínio, rolamentos e parafusos seria absurdo e resolvi dar uma enxugada. Comprei guias lineares para os eixos X e Z, e no Y mantive os rolamentos. Funcionou! Depois de muito trabalho adaptando isso e aquilo, deu certo.
Mas como eu estou tomado pelo vírus da CNC, quis fazer diversas melhorias nela. Resumindo, hoje ela está basicamente assim:

Porém, depois de muito tempo e dinheiro investido, estou com alguns problemas de precisão. Comprei fusos trapezoidais achando que ia ganhar precisão e velocidade. Uma decepção. Minha solução anterior com barra roscada de 1/2 com castanha de nylon era muito melhor! Aí adquiri castanhas anti-folga. Melhorou muito, mas continuo com imprecisões nas medidas dos cortes.
Uma peça de 110x57mm fica aproximadamente 109,8x56,1mm e um recorte de 10mm de diâmetro fica um pouco maior.

Talvez eu tenha apertado o sistema anti-folga demais? Os fusos não são a melhor alternativa em termos de precisão, depois do fuso de esfera? Ou a correia GT2 é melhor?

Características da minha CNC:

• Estrutura da base em perfil 30x30mm (área útil aprox. 300x400mm);
  • Estrutura eixo X, Y, Z em MDF 15mm;
  • Guias lineares 12mm nos eixos X,Y e Z;
  • Pillow Blocks 12mm;
  • Fusos trapezoidais 8mm com castanha anti-folga nos 3 eixos;
  • Motores NEMA 17 3,5Kg/cm (x3);
  • Arduino UNO + CNC Shield + 3 A4988;
  • Fonte 12V 10A;
  • Dremel 3000 ou Makita M9100.

Obrigado se puderem me ajudar com essas dúvidas.

Muito obrigado e abraços a todos.

Em poucas palavras isso é um problema de conjunto. São vários fatores que somados a precisão se acaba perdendo.
Resumindo por isso que um centro de usinagem custa 400 mil e uma cnc caseira bem menos. Não adianta esperar muito da sua cnc caseira, esses décimos de precisão é o resultado de um conjunto de baixo custo. A precisão custa desde drives, estrutura fundida, servo motores e não motores de passo e etc…

Olá, parabéns pela sua jornada com a CNC. Como o @skullcrusher777 falou acima, esse erro pode ser devido a falta de rigidez da CNC. O que você pode fazer agora é:

1. Adicionar encoderes de posição no motor e implementar um controlador na firmware(acredito que isso melhorá muito!);
  2. Melhorar a estrutura para aumentar a rigidez, adicionando alumínio a qualquer parte feita em madeira, por exemplo.

Espero ter ajudado. Deixe a gente saber do seu progresso.
Abraço

Vlw Espectro e Skullcrusher pelas opiniões.

Estou ajustando alguns pontos que identifiquei como possíveis folgas e futuramente adicionando um motor no eixo Y com correia GT2.

2

Vamos ver os resultados, Abs a todos.

1 curtida

Olá! Temos máquinas CNC para diversas formas de atuação, da uma conferida :
http://www.eurostec.com.br/maquinas-cnc

Temos valores atrativos! Contate-nos!
Abraço

Além de ajustar todas as partes, eliminando possíveis folgas… faz o seguinte diminui a velocidade de corte pois pode estar muito alta para seus motores NEMA17 de 3.5Kgf que são bem fracos para uma CNC e podem estar perdendo passo… depois usa minha calculadora para fazer a calibragem fina da CNC.