Entupimento de Bico

Bom dia pessoal! sou novo por aqui, prazer!

Minha Ender3 vinha imprimindo normalmente, depois de um tempo de impressão em petg eu voltei para pla, aí começaram os entupimentos. Desmontei o hotend, limpei tudo certinho, montei novamente, troquei o tubo ptfe e limpei a engrenagem da extrussora… consegui imprimir uma torre de temperatura que deu para verificar que temperatura aparentemente não é o problema.

Consegui imprimir um Benchy, estava indo super bem, só parei a impressão porque descolou da mesa.

Os entupimentos estão ocorrendo quando eu tento imprimir umas caixinhas, já tentei arquivos diferentes, já troquei o filamento e sempre entope.



Me parece que a maior parte da vezes entope na mudança de direção, poderia ser problema de retração? No meu cura está configurado 5mm de distância e 45mm/s de retraction speed.

Quando entope o filamento fica dessa forma:

Alguém já teve esse problema?

Oi Bruno,

Cara estou com o mesmo problema, conseguiu achar uma solução?

Estou achando que é algo relacionado a retração, estou testando isso agora, se não for vou desmontar a extrusora e trocar por um kit de metal.

Valeu!

Consegui resolver aqui parceiro!

Era a “engrenagem” que faz a tração do filamento, aquela dourada, estava meio desgastada. Troquei e foi sucesso.

1 curtida