Fertilizante aquático caseiro

Pessoal andei pesquisando um pouco e não ache nenhum conteúdo que fosse satisfatório em relação ao tema, estou planejando digamos que criar uma horta para plantas aquáticas, mas tenho dúvidas quanto a alimentação delas, pois quero desenvolver algo mais barato e mais eficaz, pode ser sólido, líquido ou gasoso, sei que existe algumas soluções mas não achei nada completo.

*Solução de NPK dissolvido em água - É uma boa, mas desequilibra o ambiente pois preciso por alguma fauna pra evitar proliferação de mosquitos;

*Mistura de material orgânico;

*Injeção de CO2 produzido artesanalmente;

As 3 soluções são ótimas, em conjunto então… Sei que para uma bela produção são necessárias superdosagens mas preciso da fauna em conjunto, algo que seria impossível num ambiente com superdosagens, alguém tem alguma solução? Ou alguma ideia?

P.S.: Por conta do perfil da comunidade sei que não vou adquirir tantas respostas quanto preciso, mas toda informação acrescentada será de bom tamanho, grato desde já.

Amigo, posso dar uma sugestão? Pergunte à EMBRAPA, eles possuem feedback total, e vc ainda vai conseguir uma assessoria profissional, a custo quase zero

É uma bela ideia Augusto, irei buscar alguma orientação por lá, mas creio que a EMBRAPA não lida com esse perfil ornamental, lida?

Oi Arthur, vc já pensou em alguma solução de compostagem doméstica?

Eu estou fazendo parte do programa de compostagem doméstica da prefeitura de SP, onde fomos contemplados com uma composteira portátil, ela produz composto líquido e sólido (ambos ricos em nutrientes e NPK) a partir de matéria orgânica. Para o seu caso acredito que o líquido numa solução de 1/10 sirva para alimentar as plantas, leva aproximadamente 2 meses para a produção de composto começar e ela se sustenta por vários anos tendo um manejo contínuo.
Além disso você vai conseguir dar um destino mais eficiente para os resíduos orgânicos da sua casa.

No site http://www.moradadafloresta.org.br/ eles ensinam passo a passo como montar a sua, ou até vendem ela pronta.
Lá você também consegue informações sobre o manejo e possivelmente sobre aplicação em hidroponia, entrando em contato com o pessoal de lá, é bem provável que eles possam te ajudar com o seu projeto.
Também tenho interesse nessa área, se puder em contar depois a solução que vc encontrou agradeço bastante.

Boa sorte no plantio!

1 curtida

Olá, já tive aquário plantado, na época utilizava húmus e laterita só que eu tinha que ferver tudo por causa dos peixes, acredito que se for só plantas não haverá problemas de por direto. O CO² tu pode ter de forma quimica usando bicabornato + vinagre ou organica colocando açucar + fermento biológico de pão, eu usava dentro de uma garrafa de agua de 5l com uma torneira para controlar a liberação de CO², ai é só colocar um cano com um difusor dentro do aquário ou tanque, eu usava uma pedra porosa extra fina que você acha em lojas de aquarismo, se a sua plantação for dentro de casa ou local com pouca iluminação pode ser necessário a complementação da iluminação, eu recomendo comprar leds do tipo grow light a resposta de crescimento é muito boa. Boa sorte!

1 curtida