CNC Router com estrutura em MDF

Olá @sksdutra, que bom que vai dar certo para iniciar seu projeto! :wink:

Quanto as suas questões, acredito que nosso amigo @Jeferson_Simoes já tenha sanado.
Apenas para constar:

Meus fusos são de 14mm e usinei para 8mm. Com isso utilizo acopladores de 6,35mm x 8mm conforme mencionou. No seu caso como os fusos já são de 8mm, acredito que ficaria melhor vc usinar para tirar a rosca (pelo menos foi oq me indicaram a fazer). Vc poderia estar usando um de 4mm X 6,35mm.

Exato, meus mancais tb são de 8mm.

Quanto a altura do Eixo Z, assim como o @Jeferson_Simoes comentou, acredito que uns 60mm ou 70mm estaria perfeito. Tendo em vista que vc vai utilizar apenas para PCB.

Que material vc vai utilizar na estrutura?

Se puder, poste o andamento do projeto para acompanharmos :wink:

Abraços.

O problema é que moro em São Luís do Maranhão e aqui, nas lojas de ferramentas e(ou) similares os vendedores não sabem diferenciar uma barra roscada de um fuso trapezoidal (na verdade, não tem isso por aqui) e, sendo assim, é difícil para mim usinar, acho que vou ter que colocar o fuso com rosca e tudo devido a essa limitação.

Esse é um detalhes que decidirei ano que vem… Estou aprendendo a utilizar algumas ferramentas de CAD para o Linux (pois nunca trabalhei com isso especificamente), pois o Sketchup e outras ferramentas clássicas de CAD não tem para S.O. baseado no kernel do Linux (sempre haverá o wine, mas você sabe, é uma gambi e pode acabar dando algum problema), como é pra ir do começo, atualmente estou dando uma olhadinha no FreeCAD e começando a fazer algumas gracinhas com ele.

Eu moro em um apartamento e, essa parte de serrar, cortar, martelar eu não posso fazer por aqui, então eu terei que pagar para alguma empresa fazer para mim, pesquisando achei a WEcut que faz cortes em jato d’água e, estou ponderando sobre qual material utilizar… Estou pensando em Alumínio 10mm de espessura, mas acho que pode ficar muito pesado.

Tem outros materiais que eles cortam que estou analisando como Aço Inox e Poliacetal, eu gostei bastante da descrição do Poliacetal mas nunca vi (toquei) nada feito com isso para me decidir… Sei que alguém fez uns cortes com eles para uma CNC de alumínio maior que a minha e saiu ~R$300,00.

Vou postar quando tiver algo palpável para ser visto :slight_smile: por agora só tenho os motores mesmo, os comprei para dizer assim pro meu subconsciente: “Agora você já começou, termine!”, essa é uma forma para que eu me coloque a fazer, se eu não começar, eu nunca faço.

Mas minha previsão é lá para o ano que vem, pois as coisas da China estão demorando 3 a 4 meses para chegar, só não esqueço mesmo porque eu marco em aplicativo, caso contrário até me espantaria quando alguma coisa chegasse.

Comprados:
3 motores de passo 23KM-C051-07V 9.9kgfcm da Minibea; Recebido
3 fusos trapezoidais 8mm de diâmetro e 250mm de comprimento; Recebido
4 eixos retificados 8mm de diâmetro e 250mm de comprimento.

Próxima compra:
Conjunto de 3 drivers EasyDriver 4.4 (para testar logo os motores).

Legal @sksdutra.

Vc já viu um material chamado tecnil (não sei se é assim)? Estive conversando com um amigo meu esse final de semana e ele me falou a respeito. Disse que é um material bem resistente e mais barato! Agora não sei se ficaria bom na estrutura ou não.
Pretendo fazer uma CNC menor para um amigo meu e quando chegar a hora, quero pesquisar melhor sobre esse tal de tecnil :smile:

Quanto a usar o wine vc tem razão, acho que nao seria uma soluçao ideial. Eu estou usando o windows mesmo com o Artcam e o mach3. Já estou conseguindo fazer algumas coisinhas simples…

Minhas coisas da China tb levaram 4 meses e pouco … a Placa Controladora até pensei que tinha perdido, pois não teve nenhuma atualização no rastreio. Mas no fim, chegou … hehehe

Ha, quanto aos fusos, eixos e castanha, comprei tudo no ML no mesmo fornecedor. Se interessar, posso te passar o link.

Qualquer coisa que puder ajudar, estamos ai :wink:

Abraço.

Nunca ouvi falar do tecnil até agora, mas pelo que vi, parece o poliacetal, na verdade, acho que ambos são bem parecidos com o polietileno ou devem ser da mesma família, acho que uma CNC feita com ele ficaria mais ou menos como a do Victor Trucco.

