Dúvida com deadstrip em Raspberry - Autorama

Olá pessoal, tudo bem?

Sou novo utilizando o Raspberry, e precisaria de ajuda de vocês se possível.
Estou precisando desenvolver um projeto de leitura de voltas em um autorama utilizando deadstrip.

Pra quem não conhece, deadstrip consiste am fazer uma pequena secção nas pistas, como ilustra a imagem abaixo:

Sei que quando o carro está na região de detecção o circuito fecha, então poderia fazer um circuito tipo pushbutton e ler a entrada, o problema é que quando o carro passa ele está com o motor girando, e o próprio motor produz corrente.

A pergunta é, como eliminar essa interferência (crosstalk) do motor para que não entre uma corrente mais alta do que o canal aceita.

Desde já agradeço.

Ludicon,

A pista tem tensão máxima de 14v.
O que pensei for fazer o seguinte, usar um capacitor eletrolítico 10microF/16V em paralelo para desacoplar o qualquer ruído que venha da pista, depois ligar um resistor junto a um diodo zener de 3.3v, assim terei a certeza que a tensão não passaria disso.

Mas como funcionaria isso na GPIO? Ela consegue identificar qualquer variação de corrente na entrada como RISING por exemplo, ou precisa ser exatamete 3.3v?

Infelizmente não posso, pois a estrutura não permite. Preciso primeiramente tentar o deadstrip, caso não consiga êxito ai tentaria outras maneiras. A ideia do foto emissor é muito mais simples, pois nesse caso poderia usar a ideia de pushbutton mesmo, já que não tem interferência externa.

Ah sim, agora entendi. Pode ser uma opção, o único problema é que, como lá é uma pista grande de autorama, teria que fazer manutenções para sempre manter limpo, para que a poeira não possa interferir na leitura das voltas.

Fiz um circuito aqui usando um octoacoplador EL817 para isolar o circuito, e gostaria da ajuda de vocês. No lugar da chave será o deadstrip. Idenpendente da tensão e corrente que o motor gerar quando passar pelo deadstrip, que creio que deverá ser na casa de 14V o diodo zener retificará para 5V. Como os motores trabalham com correntes mais altas, eles irão apenas fechar o circuito. Ainda poderia colocar um capacitor em paralelo com o motor e um diodo para eliminar a corrente negativa caso apareça. A fonte de alimentação que usarei será de 12V e 1A. O que acham?

Ainda não fiz o teste no ambiente real, só no protoboard, mas está funcionando bem.