Fonte DC 12V 1,5A para Aquecer Filamento de Arame

Olá a Todos!!

Fonte DC 12V 1,5A
Entrada 100—240V ~ 50-60Hz 0,5A Max
Saída 12V == 1,5A (-)—(o—(+)

Gostaria de saber se posso usar essa fonte para fechar um curto rápido, ligando seus polos nas extremidades de um arame galvanizado de 0,45mm de espessura e uns 0,50m de comprimento para esquentá-lo por apenas um ou dois segundos.

Minha dúvida é se essa amperagem será suficiente para dar uma aquecida rápida no arame e/ou se essa a fonte aguentará o fechamento de curto por poucos segundos.

A finalidade é esquentar o arame para incrustá-lo numa placa de cera de apicultura que derrete na linha de contato com o arame e, assim, é soldada a ele.

Esse processo costuma ser feito com bateria de carro, em que o curto é de um segundo ou menos, o suficiente para o arame aquecer.

Se a fonte tiver alguma proteção ela vai atuar. Você teria que calcular um resistor para ficar em série com o arame e limitar a corrente para não danificar a fonte.
Para uma fonte 12V um resistor de 10 ohms é suficiente.
Outra alternativa é usar filamento próprio para resistência de forma que a resistência total seja próxima desses 10 ohms, resistência velha de chuveiro deve servir.

1 curtida

Com essa fonte acho que seu filamento não vai aquecer praticamente nada. Vc vai começar a ter algum resultado a partir de 5A.
Se tiver bateria velha de carro pode servir também

1 curtida

Obrigado pelas respostas!
Encontrei uma fonte antiga de 12V e amperagem maior. O aparelho não tem a indicação da amperagem. Mas por ter terminais com garras (não plug), acredito que era utilizada para recarregar baterias de carro.
A utilizei em meu objetivo e foi perfeito.
4 a 5 segundos de curto foram suficientes para executar a operação.
Abraço para todos!!