Muito show a máquina @rafaelvc. Pode me falar quais parâmetro você tem usado para cortar alumínio, e foram feitos com a tupia? Ela é 30k rpm correto?
Eu gosto muito dos componentes da OpenBuilds, mas o problema está nos custos =/
Ainda são muito acima do que eu gostaria para uma máquina de baixo custo, quando colocamos na conta os impostos.
Uma dica que possa ser útil… eu pelo menos quero desenvolver algo em cima disto. Para montar um sistema linear de baixíssimo custo, mas sem descer tanto às guias telescópicas de gaveta.
Comprei da China esse pacote de rolamentos V. Foram cerca de uns U$11, o pacote com 20! Faz muito tempo, então nem lembro o vendedor ou nome do rolamento. Mais tarde eu procuro.
Eles ficaram encostados um bom tempo, pois quando tirei o primeiro do pacote a excentricidade era enorme. Por teimosia, peguei o pacote novamente esta semana, e constatei que apenas dois vieram com tamanha excentricidade. Talvez com o tempo, comprando mais, podemos determinar um percentual médio dos que vem bons rss.
Agora, preciso encontrar um perfil legal em aço para apoiá-lo. As guias Dual V da OBR seriam ideais, se constatado que os rolamentos são minimamente razoáveis. No entanto elas custam caro. Se alguém tiver uma fonte de guias em aço, sem têmpera, e baratas, me avise!
O lado negativo é o diâmetro interno deste pequenino, apenas 4mm. Mas irá aguentar uma fresadorinha para PCI com muita folga. Ou podemos usá-los para desenvolver carros de 3d printers. Com certeza um sistema de rolamento V fica mais justo e preciso que rolamentos lineares com eixos retificados, além de menor ruído.
Devem ser de aço SV - sem vergonha.
O desafio está em encontrar um trilho de dureza e geometria adequada, e bom acabamento, num custo ridiculamente baixo. Como devem ser de aço SV, os trilhos não precisam ser tops, com têmpera.
Algo como nesse rascunho ficaria legal. Se a barra de aço tiver pelo menos 4mm ou 5mm, para uma máquina pequena, a barra sequer precisaria de apoio transversal. Seria fixa apenas nas pontas (uma ponte).

Pode-se usar um tupo/perfil quadrado, com faces em 45 graus em relação à horizontal. No entanto, nesta disposição o plate que segura os rolamentos ficariam mais distantes do centro do trilho, obrigando o uso de parafusos mais compridos, caindo no problema de o parafuso ter de ser de apenas 4mm de diâmetro. Quanto mais curto, melhor.
Outra opção é usar alumínio extrudado mesmo, pois garante-se uma boa geometria e acabamento. Como são baratos (perfil L ou quadrado por exemplo, em 45 graus), se a máquina for construída pensando na fácil troca deste perfil, ele entra na categoria de mais um componente consumível. Somente após eu testar para sabermos, mas prevejo que possa garantir uma durabilidade de pelo menos um mês dos trilhos em alumínio, usando razoavelmente bem a máquina. Se montada em MDF, talvez não necessite de espaçadores excêntricos (reduzindo mais custos) para parte dos rolamentos, que seriam usados para ajustar a distância e retirar folgas. Eles só fariam sentidos em um sistema com boa estabilidade dimensional, o que não será o caso com o uso de perfis de alumínio (associados à rodas em aço).
Prevejo usinar a plate de mdf que irá apoiar os rolamentos de forma que o carro entre no trilho já na pressão. Rapidamente irá marcar os trilhos, se forem em alumínio, mas após essa marcação inicial, garante-se uma boa estabilidade dimensional por um tempo. Tempo este que, o usuário já terá usufruído da máquina para aprendizado, e poderá partir para algo mais caro. Ou apenas faça a troca do perfil de alumínio, e que pode ser inclusive para um em aço posteriormente. Em todo caso, a troca deste perfil representa menos modificações se comparadas a construir uma máquina com guias de gavetas, e depois reconstruí-la com outro sistema.
Após falar tudo isso, espero que deixou um pouco de entendimento para alguns sobre a questão de materiais. Rodas de aço não devem ser usadas em trilhos em alumínio. A grosso modo, o material do trilho deve ser mais duro que da roda. É mais barato trocar rodas a trocar trilhos, a menos que possamos usar algo ridiculamente barato como trilho, e que o projeto prevê a fácil troca dele.
A OpenBuilds possui rodas de aço, mas usá-las nos perfis V-Slot iria estragá-los em poucos minutos de uso!
Eles lançaram novas rodas sólidas, em policarbonato (transparente) que serão as rodas que irei encomendar daqui pra frente, e são as que eu recomendo que vocês comprem.