Controlar velocidade e sentido de rotação de motor DC 12V

Olá, pessoal!

Sou novato, dando os primeiros passos, e não sei o que usar para o seguinte projeto:
Tenho três motores DC de 12V. Um deles eu preciso controlar a velocidade de rotação, mas o sentido de rotação sempre será o mesmo. Para os outros dois motores vou precisar alternar o sentido de rotação, já a velocidade não necessita de controle.
Sei que meu Arduino UNO não é capaz de fornecer toda essa energia, então preciso de alimentação externa, e o problema é que não tenho ideia do que usar para integrar o circuito do Arduino com a alimentação dos motores de forma que eu possa fazer esse controle de rotação pela programação do Arduino.

Alguém poderia me auxiliar com isso?

Muito obrigado a todos.

Você precisa da chamada “ponte H”, na qual você fornece um sinal PWM para a velocidade e dois sinais lógicos para a direção.
Usei esta em um projeto e gostei muito:

Aqui os videos da aplicação dessa ponte:

https://www.youtube.com/watch?v=NocuqQ72BuQ (aos 3 minutos mostra o acionamento).

Também já usei este modelo em outro projeto:

Neste projeto:

Muito obrigado, Ludicon!

Fiquei com uma dúvida: Você disse que a ponte H realiza os dois controles (velocidade e sentido de rotação). Existe algo que forneça apenas um desses dois controles? Pergunto porque, no meu caso, o controle de velocidade será aplicado a apenas um motor, e o de sentido de rotação aos outros dois, e imagino que uma placa “menos poderosa” possa baratear o custo.

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda.

Existem pontes de corrente bem menor e bem mais baratas:

Se bem que eu nunca usei essa, e não posso dizer nada sobre ela.
Existem drivers tipo “liga-desliga”:

Eu sempre prefiro ter “opções” e potência de sobra para meus projetos (no meu caso, a coisa é profissional e não hobby).

Quando você precisar de ajuda, procure passar o máximo de informação possível. No seu caso, por exemplo, fica muito difícil te indicar algo “na medida” porque você não especificou a corrente ou potência dos motores (ou mesmo como eles serão usados, o que daria para ter uma idéia).
É possível acionar motores usando desde transistores BC548, ou o CI NE555, passando por relês e chegando aos FETs de 300A… isso depende do motor…

Mais uma vez, obrigado Ludicon.

Não forneci as especificações dos motores por que não as tenho. Ganhei eles de um amigo, eles não possuem etiqueta na carcaça com os dados, e tudo o que sei é que são de 12V e possuem caixa de redução que limitam a rotação a 300 RPM.

Quanto a “para quê serão usados”… bem, nada em específico. Como disse no início, sou novato nesse mundo. Como tenho à disposição, fazer as coisas funcionarem para aprender.

Mas fica aqui a lição aprendida, sempre que eu for postar algo, vou detalhar ao máximo.

Mesmo não sendo algo “na medida”, o que você me passou já forneceu um ótimo norte para a minha bússola. Vou pesquisar sobre pontes H pra entender o funcionamento e tentar identificar a que melhor se encaixa.

Mais uma vez, muitíssimo obrigado.

Para uso “genérico” eu te recomendaria o módulo L298 do link acima. Esses módulos geralmente são “fool proof”, protegidos contra curtos, superaquecimento, sobrecarga, etc.
E não há nada a agradecer, fórum é pra isso mesmo !!! :smiling_face_with_three_hearts:

Para controle de velocidade mantendo o sentido de giro: https://youtu.be/hIymTqp1rmU

Para fazer apenas a inversao no sentido de giro: sugiro utilizar dois reles com contato comum, normal aberto e normal fechado. Voce liga a alimentacao nas extremidades de cada rele e o comum do rele vai para os terminais do motor. Assim quando “eles” chavearem a mesma polaridade o motor fica parado, quando um lado ficar positivo em relacao ao outro o motor assumi um sentido de giro, do contrario o motor inverte a rotacao.