Dicas para montar um monitoramento de segurança com o Raspberry

Olá pessoal!

Estou querendo montar um projeto open source (ou menor custo possível) para monitoramento/vigilância com câmeras unido ao raspberry, seguindo a ideia de IOT (internet das coisa) para que a assim seja possível o monitoramento remoto de qualquer lugar.

A principio quero iniciar o projeto de maneira bem básica, com somente uma câmera webcam monitorando algum comodo de casa, sendo possível acompanhar as filmagens via PC/notebook de uma rede externa (via internet).
Cheguei a fazer um pesquisada rápida, e descobri algumas ferramentas, como um programa chamado Motion (que roda em sistemas linux) e um sistema open source chamado Kerberos.io, que já é compatível com raspberry e é mais completo na questão de monitoramento, pois consiste em uma interface atrativa e focada para a questão de vigilância. Ambas ferramentas é possível monitorar as filmagens em tempo real por outros dispositivos (PC ou notebook) via browser (inserindo apenas o IP do raspberry), PORÉM esse acesso é limitado em apenas redes locais. O Kerberos.io até oferece a opção de você monitorar via rede externa, mas ai só é possível se aderir a um plano mensal que eles oferecem.

Bom, pra não estender este tópico, gostaria de alguns conselhos e indicações de outras ferramentas gratuitas com enfoque em monitoramento/vigilância em vídeo e que também dê a possibilidade de acessar as filmagens através de redes externas/distintas.
Todas as dicas são bem-vindas e ficarei muito agradecido com a ajuda. :slight_smile:

P.S.: Pretendo mais pra frente implementar no projeto a possibilidade de as gravações serem salvas também em armazenamento em nuvem. Então dicas de serviços em nuvens também são bem-vindas.

Ah, esqueci de citar no tópico que existe uma alternativa de estender esse tipo de acesso local para acessos em redes externas, mas ai é necessário fazer configurações no roteador local de forma a deixar aberta uma porta especifica e tals (ainda não sei direito como fazer). Pretendo usar essa alternativa em ultimo caso, pois vi que isso dá vulnerabilidade na minha rede e não é muito seguro.

Bom dia Lukas, por acaso seria um projecto que gostaria de desenvolver… A ideia que tinha seria programar o raspberry para que este operasse como um controlo de acessos e uma camara de video vigilancia. Relativamente ao software (“Front Office”) gostaria também de desenvolver. Já tens algo testado ou alguma ideia parecida com esta ? O protocolo a utilizar para a leitura de cartoes seria o Wigand.

Tem várias opções, é viável sim.


1 curtida

Olá, obrigado pelas dicas. Mas gostaria de saber se tbm com essas alternativas é possivel acessar as filmagens fora da rede local por outros dispositivos?