CNC Router com estrutura em MDF

@Jeferson_Simoes

Que tipo de perfil utilizou como mesa para sua CNC?

Abraços.

Na foto acima, a mesa preta, são dois perfis 20x80.

Mas a Alucek possui perfis próprios para tampo de mesa. Se não me engano, 15x130.

@Jeferson_Simoes, estou com drivers A4988 que trabalha com até 2A. Oq pode acontecer se eu utilizar um motor de passo de 2,8A por exemplo?! Posso queimar o driver ou apenas perco torque no motor?!

Se alguém puder me orientar, agradeço!
Abraço.

Apenas perde torque. Mas dependendo de onde você mora e o calor que estiver aí, o 4988 mal deve alcançar 1,8A com boa refrigeração.

Você já comprou o motor?

Busque um motor de 8 fios. Assim pode fazer testes com ligação bipolar paralelo ou bipolar série.

Eu gosto muito deste aqui: http://www.neoyama.com.br/produtos/motores/motor-de-passo/motor-de-passo-nema-23-torque-1000-kgf-cm-corrente-140-a/

Dá uma olhada no datasheet dele (aba Anexos no site)

Neste site dá pra estimar a rotação máxima que os motores de passo atingem com torque útil. É relacionado à sua impedância, corrente e tensão de alimentação do driver.
http://www.daycounter.com/Calculators/Stepper-Motor-Calculator.phtml

Eu sempre preferi usar os DRV8825 por suportarem até 45V. Então uso fontes chaveadas de 36V ou 48V, tanto faz. Assim ajusto qquer das fontes para 40V através do ajuste fino delas.

Com 40V, ligação bipolar série do motor que te passei, o motor precisa de apenas 1A. A alta tensão garante uma queda menor do torque em maiores rotações, e os drivers e motores ficam bem frios.

1 curtida

Obrigado @Jeferson_Simoes,

Não comprei os motores para esse novo projeto ainda.
Cheguei a cotar os motores da Neoyama (vi que vc fala sobre ele em outro tópico), porém esse de 10kgf eles não tem em estoque e é bem provável não venderem mais (não sei pq).

Então se eu conseguir uma tensão de alimentação do drive maior, mesmo com uma amperagem menor eu consigo um ajuste melhor de torque do motor?

Desculpe minha ignorância, mas é que estou dando uma estudada melhor nessa questão de alimentação, amperagem, torque, ligaçao, etc … montei a minha CNC seguindo uma “receita” e agora chegou a hora de entender realmente como as coisas funcionam :smile:

Agradeço sua ajuda @Jeferson_Simoes
Abraço.

Olá Jlunge!

Gostei muito do seu projeto e gostaria de adquirir algumas informações com vc e o pessoal do fórum, pois quero construir um cnc router de 5 eixos, mas não sei nem por onde começar…
Se puder me dar algum conselho será muito bem vindo, e parabéns pelo trabalho!

leandro como conseguise fazer a torre movel com corrediças?