Eu comprei os fusos e eixos da China, eu só espero que não entortem :frowning: mas quero sim o contato do vendedor dessas peças, lá pelo dia 15/11 irei começar a fazer uma nova remessa de compras, já está resolvido a compra dos EasyDrivers 4.4 (ou apenas 1 para testes, não sei se serão uma boa solução pois eles aguentam 1.5A sem refrigeração e 2A com refrigeração), mas posso adicionar logo essas coisas de transmissão e montagem.

Bah, bem legal essa do Victor que vc mandou … acredito que seja isso mesmo!

Segue o Vendedor. O anuncio dos fusos não estão mais ativos, mas entre em contato com ele pra ver. Sei que ele conseguiu pra mim até os rolamentos e acopladores. Foi bem prestativo, um pouco enrolado na entrega, mas ocorreu tudo bem :smile:

Ontem comprei um EasyDriver tb pra testar com o Arduino. Assim que tiver um tempinho quero ver se faço alguns testes!

Abraço.

1 curtida

Me parece que alguns EasyDrivers chegam só a 0.75A, nesse caso preciso de um que chegue a 2A, por isso estou checando uma breakout da Pololu A4988 que, segundo o datasheet pode chegar a picos de 2.2A, mas a página informa que o normal é 1A e para 2A é necessário refrigeração, a mesma coisa para o Pololu DRV8825 que inicia com 1.5A e pode alcançar 2.2A com refrigeração, mas o datasheet informa um pico maior. De qualquer forma, são bem baratos.

Recebi os 3 fusos da China e comprei 3 Drivers DRV8825. A surpresa é que foi até rápido para os padrões… Faltam os eixos.

Maravilha @sksdutra … comprou os fusos e eixos da China tb?! legal … pode passar os links? Eu havia pesquisado no Ali mas achei meio caro em relação aos do Brasil e acabei comprando por aqui mesmo …

Tb compramos (eu e um amigo meu) drivers para montar uma CNC menor pra ele. Ele comprou EasyDriver e A4988 que devem estar chegando hoje … assim que der vamos testar pra ver!!

Estava meio parada com a minha em função de ter estragado minha Tupia xingling … e semana passada chegou a nova que comprei, conforme o tópico Tupia Makita RT0700C para CNC … eitha maquinha show! :smile:

Ontem consegui instalar a Tupia e usinar umas peças. Estou chegando numa precisão digamos que satisfatória pela estrutura (MDF)! Mas confesso que assim que der já pretendo ir mudando gradativamente a estrutura dela pois dependendo do percurso de usinagem, ela da uma balançadinha … principalmente em círculos! Mas ta valendo… vivente, aprendendo e melhorando … kakakaka

Abraço.

1 curtida

Comprei os eixos e fusos no Aliexpress:
Fusos: Comprei estesVendedor;
Eixos: Comprei estesVendedor (Não chegaram ainda, mas já passou sem taxa).

Eu vi a Tupia, mas aqui no trabalho o proxy não libera YouTube, quando chegar em casa dou uma olhadinha, estou pensando em um Spindle de 300W.

Sobre o EaasyDriver, eu acho que ele chega a 0.75A não é? Acho que não é suficiente para segurar um motor de passo, por isso não comprei, peguei o DRV8825, sugestão em algum tópico do @Jeferson_Simoes Comprei essa breakout no ML por 29 cada e o cara faz frete grátis se comprar 3 e ainda vem com dissipador de calor para botar no 2A mesmo, então saiu um bom preço pra comprar aqui.

Legal @sksdutra

Então, eu até pesquisei alguns spindle tb, mas preferi, neste momento, comprar a Tupia em função de gostar de Marcenaria tb … ai neste caso ela terá outras utilidades! Por isso tb gastei um pouco mais e já comprei esse modelo que tem alguns recursos a mais e acessórios.

Exato, o easy só chega a 0,75A, por isso logo em seguida já compramos o A4988 que tb é de 2A.

Vc ja definiu o tamanho da sua?!

Abraço.

Qual motor você vai usar @sksdutra?

Na nova máquina que construí estou usando este motor aqui:
http://www.neoyama.com.br/produtos/motores/motor-de-passo/motor-de-passo-nema-23-torque-1000-kgf-cm-corrente-140-a/

Em bipolar série ele puxa apenas 1A, então mantém o DRV8825 frio. Com 36V, consigo boas velocidades e torques.

E quanto vc pagou em cada motor Jeferson?

Abs.

Paulo Bubolz.

