ESP01 não funciona em USB CH340

Oi, primeira vez aqui no fórum, tudo bem?

Recentemente, eu ganhei um kit base com um Arduino UNO e um ESP01. Pesquisei um pouco mais sobre a tal placa na net e descobri que para programa-la era recomendado um USB CH340, pois era uma maneira mais simples de fazer a comunicação; ao invés de construir um circuito só para o ESP01, não é a toa a maioria dos tutoriais recomendam-o. Soldei um simples botão push para juntar as conexões GPI0 e GND, mas a IDE com o LittleFS não consegue encontrar os packages (pacotes) e sempre dá problema de timed out. O estranho é que se eu adapto a plaquinha numa breadboard com a tensão elétrica correta, ela funciona normalmente, mas quando é colocada no adaptador USB, nenhuma das luzes se acendem (azul e vermelho); mesmo se o aparelho não está em modo de escrita (ou write). O Gerenciador de Dispositivos do Windows e a IDE do Arduino reconhecem a porta Serial COM normalmente, o que me deixou confuso nesse sentido. Comprei um novo adaptador USB e acabei de realizar novamente a solda, porém continua não funcionando.

E sim, já reinstalei o driver do CH340 umas 2 vezes e nada mudou.

Alguma forma de fazer o adaptador ligar os leds e reconhecer no Windows?

Fiz um vídeo para visualizar melhor a situação.

ESP01 problema