Arcade/Fliperama pelas portas GPio

Olá Pessoal, uma duvida que ronda toda internet e irá ajudar os amantes de fliperama (eu mesmo tenho 3 bartop), como fazer a conexão direta de duplo player direto na porta gpio do raspeberry? o básico seria para o player 1 e o 2 isso evitaria a compra adicional de placas zero delay …

1 botão crédito 1 botão start 1 botão sair 6 botões de ação ! Alguém pode ajudar tenho certeza que será muito benéfico a toda comunidade e a net em geral !

@kleberton Não entendi exatamente o problema, pois não me parece que o descreveu direito.

Pelo que eu deduzi, o número de GPIO’s não está sendo suficiente para a quantidade necessária que você está precisando, ou seja, uns 18 a 24 botões, se é isso, basicamente o que você precisa é de um expansor de portas.

Geralmente eu uso o MCP23017, que é um expansor 16-bit bidirecional i2c.

Você pode, inclusive fazer um chaining de 8 destes podendo chegar a mais 128 pinos I/O usando apenas 2 para a conexão i2c.

Boa tarde sksdutra !!!

Preciso de 17 portas pois são seis botões de ação de cada lado totalizando 12 são 1 start de cada player totalizando 14 mais 2 coin (crédito) 16 mais um sair ou seja total de 17 portas para fazer os botoes do arcade/fliperama ouvi falar que o raspy da conta disso sim … mas… como fazer essas conexões ???ultilizarei o multijogos retropie…

Obrigado pela ajuda !

@klebeton Primeiramente você precisa adquirir um expansor de portas que atenda às suas necessidades (caso os GPIO realmente não sejam suficientes para todos os botões que deseja usar), após isso, é programação pura e simples: Tutorial SPI e I2C no Raspberry Pi.

Sobre casos específicos eu não tenho como ajudar, pois não tenho um RPi disponível para emulação, nem sei como é seu projeto, se está usando um device driver para joystick e etc. Só tendo mais detalhes e adquirindo hardware pra ajudar, mas no momento, não tenho como fazer isso, só posso ajudar com teoria.