Meus eixos são de 250mm, queria uma máquina capaz de trabalhar uma área de 200mm, mas pelo que vi vou perder bem mais, porém, como a finalidade da máquina é estritamente usinar plaquinhas de circuito, essa perda não me preocupa, só acho que exagerei um tanto quando decidi usar motores muito fortes para tão pouco, podia usar coisas mais baratas para realizar o projeto… por isso, como já estou com motores de 9,9kg, não sei se vou usar um spindle de 300W, estou vendo opções, mas não há grande diferença de preço entre spindles de 100/200 e 300W…

Olá @Jeferson_Simoes, tenho 3 unidades do Custom 23KM-C051-07V da Minibea:

  • Voltagem do Motor: 4.0 V
  • Corrente: 2.0A
  • Resistência: 2.0 Ohm
  • Indutância: 4.4 mH
  • Holding Torque: 980 mNm min.
  • Dynamic Torque a 600pps: 869 mNm ref.
  • Eixo Cilíndrico com 6mm e comprimento de 23mm.

Fiação:

  • VERMELHO : +A
  • PRETO : A COM
  • AMARELO : -A
  • AZUL : +B
  • BRANCO : B COM
  • LARANJA : -B

Também tem uma adaptação para ele usar 8 fios, se necessário, está descrita no final deste artigo do Victor Trucco.

Nos primeiros 4, que estão na máquina, foi no antigo site/e-commerce para PF da neoyama, cerca R$ 110,00 cada.

Agora é vendido pela Robocore por R$ 139,00, mas consta fora de estoque no site, no entanto, eles devem ter sim, pois recebi esta semana mais 4 via PJ.

Ainda na Robocore tem os de 15kgcm pelos mesmo R$ 139,00, porém eles são de 2,1A em bipolar série. O show dos de 10kgcm que peguei é ser de apenas 1A em bipolar série.

Dá pra tirar mais torque desse motor se atentar a tabela de torque dele e escolher faixas adequadas de RPM para trabalhar.

Eles fizeram uma promoção na semana blackfriday, aí cada um dos 4 saiu por 75 + IPI e frete. No total saiu a 91,25 cada com IPI e frete pra PJ =]

Muitíssimo bem atendido pela amanda.rubia arroba neoyama.com.br

Cara, esse motor de 10Kgcm puxar 1A é show! Se já não tivesse comprado os meus, iria fazer um esforço pra pegar esses da Neoyama…

Bom! A boa notícia é que chegaram meus drivers DRV8825, certamente são breakouts clones da Pololu, porém, paguei 20 reais em cada, com frete grátis para 3 unidades, vieram bem rápido por carta registrada. São embalados e lacrados num saco antiestático e acompanham um dissipador.

Infelizmente o vendedor parecer ter aumentado o preço, mas vou confirmar, pois não lembro se paguei 20 ou 30 em cada, mas para quem estiver interessado, este é o anúncio.

Assim que me sobrar um tempo irei testá-los… Eu tenho apenas uma fonte universal aqui que gera 3/4.5/6/9/12V e até 1.8A, não sei se vai ser possível testar com ela, enfim, vou tentar pra ver no que dá…

O dissipador já vem instalado @sksdutra? Se não, como cola?

Olá @Jeferson_Simoes, o dissipador não vem instalado, mas acho que é só colocar pasta térmica que deve resolver, pelo menos imagino que seja.

O dissipador não é ideal, pois o drv8825 é retangular e o dissipador é quadrado, mas acho que não deve importar muito.

De qualquer forma vou testar, esses drivers são pra isso, pois já importei uma solução mais completa, então não tem problema eles espocarem.

Chegaram os eixos lineares… Infelizmente comprei 2 pares quando na verdade acho que vou precisar de 3 pares… Assim que sobrar tempo, irei postar as imagens do material que já possuo e o resultado dos testes com os motores. Próximo passo: Acopladores para transmissão e para motores, rolamentos lineares (pillow blocks) e creio que, por fim, deixarei o spindle. Se tudo correr bem, acho que estarei com todo o material em mãos antes do previsto e poderei começar a esboçar a estrutura para mandar para o corte.

Hoje comprei também uma parafusadeira/furadeira da DeWalt com torque de 25Nm, espero não precisar de outra tão cedo. A que tenho atualmente é só furadeira e o torque é de 6Nm, até a parede da casa dá uma surra nela.

Maravilha @sksdutra, vou ficar acompanhando!

Parabéns pela Parafusadeira nova … DeWalt é show de bola :wink:

Abraço.

1 curtida

Na verdade comprei hoje, ainda vai levar uns bons 10 dias pra chegar, mas vai ser bem útil!