Detectando a presença humana

Olá Pessoal,

Estou começando um novo módulo para meu projeto de automação residencial, um sensor de presença humana.
Diferente dos sensores de movimento (PIR), gostaria que fosse detectada a presença humana, mesmo sem movimento (como detectar uma pessoa deitada, por exemplo).
Alguém tem experiência nisso? Estou tentado a usar um sensor térmico da OMRON ( http://www.omron.com/ecb/products/sensor/special/mems/pdf/AN-D6T-01EN_r2.pdf), porém prevejo que vou perder algum tempo criando a biblioteca para o arduino para esse sensor…alguém já trabalhou com ele?

Qualquer ajuda é bem vinda :slight_smile:

Boa Tarde Jalf, estou com a mesma dificuldade sua, você conseguiu avançar na questão da detecção da presença humana sem movimento?
Abraço

Ja pensaram em ultrasom?

Abraços,

Ainda não. Na verdade não consigo pensar em mais nada além de um sensor térmico mesmo.

O problema de ultrason é que ele só vai detectar o movimento. Se alguém parar ou dormir num sofá não saberemos que tem alguém no sofá.

Você pode fazer o sensor PIR se movimentar como uma antena, utilize dois e poderá eliminar ruídos e até mesmo animais. PIR + servo= O PIR é acionado pela diferença de temperatura de um objeto em contraste com o ambiente, assim detecta tanto o objeto que se movimenta ou se está parado.

em tese, na pratica eu não consegui fazer isso.
Comprei um modulo PIR https://www.filipeflop.com/produto/sensor-de-movimento-presenca-pir/ para acionar uma tampa quando alguem esta a frente do aparelho mas se ficar a frente e não se mover ele para de detectar.

A opção de movimenta-lo parece mais interessante, problema é que tem que ser um servo super silencioso senão o ambiente fica incomodo.

bem no caso de alguem estar dormindo em um quarto, se for fechado, usa um detector de Co2. Assumindo que esta detectando pessoas vivas. O nivel de Co2 sobe constantemente.

Estou com o mesmo problema, estou pensando em utilizar dois sensores para detectar se o indivíduo está entrando ou saindo do cômodo, aí da pra determinar a presença humana em ambientes pela diferença do número q entra pelo número q sai m, o problema é se entrar mais de uma passos junta e sair de forma separada. Para banheiro ou quarto acredito q não dê problema.

Já pensou em utilizar câmeras e a biblioteca OpenCv e adapta-la para sua aplicação?
Só que é com raspberry
A visão computacional vc pode identificar objetos, identificar pessoas e ou faces, reconhecer objetos e obter características deles, determinar movimento de objetos, mensurar velocidade de objetos, e por aí vai. E o sistema computacional em questão pode ser uma Single-Board Computer comum, como uma Raspberry Pi, por exemplo
GIFAnimadoProjeto

Hj vi um artigo sobre o veiculo Tesla e sua visão computacional ele tem 8 câmeras que registram 2300 frames por segundo 12 sensores ultrasonicos, e radares que rodam nessa plaquina dedicada se vc ver com cuidado a placa parece ter algum nível de redundância…

Como o skullcrusher777 falou open cv e uma boa, tem uma implementação do haar cassade que e um dos melhores detectores de faces. Assim podendo detectar se ha alguém no quarto. Mas isso somente e bem implementado com varias outras táticas, como o uso de detecção de movimento ou comparacao de um quarto vazio , ou analise de histograma pra quando o algorítimo nao ve a pessoa, caso esteja deitada ou com o rosto coberto