CNC Router com estrutura em MDF

Olá pessoa, a alguns meses estou me dedicando a construção da minha CNC e gostaria de compartilhar o andamento do projeto com vcs. Quem sabe pode ser útil para quem deseja construir a sua …

Minha ideia é montar a estrutura de MDF, pra sentir como que ela se comporta (e ver se vou conseguir fazer ela funcionar direitinho) e depois evoluir para uma estrutura melhor …

Segue o projeto feito no sketchup.
http://www.cantodamadeira.com.br/wp-content/uploads/2014/10/Projeto-CNC-400x400.png

Estou com a base dela pronta … conforme abaixo
http://www.cantodamadeira.com.br/wp-content/uploads/2014/10/cnc13-400x400.jpg

Detalhes da execução do projeto estão no link

Conforme o projeto for evoluindo, posto aqui :wink:

Espero que gostem e qualquer duvida ou sugestão, será bem vindo!

3 curtidas

Seja bem-vindo @jlunge eu ia dizer que, pelo que tenho pesquisado por aí antes de iniciar o meu projeto próprio, MDF não seria uma boa escolha para a estrutura, mas depois que vi o teu site percebi que você tem mais bagagem para definir isso que eu! :slight_smile: Parabéns pela iniciativa, estarei acompanhando.

1 curtida

Obrigado @sksdutra.

Então, como é meu primeiro projeto e nunca trabalhei nem tive qualquer contato com CNC, optei por fazer em MDF pelo custo, porém já adquiri a eletrônica, rolamentos, fusos, etc com a intensão de fazer ela em algum outro material. Essa primeira versão seria mais para sentir como é trabalhar com uma CNC … e confesso que estou aprendendo muito!

Consegui concluir o pórtico do eixo Y. Vou preparar as fotos e posto assim que concluir :wink:

Abraço.

1 curtida

Beleza, quando estiver concluída, relate como é a experiência ao longo do tempo, pois pela internet vejo todo tipo de comentário negativo em relação à estrutura com o MDF, desde umidade a deformações no pórtico devido a atrito e etc.

Olá pessoal,

Seguindo com o projeto, consegui concluir o pórtico do eixo Y.

http://www.cantodamadeira.com.br/wp-content/uploads/2014/10/cnc76-400x400.jpg

Mais detalhes da construção no link

Abraço.

2 curtidas

Amigo Fazedor. Seu projeto está fantástico. Preciso, robusto e profissional. Estou no mesmo caminho já há algum tempo mas tenho trabalhado apenas com os meus recursos, simplórios é verdade mas, em certos aspectos são bastante eficientes. Não fiz projeto algum, foi tudo partindo de sucatas, pedaços de mdf e a parte eletrônica fiquei com o arduino, controladoras DVR8825 e motores nema 23 com 9,9 kg. A eletrônica está ótima mas estou ainda trabalhando na estrutura, estou sofrendo com minha ignorância absoluta. Sou autodidata, na verdade sou advogado e meus conhecimentos profissionais não me ajudam em nada. É um desafio. Eu parti de uma simples gaveta com trilhos telescópicos, os eixos, acredite, são puxadores de armários pré fabricados, fazem bem o trabalho… Estou documentando cada passo, peça usada, sua origem e preço e quando estiver pronto vou compartilhar com vocês. Por enquanto veja as duas fotos que retratam o início e o momento em que estou. Os outors detalhes, vou postando aos poucos…

Eu comecei aqui tudo o mais foi tendo essa referencia…

.
Agora trabalho no eixo Z e estou sofrendo mas indo adiante…

Observe que meu projeto está ridículo quando comparado ao capricho e a sua notável experiência em mdf. Parabéns pela montagem. Estou acompanhando o seu progresso e, quando chegar o meu momento, compartillho meus resultados com todos os detalhes! Abraço!

2 curtidas

Olá @Leandro_Modesto_Rodr, fico feliz que tenha gostado do projeto …

Tb não sou profissional não… estou muito longe disso! hehehehe! Apenas um curioso e “metido” a fazer as coisas :smile:
Uma coisa é certa, é um aprendizado e tando e isso que é muito legal.

Parabéns pelo seu projeto, esta muito bom. Ainda mais quando se trata de aproveitamento de material … muito legal mesmo! :wink:

Sua oficina pelo visto tb é bem equipada hein?! Parabéns …

Assim que puder, compartilhe o seu projeto!

Grande abraço.

@jlunge, obrigado pelo estímulo. É mesmo um grande processo de aprendizagem. Estou improvisando coisas que eu sei que mais tarde vão se desgastar e vão me forçar a “profissionalizar” um pouco mais o projeto. Onde você comprou os eixos e aquela peça que corre sobre ele (não sei o nome…)?? Qual o nome da peça que faz a tração dos eixos quando conectada ao fuso? Veja o que aprontei na foto abaixo, funciona mas acho que vou precisar de uma coisa mais forte e mais apropriada, o que você usou? Qual o nome?

