Preciso de ajuda com esse projeto, poderiam me ajudar por favor?
Quero utilizar um ESP8266 para ligar e desligar um relé pela internet através de WebSocket.
Do lado esquerdo da protoboard está com 3V para alimentar o ESP8266 e o lado direito 5V para alimentar o relé.
Entre os dois utilizo um Conversor de Nível Lógico bidirecional para comunicação entre os dois.
No ESP8266 utilizo o GPIO2 para controlar o relé.
A parte do WebSocket está funcionando legal, o problema é que não estou conseguindo acionar o relé.
Quando ligo a fonte da protoboard a lâmpada conectada ao relé dá um flash (acende e logo apaga rapidamente), como se tivesse dando uma sobrecarga ao ligar a fonte.
Alguém teria alguma ideia do motivo pelo qual não consigo acionar o relé?
Veja as especificações da fonte, ela não tem uma etiqueta ?
Pode ser também que esteja dando queda de tensão ou ruído na alimentação e interferindo com o controlador.
Tem certeza desse valor ?
Ruído é o nome dado à “sujeira” induzida na tensão/corrente de alimentação por dispositivos indutivos como relês e motores escovados…
Pra ser bem sincero não tenho certeza…
Poderia me instruir como devo medir os amperes por favor?
Coloquei a ponteira vermelha do multímetro no 10A e a preta no COM, porém não tenho certeza de onde devo fazer a medição.
Esse é o caminho mais curto para torrar seus circuitos eletrônicos ou causar um incêncio e/ou ser eletrocutado se estiver trabalhando com a rede elétrica…
Em um outro tópico eu já passei diversso links sobre isso, se der uma buscada nas minhas mensagens encontrará facilmente.
Comece buscando pelos excelentes (e antigos) artigos do Prof. Newton C. Braga, estão disponíveis gratuitamente… Eu aprendi com eles na metade da década de 70…
Não, esse valor de corrente é absurdamente pequeno. se forem 0,04A são 40 mA (mili-Ampéres).
De qualquer modo, medir apenas a corrente que a fonte está fornecendo não tem função nenhuma a não ser saber se o consumo do circuito está dentro da normalidade.
Teste com outra fonte, é mais simples… E poste uma foto da etiqueta da sua fonte atual.
Os pinos do ESP tem variação de estado durante o boot, alguns ficam HIGH por algum espaço de tempo ou oscilando e não adianta você colocar no seu programa pra fiar LOW no setup porque isso acontece no boot (antes de carregar o seu programa).
Na ESP8266 sempre ligue relê nos pinos D1 ou D2 que sempre ficam em estado LOW durante o boot.
Eu estou fazendo um projeto parecido, e passei por esse problema ao utilizar o o ESP-01, só consegui resolver trocando mesmo pelo ESP-12E, que possui mais IOS sem este problema do FLASH. E também pois no meu projeto eu preciso de um Input do interruptor.
No seu caso eu recomendaria tentar alimentar o ESP e o Relê com fontes separadas para isolar falhas. (no meu eu utilizo a mesma fonte, que tem 1A, mais um regulador AMS1777 com capacitores para transformar o 5v em 3.3v com menos ruido).
Outro detalhe que eu tive problemas foi o sinal indo direto do pino IO do ESP para o acionar o modulo relê, mesmo ele tendo um transistor embutido, as vezes ficava meio intermitente o acionamento, resolvi isso colocando um transistor S5080 (ou um 2n2222).
Recomendo também considerar trocar o ESP-01pelo ESP-12E que é bem mais versátil e, comprando no Brasil, tem o preço até mais em conta que o ESP-01 por incrivel que pareça. (paguei R$17 no ESP-12E na ultima compra).
Após muita pesquisa na internet, consegui acionar o módulo rele através de um transistor BC337 para ampliar o sinal de 3v para 5v.
No GND do transistor utilizei um resistor de 10k.
Segue fotos.