É possível usar pinos ID EEPROM (27 e 28) da Raspberry como I/O?

Tenho uma dúvida sobre a utilização de 2 pinos específicos da Raspberry PI b+

Tenho um projeto utilizando uma raspberry B+ que usa 12 pinos da GPIO disponível. Porém agora preciso ampliar esse projeto e seriam necessários pelo menos 27 pinos de GPIO. Sei que temos disponíveis os pinos 27 e 28 que são reservadas para ID EEPROM.

É possivel utilizar esses dois pinos também como um GPIO normal? Não queria ter que usar um expansor de entradas, pois preciso apenas de mais 1 pino.

Agradeço se puderem me ajudar

Esses 2 pinos não tem como usar para GPIO pelo que sei, mas se estiver usando a Raspbarry pi 3 B, ela possui 27 GPIO disponiveis.

1 curtida

Bom dia amigo, você já usou esses 27 pinos como IO desse modelo de Raspberry. Eu precisavs ter certeza antes de comprar, pois a implementação do meu projeto depende desse número de pinos disponíveis. Tens algum link ou documentação com essa referência?

Obrigado por responder Marciel

Nao cheguei a usar as 27 portas, mas veja a imagem que peguei la da felipeflop, vai encontrar 27GPIO, não faria sentido estar identificado como GPIO e não poder ser utilizada como tal.

OBS. pela imagem não tem a GPIO01, só da 02 ate a 27, logo só tem 26 GPIO.

Precisava pesquisar em site oficial da raspbarry pra ter certeza.

veja isto tmb:

http://blog.fazedores.com/raspberry-pi-b-introducao-porta-gpio/

Obrigado por responder Marciel. Já entrei em contato com alguns sites oficiais pra questionar, mas não retornaram ainda. O GPIO 0 e GPIO 1 (pinos 27 e 28) são justamente esses dois pinos que estão em amarelo na tua imagem, diz que são usados para escrever e ler na EEPROM e para implementar o protocolo I²C. Se puder usar esses também como IO resolveria meu problema. Vou seguir pesquisando pra ver se encontro algo a respeito.

Obrigado

Uma opção é vc utilizar este dispositivo expansor de GPIO que é de baixo custo e funciona tranquilamente na raspberry . Tem no mercado livre para vender é bem barato é possivel expandir muito as portas da raspberry.