Filamento retorcendo na entrada do tubo bowden

Saudações pessoal, preciso de uma ajuda. Tenho uma Ender 3 V2, e fiz a substituição da extrusora de plástico pela de metal. Após isso, fiz algumas impressões longas, sem problemas. Mas essa semana me deparei com um problema. No meio das impressões, o fluxo de filamento no bico é interrompido. Inicialmente, achei se tratar de um entupimento. Limpei o bico, e tive o mesmo problema no meio de outra impressão. Ao tentar investigar melhor, me deparei com um monte de filamento retorcido logo antes da entrada do tubo bowden. Segue a foto:

A impressão que eu tenho, é que está sendo empurrado mais do que o hot end precisa. Porém, no começo da impressão, tudo sai certinho, inclusive a quantidade de filamento.

Bingo! Realmente, chequei agora, e o cooler não está funcionando bem, as vezes liga, as vezes não. Provavelmente algum mal contato. Vou abrir para checar. Muito obrigado pela ajuda!

Que bom que conseguiu resolver. Tive um problema parecido, mas não era o cooler. Havia um pequeno espaço entre o final da rosca do conector do tubo ptfe e entrada no extrusor, quando pesava a extrusão (função passar ferro habilitada) o filamento dobrava en zigzag nesse espaço. Soluçao, fiz um pequeno tubo com furo de 2mm para preencher esse espaço e evitar a dobra do filamento.

Também achei que poderia ser esse problema Clezio. Estava usando a extrusora de metal, e ela realmente tem uma folga na entrada do terminal Bowden. Mas realizei a troca pra original de plástico, e mesmo assim o problema persistiu, nem havia notado o cooler sem girar.

Ainda estou tentando resolver o problema, mas parece que outros estão surgindo no caminho hahaha. A ventoinha do pescoço do hot end deveria girar a todo momento, durante a impressão, certo? Outra coisa que estou cogitando, e se ela desligada por um tempo, pode ter danificado de alguma forma o hotend. Já troquei o bico, limpei o hot end, resolvi o problema da ventoinha (aparentemente ela estava sendo bloqueada pela pressão do monte de fio dentro da cabeça de impressão) e ainda assim estou tendo problemas. Impressão com baixa qualidade, e o filamento simplesmente para de fluir no meio da impressão. Já chequei o motor de extrusão e a extrusora, e parece tudo ok. Estou pensando em substituir o hot end. O estranho é que a temperatura exibida no lcd, que seria captada pelo termistor, está correta. Não sei mais o que fazer :man_facepalming:t3:

Me desculpe a ignorância, mas o que seria esse “liner” do hot end? Encontro para comprar? Não encontrei nada com esse nome.
Acredito que a direção da ventoinha esteja certa, já que não mudei as ligações nem nada. Mas vou conferir, nunca se sabe esses chineses.