O problema é que moro em São Luís do Maranhão e aqui, nas lojas de ferramentas e(ou) similares os vendedores não sabem diferenciar uma barra roscada de um fuso trapezoidal (na verdade, não tem isso por aqui) e, sendo assim, é difícil para mim usinar, acho que vou ter que colocar o fuso com rosca e tudo devido a essa limitação.
Esse é um detalhes que decidirei ano que vem… Estou aprendendo a utilizar algumas ferramentas de CAD para o Linux (pois nunca trabalhei com isso especificamente), pois o Sketchup e outras ferramentas clássicas de CAD não tem para S.O. baseado no kernel do Linux (sempre haverá o wine, mas você sabe, é uma gambi e pode acabar dando algum problema), como é pra ir do começo, atualmente estou dando uma olhadinha no FreeCAD e começando a fazer algumas gracinhas com ele.
Eu moro em um apartamento e, essa parte de serrar, cortar, martelar eu não posso fazer por aqui, então eu terei que pagar para alguma empresa fazer para mim, pesquisando achei a WEcut que faz cortes em jato d’água e, estou ponderando sobre qual material utilizar… Estou pensando em Alumínio 10mm de espessura, mas acho que pode ficar muito pesado.
Tem outros materiais que eles cortam que estou analisando como Aço Inox e Poliacetal, eu gostei bastante da descrição do Poliacetal mas nunca vi (toquei) nada feito com isso para me decidir… Sei que alguém fez uns cortes com eles para uma CNC de alumínio maior que a minha e saiu ~R$300,00.
Vou postar quando tiver algo palpável para ser visto por agora só tenho os motores mesmo, os comprei para dizer assim pro meu subconsciente: “Agora você já começou, termine!”, essa é uma forma para que eu me coloque a fazer, se eu não começar, eu nunca faço.
Mas minha previsão é lá para o ano que vem, pois as coisas da China estão demorando 3 a 4 meses para chegar, só não esqueço mesmo porque eu marco em aplicativo, caso contrário até me espantaria quando alguma coisa chegasse.
Comprados:
3 motores de passo 23KM-C051-07V 9.9kgfcm da Minibea; Recebido
3 fusos trapezoidais 8mm de diâmetro e 250mm de comprimento; Recebido
4 eixos retificados 8mm de diâmetro e 250mm de comprimento.
Próxima compra:
Conjunto de 3 drivers EasyDriver 4.4 (para testar logo os motores).