Fazer uma ratoeira com sensor de presença

Tenho a ideia de fazer uma ratoeira utilizando um sensor de presença numa gaiolinha.
Quando o rato entrar na gaiola e for atrás da isca, o sensor de presença vai captar que o animal está lá e então abre um alçapão abaixo do bicho. Depois de um tempinho o alçapão tem que voltar a ficar fechado para esperar a próxima captura.
A princípio estava pensando em usar o Arduino para fazer esse controle, mas será que existe algum modo mais simples de se fazer isso?
E, caso utilize o Arduino, teriam ideia de qual o modelo mais barato que eu poderia usar, bem como quais os demais acessórios necessários?
Valeu.

Ah sim, eu já vi desses… mas a ideia seria usar um mínimo de controle elétrico/eletrônico, para aplicar o aprendizado.

acho que pode ser feito com o siteminha PIR + rele que nosso amigo estava tentando fazer

Será que daria pra fazer sem usar a placa do Arduino?

o PIR dai sim, us fiz um detector de filhote de gato “bobcat”(pra saber quando a gatinha ja deu luz , fiz um tubo em U com pir no meio, o gatinho entrou e voltou pra o cafofo e registrou que ja tinha filhote), dever ser do tamanho do rato.

Saberia de algum curso/site/livro que explicasse como selecionar e montar estes componentes?