Computador construído com lixo eletrônico

Então galera já passou anos desde o meu último tópico (construção de um rele caseiro), desde então eu estou aprendendo muito sobre programação e hardware e nesse tópico eu vou apresentar minha ideia mais doida.

Por falta de informações sobre hardware em português especificamente sobre cpus eu procuro muita coisa em inglês na internet e eu vejo muitos projetos de computadores caseiros (construção da cpu mesmo, não utilizando processadores), eu queria muito construir um desses computadores mas isso é meio impraticável por conta do custo e tal.

Eu então comecei a olhar muita coisa do DEC pdp-8, realmente são um dos computadores mais interessantes que já existiram, e basicamente ele utiliza módulos lógicos. Esses módulos se chamam FlipChip e eles contem as portas logicas do computador implementadas em DTL(logica diodo transistor), e da forma que ele é montado torna muito fácil adicionar o retirar módulos.

Tive a ideia então de que se de alguma forma eu criar os módulos, posso interligar facilmente um ao outro, ficaria muito mais fácil construir um sistema gigante ou um único flip flop. Mas o problema ainda estava no custo, a forma mais bonita de fazer isso seria utilizando uma pcb para os módulos, mas se eu precisasse construir 200 módulos se tornaria muito caro.

O problema de custo não é só um problema que eu tenho, eu queria de alguma forma ajudar o ensino de computação no Brasil (ou o conhecimento dele), parece que tudo esta em um clubinho especial, e eu queria fazer tudo o mais simples o possível pra que todo mundo pudesse construir e a ideia seria utilizar lixo eletrônico pra isso (transistores, resistores, capacitores tudo tirado de tvs e rádios velhos), a ideia não é nova existe ate um computador feito com clipe de papel mais eu gostaria de dar uma modernada no projeto.