Boa tarde!
Estou desenvolvendo um protótipo de elevador de canecas para transportar grãos de mostarda.
Minhas dúvidas são sobre a escolha do motor ideal.
Preciso de um motor com mais de 600 rpm de saída para chegar a 45 rpm no meu tambor, essa conclusão tirei usando a informação de que o eixo do motor teria aprox 6mm e o tambor 80mm de diâmetro alinhamos em axial.
Minhas canecas cheias, terão uma massa de 0,7 kg e estou considerando que a gravidade anulará o peso da caneca e correia, pois enquanto uma sobe a outra desce. Com essas informações conclui que precisarei de um torque de aprox 6 kgf.cm para conseguir levantar essa massa.
Minha dúvida é: Se eu escolher um motor com torque menor, vou conseguir chegar ao torque que preciso no tambor pelo fato do tambor ter o diametro maior que o eixo do motor?
Tipo,se usar um motor com 600 rpm de saída no tambor chegaria 45 rpm … aprox 13 vezes menor, o torque teria a mesma proporção? de 0,5 kgf.cm na saída do motor para 6,5 kgf.cm no tambor?
att,
Amigo algumas obsevações importantes.
A boa pratica de projeto prevê uma folga de no mínimo 30% acima no torque ou seja após vc encontrar o tipo de motor como é de baixa potência ou seja não vai refletir muito no custo coloque a folga referida. O sistema de correias é muito utilizado nos projetos mais antigos hj em dia se usa muito o motor com redutor que alem de aumentar o torque reduz o RPM por exemplo um motor de 600 RPM é um motor com uma maior quantia de polos ou seja 12 polos onde (120*60)/12=600 RPM.
Outro ponto importante eu utilizaria um inversor de frequência do tipo vetorial pois alem de controlar a velocidade vc não perderia o torque…
Segue link de um memorial de cálculo do elevador como exemplo.
https://www.ebah.com.br/content/ABAAAgzAMAI/calculo-capacidade-potencia-elevadores-canecas
Eu tenho uma planilha de cálculo do elevador caso quiser me mande um e-mail que eu te envio
Desculpe-me não reparei que era um protótipo pequeno achei que era uso industrial.
Favor desconsiderar minhas observações…