Como definir preço de impressão 3D?

Pessoal sou novo no ramo de impressão e estou com uma grande duvida, quanto cobrar?
Existe algum meio “padrão”? É cobrar pelo tempo, ou pelo peso, ou pelos dois?
Seria legal que existisse uma “tabela” para termos base de quanto cobrar.
Valeu pela ajuda!

Caro @caiopennas, acho que você precisa levar três fatores em consideração?

• Custo de Setup : aqui acredito que um valor fixo para cada impressão possa funcionar. É basicamente o custo de seu tempo (ou de um técnico) para preparar a impressão. Revisar arquivos, etc. Eu calcularia com base em sua hora de trabalho.
  • Custo de Máquina : aqui você vai colocar o custo das horas de trabalho de sua máquina (já considerando energia elétrica, etc). O ideal é fazer um conta de quanto sua máquina pode trabalhar e pensar em quanto tempo você quer depreciar seu investimento. Além disto é bom pensar em custos de manutenção e peças também.
  • Custo de Material : aqui vai o custo do material gasto na impressão. Ou seja, baseado no peso da peça pronta.

O ideal é você pensar bem e tentar simplificar esta fómula numa tabela de preços mais simples. Uma coisa que pode acontecer - mas não tenho um impressora ainda para saber - é existir uma forte correlação entre 2 e 3. Ou seja, o tempo de máquina ser meio linear com a quantidade de material gasto. Se isto acontecer você pode usar apenas um dos fatores em sua conta.

1 curtida

Valeu @mlemos, com certeza me ajudou muito!
Obrigado

Alguns lugares cobram em g pois é a mesma unidade pela qual você compra filamentos, então facilita o cálculo.
Como o tempo, desgaste e energia elétrica são “mais ou menos proporcionais”, aí você os desconsidera.
Outro lugares cobram em cm³, como o famoso 3dhubs. Eu acho um saco porque você tem que converter de acordo com a densidade do material, mas também dá certo.

A conta tem que ser simples, até para o cliente confiar que não será explorado e outros poderem verificar. Se começar a colocar pesos ou cálculos complicados, potenciais clientes não acreditarão em ti e deixarão de comprar.

3 curtidas

Massa @patola, valeu pela dicas!

1 curtida

Ola eu trabalho com uma impressora DWS no caso cobramos o ML da resina e não por horas trabalhada da impressor o valor normal de um ML custa 200 Reais, isso no caso da minha impressora espero ter ajudado.