Frequência de corte

Oi pessoal,

Se eu tenho um sinal de 1Khz e corto 250hz, essa frequência que foi cortada (250hz) é que chamo de frequência de corte?

Sempre quando vejo o termo “Frequência de corte” no filtro passa baixas, fico com um pouco de dificuldade de entender qual seria essa frequência cortada. O exemplo que eu dei acima está correto, podemos entender dessa forma? Gostaria que alguém pudesse me explicar de uma forma mais simplificada. Obrigado

De (250hz) para baixo começa a atenuar (cortar).

Hmmmm antes do diluvio, falando em filtros, aprendi que frequência de corte era a faixa dentro da qual o sinal mantinha pelo menos -3dB de atenuação, alem da frequencia de corte a atenuação era maior que -3 dB, dependendo da qualidade do filtro.

1 curtida

@Albertowl exatamente como o @Celio_Santos disse.

A frequencia de corte representa a frequencia na qual a partir dela ou antes dela o “corte” será realizado, ou seja uma atenuação maior do que 3 dB.

Se o filtro é passa-baixa, o nome já diz, só passa os sinais cujas frequências estejam abaixo da frequência de corte. No seu caso do filtro passa-baixa em 250Hz (fc) a frequência de 1kHz vai sofrer uma atenuação em sua amplitude e no caso seria em 3dB por década. (em escala logarítmica)

Abraços.

:+1: :clap: :clap: :clap:

Obrigado Ludicom, ajudou bastante com o link. Desculpa a demora pra responder, só agora tive tempo de ver os meus emails. Abraço! :smiley:

Obrigado pela resposta Anilson! :smiley:

Obrigado pela resposta, pessoal! ajudou bastante :smiley:

Oi, Wagner! Obrigado pelo esclarecimento. Desculpa a demora para responder. Só agora tive tempo de ver meus emails para responder o pessoal. Valeu!!

De nada, que bom que ajudou.

Abraços.