Boa tarde, há uns 2 anos atrás automatizei a cortina do meu quarto usando um motor de vidro elétrico para carros (12V/5A), porém tal automatização foi completamente analógica, passei um chicote por cima do forro de gesso, e na ponta dele coloquei uma chave de 3 posições para a inversão de polaridade do motor. Como irei fazer uma reforma em meu quarto, estava querendo automatizar a cortina, só que agora digitalmente com o auxilio de um arduíno, ontem fiz um código onde ao pressionar um botão uma vez, o motor gira para um sentido durante 6 segundos (tempo necessário para que a cortina abra ou feixe totalmente)(irei deixar o código abaixo), porem encontrei um problema, a saída do arduíno não é 12V/5A e o motor não tem força para levantar a cortina, queria saber como posso controlar o motor pelo o arduíno, porem alimentar o motor de forma independente com uma fonte externa.
CÓDIGO DO PROJETO
#define porta1motor 2
#define porta2motor 3
#define botao A0
int rotacao = 0;
boolean executar = false;
void setup() {
pinMode( porta1motor, OUTPUT );
pinMode( porta2motor, OUTPUT );
pinMode( A0, INPUT_PULLUP );
}
void loop() {
int leitura = digitalRead( botao );
if (leitura == LOW ) {
delay(30);
if ( digitalRead( botao ) == leitura ) {
executar = true;
}
}
if ( executar){
executar = false;
if ( rotacao == 0 ) {
digitalWrite( porta1motor, HIGH );
digitalWrite( porta2motor, LOW );
delay(6000);
digitalWrite( porta1motor, LOW);
rotacao = 1;
} else{ //1
digitalWrite( porta1motor, LOW );
digitalWrite( porta2motor, HIGH );
delay(6000);
digitalWrite( porta1motor, HIGH );
rotacao = 0;
}
}
}
(os fios do motor serão ligados nas portas digitais 2 e 3, e o botão para acionamento será ligado na porta analógica 0 e no GND da placa).