Como abrir um drive de CD-Rom via Arduino?

Estou fazendo um projeto para a faculdade, uma parte dele se baseia em abrir e fechar o drive de CD velho do PC pelo Arduino, mas não tenho idéia de como fazer, titio Google também não me ajudou muito, alguem teria idéia de como fazer?

Caro @Darlei_Fernando_Zill ,

Você pode pensar numa maneira de acionar o botão do drive de cd-rom, ou seja algum dispositivo que faça a função do botão, exemplo, eu relé conectado no circuito do botão, que quando vc mande um comando para o arduino ( ex: envia 1 pelo serial monitor e o arduino fecha um relé, abrindo a gaveta, e vc envia 0 e abre o relé, fechando a gaveta), cara existem vários tutoriais na net, pesquise como acionar relé pelo arduino via serial no google, tem bastante coisa por lá, não se esqueça de comentar aqui no fórum o avanço do seu trabalho, ok.

Abraço.

1 curtida

http://singlevalve.web.fc2.com/Atapiduino/atapiduino.htm by Google :confused:

2 curtidas

pow sksdutra, muito bom esse link!! Darley era isso que queria?? se queria algo mais simples como somente abrir e fechar o drive, poderia “gatilhar” os contatos do motor de passo do drive a um driver p/ motor de passo conectado ao arduino.

Obrigado, como sugestão, eu diria para quem se interessar (não é meu caso), em utilizar um Arduino Mega (claro que o projeto precisará ser estudado e alterado) para não haver necessidade de usar expansores de porta, pois o único motivo pelo qual estão ali é porque o Arduino(ATMega328) não possui portas suficientes para conectar tudo.

Dei uma pesquisada mais a fundo, é só abrir e fechar mesmo jefferson, realmente com o uno nao daria muito certo sksdutra, vão faltar portas mesmo acredito que com o mega vai ser mais simples, a outra duvida que surgiu agora, o motor dos drives de CD são de passo certo? O jeito mais facil de controla-los seria com uma(varias) Ponte H ? (Detalhe que acho importante e não falei, são 4 drives inicialmente)

você pode usar um ci dedicado como o ULN2003, vai precisar de um para cada motor de passo. ele necessita de 4 pinos de controle do arduino. no caso necessitaria de 16 pinos para controle (MEGA).

http://forum.arduino.cc/index.php/topic,13711.0.html

então, andei fazendo umas pesquisas e encontrei um velho amigo o ULN2803 que controla até dois motores de passo (500mA).

da uma olhada nesse link: http://www.rogercom.com/pparalela/IntroMotorPasso.htm

É certeza que drives de CD antigos não funcionam com motor de passo e sim com motor dc, já os drives de DVD e Blu-ray tem motores de passo.

Consegui manipular o motor, demorei um pouco porque me faltaram componentes como a ponte h kkk
Aqui o video de uma parte bem crua do projeto, tem muito a ser feito ainda para acabar o protótipo…

1 curtida

esta usando que ci na ponte H?

Desculpa a ignorancia, não conheço ou sei o que seria “ci”

CI= circuito integrado. No caso das pontes H, temos o famoso L293D.

Cara, num é por nada não, mas esse motor do vídeo não é o da gaveta. Os drivers de cdrom tem 3 motores(os de desktop,pq os de notebook abrem de outra forma), 1 motor DC comum, com redução,para abrir a gaveta, 1 motor DC Brusheless(sem escovas) para rodar o cd e 1 motor de passo que move o leitor ótico do drive. No caso do seu vídeo vc está movendo o último, enquanto vc deveria mover o primeiro para abrir a gaveta, que tb é bem mais simples que mover esse aí.
Que seria esse motor aqui:
Que pelo que eu vi foi retirado do seu drive, que está só com a bandeja.

Uma informação, só pra acrescentar: Em drives antigos de cd-rom também se usava um motor DC comum, no lugar do brushless para rodar o disco.

Já sei!!! Você pode fazer um braço-robô no arduino para apertar o botão EJECT do seu CD-ROM para abrir e fechar a bandeja… :smiley: