Dúvidas para instalação de Fita RGB

Bom dia Pessoal

Quero colocar fitas de led RGB na sanca invertida da minha sala, mas estou com algumas dúvidas, se alguém puder ajudar. Ignorem os cortes no teto, lá serão instalados perfis de led, para iluminação de fita de led branca.

Serão 7 rolos de 5 metros que contornarão toda a sala, a fita será colocada na lateral da sanca, do lado de fora, para que a iluminação bata na parece e seja refletida para baixo.

A controladora que irei colocar, possui microfone, para efeitos rítmicos.

Posso ligar mais de uma fita (5m), numa mesma controladora e fonte?

Quero que toda extensão da fita, tenha a mesma intensidade, mas queria saber se é possível manter a mesma intensidade, conectando mais de uma fita na mesma controladora/fonte.

E para assegurar que a fita terá o mesmo efeito, estou pensando em ligar todas na mesma controladora, mas não sei se ela suporta, o modelo que pretendo usar está no final da postagem

Estou em dúvida em 2 modelos de fitas:

[
WS2815 com 144 leds/m > Consumo de energia (W/ m)

11,52 W/m

](https://a.aliexpress.com/_ms9aTMb)
[
Ws2811 endereçável 720 leds/m fcob rgb ic 12v/24v

Potência: 12V-12W/m, 24V-21W/m.

](https://a.aliexpress.com/_mtYy6ET)
[
Controladora:

Gledopto wled controlador de tira led esp8266 esp32 microfone rgb ic UART

Tensão 12-24v Potência 240W

Outra dúvida, qual tipo de fonte vocês recomendam e a amperagem?

Aceito sugestões de outras fitas e controladoras.

Obrigado.](https://a.aliexpress.com/_mP4WTCF)

Olá, o mais importante é verificar a amperagem total que suas fitas vão consumir. Lembre-se de que quanto mais longa a fita, mais queda de tensão vai ocorrer. Isso ocorre porque há mais consumo e também pela distância. Por isso, algumas fontes colmeia têm um ajuste de voltagem para você elevar a saída da fonte e compensar isso.

O que precisa checar em sequência é o seguinte:

Qual o consumo real em amperes? A fonte precisa dar suporte a essa quantidade de amperes com folga de pelo menos 2 a 3 amperes, ou ocorrerão duas coisas: ela vai ficar piscando os LEDs ou vai queimar muito rápido a fonte, ou os dois.

Pode ligar mais de uma fonte junto? Pode, mas não é indicado, elas não vão estar com as ondas senoide sincronizadas e isso pode provocar encurtamento da vida útil, tanto dos LEDs quanto das fontes, dê preferência por uma só da potência que precisa.

Posso ligar em uma mesma controladora todas as fitas? Sim, pode, desde que todas as fitas estejam ligadas como uma só. Se emendá-las em sequência como apenas uma fita, a controladora enviará os comandos para uma fita só, mas é essencial seguir o manual da controladora. Verifique sempre se ela não te exige algo mais.

Sobre intensidade, eu recomendo fazer realimentação das fitas em partes separadas. Por exemplo, você pode puxar mais fios de alimentação e ligar em diferentes partes, criando mais de um ponto de ligação com a fonte, no início, no meio e no fim. Assim, desde que a fonte dê suporte à amperagem total, ao realimentar em outros pontos você está ajudando a fonte a distribuir uniformemente a amperagem, sem que ela sofra muita perda porque teria que passar por todas as LEDs anteriores antes.

Depois de ligada, meça com um multímetro para ver a queda de tensão e, se possível, regule a saída para chegar aos 12V exatos se ela for 12V.

Assim, a intensidade fica correta, mas atenção: justamente por isso a fonte precisa ter folga. Ao aumentar a tensão para compensar, a amperagem vai cair. Se não tiver folga, entra no problema de falta de potência.

Antes de tudo isso, precisa garantir — e isso não é negociável — que a fiação elétrica principal que alimenta isso tudo esteja antes das redes de chuveiro, torneiras quentes e ar-condicionado. Qualquer coisa que tenha resistência, se estiver ligada antes dos LEDs, vai reduzir a vida útil deles a poucos meses. Eles precisam ter uma rede que, preferencialmente, venha do quadro elétrico ligado antes de tudo isso. Esses equipamentos com resistência devem vir depois. Há uma incompatibilidade de ondas harmônicas na rede com esses tipos de dispositivos, na verdade entre eletrônicos e resistências pesadas, o que significa que os eletrônicos ligados após resistências vão ter uma durabilidade super inferior.