Sou novato, dando os primeiros passos, e não sei o que usar para o seguinte projeto:
Tenho três motores DC de 12V. Um deles eu preciso controlar a velocidade de rotação, mas o sentido de rotação sempre será o mesmo. Para os outros dois motores vou precisar alternar o sentido de rotação, já a velocidade não necessita de controle.
Sei que meu Arduino UNO não é capaz de fornecer toda essa energia, então preciso de alimentação externa, e o problema é que não tenho ideia do que usar para integrar o circuito do Arduino com a alimentação dos motores de forma que eu possa fazer esse controle de rotação pela programação do Arduino.
Fiquei com uma dúvida: Você disse que a ponte H realiza os dois controles (velocidade e sentido de rotação). Existe algo que forneça apenas um desses dois controles? Pergunto porque, no meu caso, o controle de velocidade será aplicado a apenas um motor, e o de sentido de rotação aos outros dois, e imagino que uma placa “menos poderosa” possa baratear o custo.
Não forneci as especificações dos motores por que não as tenho. Ganhei eles de um amigo, eles não possuem etiqueta na carcaça com os dados, e tudo o que sei é que são de 12V e possuem caixa de redução que limitam a rotação a 300 RPM.
Quanto a “para quê serão usados”… bem, nada em específico. Como disse no início, sou novato nesse mundo. Como tenho à disposição, fazer as coisas funcionarem para aprender.
Mas fica aqui a lição aprendida, sempre que eu for postar algo, vou detalhar ao máximo.
Mesmo não sendo algo “na medida”, o que você me passou já forneceu um ótimo norte para a minha bússola. Vou pesquisar sobre pontes H pra entender o funcionamento e tentar identificar a que melhor se encaixa.
Para fazer apenas a inversao no sentido de giro: sugiro utilizar dois reles com contato comum, normal aberto e normal fechado. Voce liga a alimentacao nas extremidades de cada rele e o comum do rele vai para os terminais do motor. Assim quando “eles” chavearem a mesma polaridade o motor fica parado, quando um lado ficar positivo em relacao ao outro o motor assumi um sentido de giro, do contrario o motor inverte a rotacao.