Filamento ABS - Diferenças entre fabricantes

Boa tarde,

Sempre adquiri o filamento original da minha impressora (Up 3D Plus 2) e, recentemente, adquiri filamento de outra marca (3DFila). Reparei que o filamento não-original adere muito mais, deixando difícil destacar as peças.

É assim mesmo ou há alguma dica de configuração da impressora para ela se adaptar as especificações do novo filamento?

Obrigado!

Rogério

Provavelmente existem diferenças técnicas entre o mesmo material de diferentes fabricantes. Achei este artigo em que um fabricante destaca as propriedades de seus produtos. Qual a propriedade impacta essa aderência à mesa, não sei, creio que possa ser a resistência à tração, realmente não sei, só alguém mais conhecedor da área para responder com propriedade.

Busquei as especificações do filamento e o mesmo apresenta de 210 a 225 C de temperatura para processamento e 110 a 120C para o aquecimento da mesa. A software da impressora aquece o extrusor até 250-270 C, vou ver se é isso (o que é provável).

Obrigado pelo artigo!

É fácil pensar que filamentos de um mesmo tipo de material (ABS, PLA, etc) terão propriedades muito próximas, mas infelizmente isso não ocorre. Há muita variação na qualidade de um filamento para outro, e por isso que FabLabs e Makerspaces costumam usar sempre os mesmos filamentos, de um mesmo fabricante.

Cores diferentes de um mesmo fabricante podem apresentar variações, e por isso o melhor que você pode fazer é sempre testar um filamento novo com diferentes temperaturas e documentar. Tem um protocolo que inventaram para fazer isso, você pode ler sobre ele aqui.

O resumo é basicamente usar sempre a mesma impressora, nas mesmas condições externas (temperatura ambiente, umidade) e com as mesmas condições de impressão (mesmo extrusor, mesmos parâmetros de velocidade, programas de slicing, routing, etc), variando apenas a temperatura de extrusão e temperatura da mesa, e imprimindo um objeto suficientemente complexo, como a peça de xadrez que eles criaram especialmente para isso:

Depois de alguns testes, você deve ser capaz de encontrar as melhores temperaturas para cada filamento, e também será capaz de comparar quais são os melhores filamentos.

1 curtida