Filamento retorcendo na entrada do tubo bowden

Saudações pessoal, preciso de uma ajuda. Tenho uma Ender 3 V2, e fiz a substituição da extrusora de plástico pela de metal. Após isso, fiz algumas impressões longas, sem problemas. Mas essa semana me deparei com um problema. No meio das impressões, o fluxo de filamento no bico é interrompido. Inicialmente, achei se tratar de um entupimento. Limpei o bico, e tive o mesmo problema no meio de outra impressão. Ao tentar investigar melhor, me deparei com um monte de filamento retorcido logo antes da entrada do tubo bowden. Segue a foto:

A impressão que eu tenho, é que está sendo empurrado mais do que o hot end precisa. Porém, no começo da impressão, tudo sai certinho, inclusive a quantidade de filamento.

O cooler que esfria o “pescoço” do hotend está funcionando bem ?

Bingo! Realmente, chequei agora, e o cooler não está funcionando bem, as vezes liga, as vezes não. Provavelmente algum mal contato. Vou abrir para checar. Muito obrigado pela ajuda!

Tamo aqui pra isso !

Que bom que conseguiu resolver. Tive um problema parecido, mas não era o cooler. Havia um pequeno espaço entre o final da rosca do conector do tubo ptfe e entrada no extrusor, quando pesava a extrusão (função passar ferro habilitada) o filamento dobrava en zigzag nesse espaço. Soluçao, fiz um pequeno tubo com furo de 2mm para preencher esse espaço e evitar a dobra do filamento.

Também achei que poderia ser esse problema Clezio. Estava usando a extrusora de metal, e ela realmente tem uma folga na entrada do terminal Bowden. Mas realizei a troca pra original de plástico, e mesmo assim o problema persistiu, nem havia notado o cooler sem girar.

Ainda estou tentando resolver o problema, mas parece que outros estão surgindo no caminho hahaha. A ventoinha do pescoço do hot end deveria girar a todo momento, durante a impressão, certo? Outra coisa que estou cogitando, e se ela desligada por um tempo, pode ter danificado de alguma forma o hotend. Já troquei o bico, limpei o hot end, resolvi o problema da ventoinha (aparentemente ela estava sendo bloqueada pela pressão do monte de fio dentro da cabeça de impressão) e ainda assim estou tendo problemas. Impressão com baixa qualidade, e o filamento simplesmente para de fluir no meio da impressão. Já chequei o motor de extrusão e a extrusora, e parece tudo ok. Estou pensando em substituir o hot end. O estranho é que a temperatura exibida no lcd, que seria captada pelo termistor, está correta. Não sei mais o que fazer :man_facepalming:t3:

Já tive problemas com filamento de má qualidade. Se seu hotend for do tipo convencional (com o liner plástico por dentro), substitua o liner.
Se o hotend for do tipo all-metal, precisa verificar se a superficie interna não está danificada ou com material aderido.
A ventoinha do hotend tem que funcionar o tempo todo, e pelo nas minhas impressoras (Sethi3D) ela trabalha “sugando” o ar ao redor do hotend, e não soprando diretamente.

Me desculpe a ignorância, mas o que seria esse “liner” do hot end? Encontro para comprar? Não encontrei nada com esse nome.
Acredito que a direção da ventoinha esteja certa, já que não mudei as ligações nem nada. Mas vou conferir, nunca se sabe esses chineses.

É um tubo de PTFE (Teflon) que vai montado dentro do hotend, na área aletada. Precisa ser substituido periodicamente:

Troquei o liner de uma das minhas impressoras sexta-feira… não tive idéia de filmar o processo e botar no Youtoba…