Bom dia galera, sou novo no Arduino, e estou fazendo um projeto com tolerância a falhas, gostaria da ajuda dos veterano, como eu poderia detectar uma falha no Modulo, ambos usando portas analógicas, acho eu que teria como, através de questões de variações de volts…, Teria como ?e como eu poderia implementar ? (Tanto para o MQ2 quando para o LM35).
Muito Obrigado Mesmo…
Como detectar falha no modulo MQ2( gás fumaça) e no LM35 ( sensor de temperatura) com Arduino Uno R3
Bem queima 5 de cada observa como está o sinal após a queima. E programa pra uma mudança dessa. Caso queimar aberto então ou fechado os valores não vão estar dentro de o esperado histórico.
No caso da resistência do aquecedor do sensor de gas…
Caso queimar fechado ou aberto um sensor de corrente feito com um resistor shunt pode detectar.
Quanto ao lm35 a solução e ter 2 e comparar. Pode até deixar um resistor de baixo valor que esquenta um pouco do lado de um deles e ligar esse pino e ver se ele muda de valor de maneira esperada.
Na minha máquina de ração eu tenho redundância programadas pra detectar falhas eu uso um outro mcu pra medir temperaturas de operação e sinal via optoacopladores, assim se falhar um sistema eu solto a ração com outro mecanismo que derrete um fio de nylon com um pequeno fio nicrome , soltando o fundo do resepiente de ração ,deixando a vontade ,e o cachorro não morre de fome.
Boa tarde pessoal, já queimei vários, o problema é que no caso do sensor LM35 ( usei um código para pegar a temperatura) se apresentar qualquer erro a temperatura fica em 0, o problema é: e se usado em um local onde a temperatura esteja em zero irá interpretar como falha do dispositivo, aí só consegui resolver se o polo positivo está sem energia, já o polo analogico e o polo negativo não, se caso o dispositivo pare de funcionar ele emite o valor de 0 temperatura, tornando também inviavel devido ao ambiente em questão.
Já para o Módulo MQ2 consigo detectar quando está com defeito no polo positivo, pois ele saí geral da média de funcionamento, já quando o sinal analógico ou digital está com problemas ou o próprio modulo não consigo pois fica dentro do padrão do aparelho…
To quase arrancando os cabelos aqui…
Usa um valor fora do normal pra detectar falhas tipo 255. Ou faz uma comparação como te disse
Assim como no MQ2 como eu poderia identificar se ele não estiver com o polo negativo conectado, ou o mq2 parede de funcionar ? ou problemas na porta analogica ou digital ?
Essa é minha duvida, como implementar no código…
Muito obrigado mesmo pela atenção de todos os colegas…
int temperatura(){
float temp=0;
String temperatura;
// vai repetir 21 vezes para fins de deixar mais preciso o resultado pois ele tem uma variação de 0,41°C por leitura
for(int i=0;i<20;i++){
temp = temp +(float(analogRead(LM35)) * 5 / (1024)) / 0.01;
}
temp = temp/21;
if ( (temp < -56) || (temp > 156) ) { return temp;}
else{ return 255;}
}