Como ligar Nema23 9.9kgf/cm 23km-c051-07v + Arduino + Easydriver

Pessoal tudo bem.

Sou novo por aqui e vou montar minha primeira CNC.

Até agora comprei:

Nema23 9.9kgf/cm 23km-c051-07v
EasyDriver V44 A3967
Arduino UNO R3

Minha dúvida é como ligar os motores pois me parece que eles são unipolares(mas ouvi falar que podem ser ligados como umipolares de forma sequencial)?.

A outra dúvida é que fonte devo comprar para ligar tudo isso?

Ok

Agradeço a todos pela ajuda

Não entendi a pergunta da ligação, enquanto a fonte só multiplicar a quantidade de motores pela corrente de cada um e terá seu valor minimo ex: 5 motores (23km-c051-07v ) x 3.0A = 15A <- valor minimo da sua fonte, uma outra coisa é que acredito que esses seus driver não vão aguentar pelo que vi aqui eles nao aguentam nem 1A, confirma isso ai

Thomaz obrigado pela resposta vou verificar sobre os drivers e respondo.

1 curtida

@Thomaz_Barros verifiquei e realmente o driver tem o limite de 0.75 amper ou seja nem chega a 1. Você ou alguém poderia me indicar qual o driver indicado? Um driver que seja compatível com esse motor sendo ele unipolar.

Grato

Alessandro

Não recomendo nenhum =/, já vi um pessoal que faz gambiarra, mas nao vou nem falar… Deixo para uma alma bondosa que possa opinar… procura “driver cnc” no mercado livre que você acha mais opções

  1. Você precisa do datasheet desse motor. Peça ao vendedor.
    Ou estude a teoria de motores de passo e faça as medições com um multímetro para descobrir quais cores de fio formam cada bobina, e o fio do meio dessa bobina se for um motor de 6 fios.

Se for motor de 6 fios, poderá ligar como Unipolar, o que não é o caso com estes drivers, ou como Bipolar Série.

Em Bipolar Série a corrente para tocar este motor dentro das especificações padrões será menor que a corrente para tocar ele em Unipolar.

Se ele tiver 8 fios aí você poderá escolher entre Bipolar Série ou Bipolar Paralelo.

Fonte:
A corrente máxima do motor * quantidade de motores = corrente da fonte. Já terá boa margem de segurança, já que raramente todos os motores irão puxar a corrente máxima ao mesmo tempo.

Tensão da fonte, com drivers chopper assim, você poderá usar uma fonte de até:

Vmax = 32 * raiz (impedância)

Na maioria dos casos, será uma tensão muito maior que a suportada pelo driver.
Logo, escolha a fonte de maior tensão que o driver permitir.

Ex: A maioria desses drivers suportam até 35V. Pegue uma fonte de 24V, ou uma fonte chaveada com ajuste fino de 36V, e baixe ela para cerca de 30V.
Pegue os drivers DRV8825 que trabalham com até 45V, e poderá comprar uma fonte chaveada de 36V ou 48V, que ambas dá para ajustar para uma faixa de 40V a 42V.

Quanto maior a tensão, menor a perda de torque com o aumento da rotação.

Qual rotação VS torque você terá? E qual avanço que a máquina terá? Depende de diversos fatores. Sem o datasheet do motor de passo que contenha um gráfico de torque x rpm (ou pps) é impossível estimar valores teóricos.

Apenas especificação de torque de um motor de passo, sem gráficos, é um dado praticamente irrelevante! Exceto nos casos onde o que você precisa é torque para o motor parado / travado.

Na prática, à uma determinada velocidade de avanço em uma CNC com um determinado passo do fuso e relação de transmissão se houver, é comum termos uma máquina com mais força de avanço usando um motor de passo de 15kgfcm no padrão Nema 23, do que com um motor de passo no padrão Nema 34 de 100kgfcm. E a ligação do motor, se bipolar série ou bipolar paralelo também irá influenciar.

O torque dele parado é apenas uma pequena parte da equação.

@aletlima
Agora eu entendi a da ligação, de fato o unico jeito de você usar o 23km-c051-07v com o driver DRV8825(2,2A) é se você ligar bipolar serie (2,1A)
Como o jeferson lembrou tem que ver a eficiencia tbm e o que manda no torque é a corrente, se você quiser alta velocidade e torque entao terá que ter “alta” tensão também.
Na teoria você pode usar o driver que você quiser, mas o driver irá limitar sua corrente, logo irá limitar seu torque.

Olá, eu sou Márcio Taranto.
acesse meu canal no youtube projetando minha cnc, falo tudo sobre cnc, irei postar vídeos até a montagem final e uso da máquina.


Contato: mgtmaker@gmail.com

os motores são inipolares, mas também pode ser ligados como bipolar.
Aconselho comprar cnc shield e drivers DRV 8825 ou A 4988, são bem mais fáceis de instalar(são de encaixe) e configurar.