Como calcular o ângulo de um PIR e qual câmera usar

Olá Pessoal

Como faço para calcular um ângulo de 100° Grau.Tenho uma escada(foto em anexo) e quero colocar um sensor de movimento PIR Hc-sr505 na lâmpada de emergência (está em verde no anexo)e o sensor tem ângulo de 100° Graus, como faço para ver se esses 100° pega toda a escada?

Outra dúvida, aqui no site, me ajudaram, pois eu queria que o ESP32-cam, filmasse meu pátio, me deram a idéia de comprar um Raspberry, e comprei um, Raspberry Pi 4 Modelo b, com 2Gb, quero fazer streaming caso perceba movimento, minha dúvida é a seguinte, qual câmera comprar? Pensei na que mostro aí embaixo, no anexo, porém tem de 130 Graus e 65 Graus. QUanto maior o grau, menor a área que a câmera pega e melhor a qualidade, e quanto
menor o grau, maior a área que a câmera pega e pior a qualidade, porém, para este pátio, qual seria melhor?
Uma de 130 Graus, pegaria todo o pátio(foto do pátio em anexo)? Ou a de 65Graus já pega todo o pátio? Tem como “medir” o quanto cada "grau"ou seja, 130 e/65 graus pega?

Esse cálculo não é difícil conhecendo a distância da câmera até a área desejada. Basta usar trigonometria básica.

Trigonometria básica? Então calcular a hipotenusa, seria isso?
Se for, acabei de calcular, a altura do prédio (da janela onde quero colocar a câmera até o chão) até o chão tem 8,88 metros e a largura do prédio (de onde fica a janela até o outro lado do pátio) é de 6,5 metros. E agora, o que faço?