Veja, eu peguei um pedaço de ferro e soldei uma porca a ele, bem alinhada com a passagem do fuso. Uma vez fixada na placa de mdf, ela traciona o carro de eixo x. Acho que você deve ter usado uma coisa melhor, pode me dar uma dica?

Abraço!

1 curtida

Olá @Leandro_Modesto_Rodr,

Os eixos comprei no mercado livre, e os rolamentos lineares pillow block, que correm sobre o eixo, comprei na China :slight_smile: junto com os motores de passo, drivers e a placa controladora!
A peça que faz a tração dos eixos chama-se castanha, comprei junto com os eixos e fusos também no ML.

Para prender os fusos na estrutura, utilizei mancais conforme abaixo.
http://www.cantodamadeira.com.br/wp-content/uploads/2014/10/cnc75-400x400.jpg

Da forma que vc utilizou acredito que fique bom tb. Eu utilizei as castanhas que são presas na estrutura e tem o mesmo efeito da forma que fez.

Caso tenha mais alguma dúvida que eu possa ajudar, fique a vontade :wink:

Breve postarei detalhes da parte eletrônica que já está encaminhada tb …

Abraço.

1 curtida

@jlunge, obrigado. Não sabia os nomes corretos e, portanto, não consegui sequer cotar preços. A única coisa que pude comprar, porque descobri o nome, foram os mancais. Agora, na medida em que for precisando, vou cotando e comprando o que for necessário. Por hora, continuo tocando o projeto com os recursos domésticos. Vamos nos falando, na medida que os projetos forem avançando. Agradeço a cordialidade e o pronto atendimento às minhas perguntas, se eu puder ajudar em algo, estou à disposição.

Olá Pessoal,

Consegui finalizar mais uma parte do projeto … Carrinhos do eixo X e Z.

http://www.cantodamadeira.com.br/wp-content/uploads/2014/10/cnc100-400x400.jpg

Mais detalhes em Carrinhos do eixo X e Z

Espero que gostem.
Abraço.

1 curtida

@jlunge, boa noite! Seu projeto está fantástico, estou acompanhando suas postagens. Muito legal!

O meu projeto continua a passos curtos, dá uma olhada no monstrinho que eu criei.

Ainda está sem vida mas estou trabalhando nisso… A parte eletrônica, eu acho, devo concluir até dezembro, quando as ultimas peças chegarem.

2 curtidas

Olá @Leandro_Modesto_Rodr, obrigado pelo apoio! :wink:

Bacana seu projeto … esta evoluindo tb! Muito legal.

Já estou com a eletrônica instalada (só não consegui bater umas fotos ainda). Já consigo movimentar ela em todos os sentidos mas estou apanhando ainda pra desenhar algo nela!
Estou usando o Mach3. Até consegui gerar um G Code pelo artcam e carregar no Mach3, porém ela seguiu fora de “rumo”.
Quero ver se amanha consigo tirar um tempinho pra tentar zerar ela e ajustar isso! Vamos ver … :smile:

Abraço.

Buenas Pessoal,

E assim se fez a Serragem!!! :slight_smile:

É com grande alegria que apresento a vcs meu mais novo brinquedinho em operação …

http://www.cantodamadeira.com.br/wp-content/uploads/2014/10/DSCN0862-400x400.jpg

Aqui a eletrônica utilizada e meu sofisticado painel, hehehehe!
http://www.cantodamadeira.com.br/wp-content/uploads/2014/10/DSCN0867-400x400.jpg

Mais detalhes em cantodamadeira.com.br

Espero que gostem.
Abraços.

3 curtidas

Show de bola pessoal!

Parabéns @jlunge ficou muito bacana o teu projeto! Espero ver mais trabalhos feitos com ele quando estiver melhor calibrado.

Enfim, adquiri 3 motores de passo NEMA 23 com 9.9Kgfcm e estou aguardando chegar 4 guias lineares e 2 fusos trapezoidais e creio que agora eu vá em frente com a proposta de montar a minha CNC.

Como o meu projeto é menor, pois eu quero apenas fazer minhas placas de circuito impresso e nada mais, os fusos e guias tem 8mm de diâmetro e 250mm de comprimento, o objetivo é que a máquina tenha 250mm x 250mm XY. Eu espero que esses 8mm sejam suficientes para suportar a estrutura que estou pensando.

Minhas questões atuais são…

Esses fusos que você está utilizando as pontas já são usinadas, mas acho que os que eu comprei não tem as pontas usinadas, então como o diâmetro da ponta do motor de passo é de 6mm e a ponta do fuso (não usinada) é de 8mm, acopladores de 6,35mm x 8mm resolvem a transmissão?

Os mancais dos fusos também seriam 8mm?

