Detectando a presença humana

#1

Olá Pessoal,

Estou começando um novo módulo para meu projeto de automação residencial, um sensor de presença humana.
Diferente dos sensores de movimento (PIR), gostaria que fosse detectada a presença humana, mesmo sem movimento (como detectar uma pessoa deitada, por exemplo).
Alguém tem experiência nisso? Estou tentado a usar um sensor térmico da OMRON ( http://www.omron.com/ecb/products/sensor/special/mems/pdf/AN-D6T-01EN_r2.pdf), porém prevejo que vou perder algum tempo criando a biblioteca para o arduino para esse sensor…alguém já trabalhou com ele?

Qualquer ajuda é bem vinda :slight_smile:

#2

Boa Tarde Jalf, estou com a mesma dificuldade sua, você conseguiu avançar na questão da detecção da presença humana sem movimento?
Abraço

#3

Ja pensaram em ultrasom?

Abraços,

#4

Ainda não. Na verdade não consigo pensar em mais nada além de um sensor térmico mesmo.

#5

O problema de ultrason é que ele só vai detectar o movimento. Se alguém parar ou dormir num sofá não saberemos que tem alguém no sofá.

#6

Você pode fazer o sensor PIR se movimentar como uma antena, utilize dois e poderá eliminar ruídos e até mesmo animais. PIR + servo= O PIR é acionado pela diferença de temperatura de um objeto em contraste com o ambiente, assim detecta tanto o objeto que se movimenta ou se está parado.

#7

em tese, na pratica eu não consegui fazer isso.
Comprei um modulo PIR https://www.filipeflop.com/produto/sensor-de-movimento-presenca-pir/ para acionar uma tampa quando alguem esta a frente do aparelho mas se ficar a frente e não se mover ele para de detectar.

A opção de movimenta-lo parece mais interessante, problema é que tem que ser um servo super silencioso senão o ambiente fica incomodo.

#8

bem no caso de alguem estar dormindo em um quarto, se for fechado, usa um detector de Co2. Assumindo que esta detectando pessoas vivas. O nivel de Co2 sobe constantemente.

#9

Estou com o mesmo problema, estou pensando em utilizar dois sensores para detectar se o indivíduo está entrando ou saindo do cômodo, aí da pra determinar a presença humana em ambientes pela diferença do número q entra pelo número q sai m, o problema é se entrar mais de uma passos junta e sair de forma separada. Para banheiro ou quarto acredito q não dê problema.

#10

Já pensou em utilizar câmeras e a biblioteca OpenCv e adapta-la para sua aplicação?
Só que é com raspberry
A visão computacional vc pode identificar objetos, identificar pessoas e ou faces, reconhecer objetos e obter características deles, determinar movimento de objetos, mensurar velocidade de objetos, e por aí vai. E o sistema computacional em questão pode ser uma Single-Board Computer comum, como uma Raspberry Pi, por exemplo
GIFAnimadoProjeto

#11

Hj vi um artigo sobre o veiculo Tesla e sua visão computacional ele tem 8 câmeras que registram 2300 frames por segundo 12 sensores ultrasonicos, e radares que rodam nessa plaquina dedicada se vc ver com cuidado a placa parece ter algum nível de redundância…

#12

Como o skullcrusher777 falou open cv e uma boa, tem uma implementação do haar cassade que e um dos melhores detectores de faces. Assim podendo detectar se ha alguém no quarto. Mas isso somente e bem implementado com varias outras táticas, como o uso de detecção de movimento ou comparacao de um quarto vazio , ou analise de histograma pra quando o algorítimo nao ve a pessoa, caso esteja deitada ou com o rosto coberto