Comecei pensando em fazer com o pórtico móvel, mas como a minha máquina será pequena, estou resolvendo deixar o pórtico fixo e movimentar somente a mesa, assim, as guias lineares não vão precisar suportar todo o peso do pórtico, pois como já disse, eles tem 8mm x 250mm, e talvez isso resolva minha preocupação com estrutura. Minha preocupação agora é quanto à altura do pórtico. Qual seria a altura ideal para um 250mm x 250mm?

Meus motores precisam de 5V/2A para funcionamento, estou pensando em comprar 3 drivers do tipo EasyDriver ou similar para fazer um chain, pois achei o preço dessa controladora bem salgado, sem contar que cada um dos drivers também custam caro, mas creio que sejam uma solução bem mais profissional do que ficar gravando em AVR.

@sksdutra, as barras tendo 250mm, a área útil será menor que estes 250mm. Desconsidere o tamanho de cada rolamento linear, mais a distância entre eles, por barra.

Para microusinagens, como PCB, eliminar o backlash é imprescindível. Pesquise pelo termo. Você pode usar duas castanhas por fuso, e dar uma garga nelas, i.e., apertando uma contra a outra, até chegar num ponto legal entre folga/força.

Barras de 8mm são muito fracas, mas suficiente para usinar PCB, desde que não tenha uma estrutura pesada apoiada nelas. Pensando nisto, vá de mesa móvel.

Sendo a mesa móvel, para obter a melhor relação entre área de trabalho, para os tamanhos das guias, deixe os rolamentos lineares fixos. Quem irá se movimentar será a mesa, com os eixos fixos a ela, e não a mesa com os rolamentos fixos a ela.

Veja a foto abaixo. No meu eixo X eu fiz dessa forma como lhe recomendo que faça, por ter eixos curtos. O meu Y não, ou seja, as guias são fixas, e os rolamentos que se deslocam.

https://scontent-a-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-xap1/t31.0-8/10669156_718568544884561_8802821355040082321_o.jpg

Por sim, acha-se facilmente acoplador flexível 1/4" x 8mm, bem como mancais 8mm.

Também se acha mancal 8mm, baratinho. Pesquise por KFL08 ou FL08.

Olá @Jeferson_Simoes eu queria ter uma área de 200mm x 200mm, pensando nisso foi que optei por peças 50mm maiores, pois eu desconfiava que haveria alguma perda.

Bom, irei dar uma estudada sobre backslash e como minimizá-lo no futuro, pois se o padrão que venho observando de envios da China para o Brazil, durante o ano inteiro se repetir, eu desconfio que a minha máquina estará pronta na primeira metade de 2015 (só espero que essas peças críticas como fusos e guias não venham com alguma torção). Sobre essa questão destes apertos, é algo que vou ter que ver na prática mesmo, quando do ato da montagem.

Eu iria fazer com pórtico móvel, mas justamente devido ao diâmetro das guias e fusos decidi que seria uma opção mais sensata o pórtico fixo, para que as guias não entortassem com o peso da estrutura do pórtico.

Bom, essa parte eu não entendi bem, pois não sei o que são esses rolamentos lineares, desculpe a ignorância, estes seriam os mesmos pillow blocks? Pensei em fixar a mesa com 4 pillow blocks, 2 por guia linear espaçados por 125mm.

Beleza, eu acho que vou até comprar por aqui devido a prazo e não a preço, por serem relativamente “baratos” (entenda-se que dá para suportar)… minha dúvida mesmo era se eu precisaria destes acopladores específicos, pois estava na dúvida se eu precisaria comprar com certa folga.

Ainda sobre o pórtico, qual seria a altura ideal para este projeto? Eu também pensei em fazer o pórtico fixo em uma peça apenas para dar mais rigidez à estrutura, mas com a desvantagem de não ter a mobilidade de separar o pórtico da base (mas na realidade não vou precisar), é mais ou menos essa minha idéia do pórtico em 1 peça:

Beleza ou seria uma besteira fazer desse jeito?

Em termos de altura, quanto MENOR, Melhor. Se for só PCB, se tiver um curso de 60mm é mais que o suficiente para trocar as fresas.

Sim, rolamentos lineares também são chamados de pillow block, erroneamente. Pillow Block seria traduzido por suporte/apoio. Muitos lugares também chamam de pillow block os mancais.

Rolamento Linear é o nome correto. Pillow Block neste caso é o suporte em alumínio onde o rolamento linear está inserido, que pode ser fechado, ou como na minha máquina, aberto. Sendo aberto, você pode apoiar o eixo retificado, como na minha, que apoiei em cantoneiras de alumínio.

Pode colocar uns 100mm de perda. Sobre os Pillows/Rolamentos lineares, fixo VS móvel, assim como as perdas, veja (vermelho eixo X, azul eixo Y):

Entendi! Acho que dá pra conviver com ~150mm de área, apesar de ser pego de surpresa com uma perda tão acentuada, deveria ter comprado de 300mm de comprimento, mas agora já foi! :slight_smile: